Explique o que é marketing pessoal

Você provavelmente já ouviu falar que as pessoas precisam saber “se vender”, certo? Talvez você não saiba o que isso significa, mas já te antecipamos que esse assunto tem tudo a ver com o tema que iremos tratar hoje.

O marketing, geralmente, é conhecido como apenas um setor dentro das empresas, ou como algo muito distante da rotina das pessoas, mas sabia que você pode utilizá-lo no seu dia a dia, para o seu benefício individual? 

O marketing pessoal é justamente sobre isso! Então, se você quer saber mais sobre o que é  marketing pessoal e como fazer o seu, continue lendo este artigo. 

O que é marketing pessoal? 

O marketing pessoal tem o objetivo de fazer com que uma pessoa se torne mais conhecida no seu ramo de atuação e ganhe mais autoridade, para ser vista como especialista e referência na sua área. 

Portanto, o marketing pessoal te ajuda a ser mais conhecido pelas pessoas e a se tornar o primeiro nome que vem em mente quando alguém pensa em uma pessoa que trabalhe em determinada área. 

Por exemplo, o serralheiro com o melhor marketing pessoal vai ser o mais conhecido pelas pessoas. Dessa forma, quando alguém pedir a indicação de um serralheiro esse vai ser o primeiro nome que irão pensar e, consequentemente, indicar. 

Mas a promoção pessoal possui outros benefícios que iremos falar abaixo. 

Qual a importância do marketing pessoal? 

O mercado de trabalho está cada vez mais concorrido e destacar-se virou um desafio crescente, além disso, o número de profissionais autônomos está crescendo. Esses dois cenários parecem não se relacionar, mas para os dois casos um bom desenvolvimento da marca pessoal pode ser a melhor alternativa para alavancar a carreira e ter mais oportunidades de trabalho. 

O marketing pessoal possui diversas vantagens, a principal é o aumento da visibilidade no mercado de trabalho. E, com isso, vários outros benefícios vão surgindo, como uma maior possibilidade de divulgação do seu trabalho, ganho de autoridade no ramo, aumento de oportunidades profissionais e, caso você trabalhe como autônomo, aumento de clientes interessados em contratar os seus serviços ou produtos. 

Mas agora vamos ao passo a passo para fazer o seu marketing pessoal.  

Como fazer marketing pessoal? 

1. Saiba o seu diferencial 

O primeiro passo para promover a sua imagem individual é saber quais são os seus diferenciais. Você deve se perguntar o que te torna diferente dos demais profissionais. O que você tem a oferecer que ainda não está sendo oferecido no mercado? Se você ainda não tem uma resposta para essa pergunta, é o momento de descobrir. 

Ter um diferencial não é indispensável, você pode trabalhar a sua marca pessoal sem ter um, mas ele pode te ajudar, e muito, a se destacar dos demais profissionais da sua área. 

2. Tenha autoconhecimento

O autoconhecimento vai te ajudar a encontrar a resposta para a pergunta anterior, pois sabendo quem você é e o que tem a oferecer, ficará mais fácil se posicionar no mercado de trabalho e se destacar. 

Sabendo disso, faça uma reflexão sobre você e encontre não só os seus diferenciais, mas também as suas características que te tornam um profissional único. 

3. Esteja presente nas redes sociais

Hoje em dia é impossível falar sobre marketing pessoal sem pensar em redes sociais, pois elas são os principais meios para promoção de imagem. Os influenciadores digitais, por exemplo, usam as redes sociais como a principal fonte de renda e comunicação com o público. 

Então, se você quer se destacar no mercado e promover sua marca pessoal, tenha uma presença nas redes sociais.

4. Produza conteúdos relevantes

Apenas estar nas redes sociais não basta, porque se você não produzir nenhum tipo de conteúdo não ganhará seguidores, visualizações e, consequentemente, não ficará conhecido. 

Portanto, para que a sua presença nas redes sociais te ajude a se autopromover, é preciso criar conteúdos relevantes, que estejam de acordo com a imagem que você quer construir sobre a sua personalidade digital. Certifique-se que os seus diferenciais e características individuais apareçam nos conteúdos produzidos para que eles ajudem a construir a imagem que você deseja. 

Por exemplo, uma pessoa que trabalha como cozinheira pode criar conteúdos sobre dicas culinárias no instagram. Mas para se destacar de outros profissionais que também dão dicas, ela pode encontrar algo que ainda é pouco comentado e falar mais sobre esse assunto. 

5. Tenha uma comunicação clara e assertiva 

Para que as comunicações que você cria tenham um efeito positivo é preciso se comunicar de forma clara e assertiva, para que não existam interpretações que possam prejudicar a sua imagem. 

Então, pense em dizer o máximo que puder com a menor quantidade de palavras possíveis e sempre tomando cuidado na forma de abordar cada assunto, sempre pesquise bastante antes de falar. 

6. Faça networking 

O networking nada mais é do que criar uma rede de contatos. Ela pode te ajudar muito na hora de se tornar mais conhecido no seu ramo. 

Você pode ampliar sua rede de contatos participando de eventos, fazendo cursos, indo a workshops ou, até mesmo, se conectando com pessoas da sua área virtualmente, nas redes sociais. O mais importante aqui é criar um relacionamento com outros profissionais. 

Esperamos que você tenha entendido o que é marketing pessoal e qual é a sua importância. Coloque as nossas dicas em prática e boa sorte 💙

Se quiser receber mais dicas sobre o mercado de trabalho, carreira, processos seletivos e mais, nos siga no instagram @gupy.empregos

Explique o que é marketing pessoal

Marketing pessoal nada mais é do que a forma como você promove sua própria imagem

 

O marketing pessoal é a forma como você promove sua própria imagem. É o famoso “vender o peixe”. Trata-se de uma ferramenta fundamental para qualquer profissional, pois está relacionada diretamente a sua reputação, ou seja, como você é visto e avaliado pelas outras pessoas.

Muitos itens podem compor a imagem que as pessoas têm de você e formar o seu marketing pessoal. Modo de se vestir, comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns deles.

O modo que os outros irão enxergar você depende do que você faz com essas características. Se o seu modo de se vestir está adequado à cultura da empresa, se o seu comportamento é respeitoso com todos, se suas atitudes correspondem aos seus discursos, se o vocabulário não é ofensivo e se seus valores e objetivos não contradizem o que a empresa busca. Viu como todo detalhe conta? Por isso que é importante investir em seu marketing pessoal.

Continue lendo para entender como investir nessa ferramenta!

Dicas para fazer um bom marketing pessoal

Desenvolver o marketing pessoal é uma construção diária. Para ajudar nessa tarefa, eu selecionei alguns dos principais itens que você deve se atentar. Confira dicas preciosas e saiba como investir em seu marketing pessoal:

Autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma maneira eficiente de se auto desenvolver. Quem ganha no final é você mesmo, quem trabalha a sua volta, a empresa e sua vida pessoal. Liste quais são seus pontos fortes e fracos e identifique quais foram seus pensamentos e atitudes em relação a cada um deles. Faça isso não somente com as suas capacidades técnicas, mas com situações que envolvam inteligência emocional. Depois, reflita sobre qual seria o modo mais adequado de lidar com os problemas e de desenvolver ainda mais suas habilidades mais fortes.

Esse é o momento de identificar se está sendo um profissional que não se esforça o suficiente para aprender novas tendências, que só faz o básico e que não vai além do que é solicitado nunca. Ainda é possível encontrar características sérias, tais como a falta de respeito, falta de comprometimento e a arrogância. Se, mesmo que só por um momento, julgar que foi desse modo com alguém ou com a empresa é o momento de rever seus conceitos. Comportamentos como esses podem prejudicar sua carreira, relações interpessoais e vida pessoal.

Caso tenha dificuldades, converse com o seu gestor, líder e colegas de trabalho. A autoavaliação e a humildade para ouvir os outros são essenciais para compreender o que faz de você um profissional bom e o que poderia o empoderar ainda mais.

Cuidados com a aparência

Seja no trabalho ou fora dele, manter a aparência adequada ao contexto em que está é fundamental. Este é um dos itens mais importantes na hora de fazer seu marketing pessoal, pois suas vestimentas demonstram a imagem que você deseja passar para os outros. Se a empresa exigir que você vista social, você deve seguir as regras. Assim como se ela permitir que você se vista estilo esporte fino.

Esteja em constante desenvolvimento

Mesmo que você seja um excelente profissional, é sempre importante não cair na zona de conforto. Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado: utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novas sabedorias, seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação. Lembre-se de que o conhecimento nunca é demais e que você sempre pode melhorar!

Desenvolva habilidades e aprimore suas competências

Outro fator importante para o marketing pessoal está relacionado ao desenvolvimento de talentos, capacidades e habilidades que levem ao crescimento contínuo. Avalie seus pontos fortes, identifique aqueles que podem ser potencializados e também os que precisam de melhoria.

Invista em coaching

Os dois itens que falei acima são essenciais e podem ser aprimorados com o método coaching. Se você já for um líder, é interessante investir na formação de “Leader Coach Training – LCT”, que é ágil e muito efetiva para a capacitação de líderes de alta performance. Você também pode estar em busca do “Professional & Self Coaching – PSC”, um curso denso que investigue sua personalidade e busque desenvolver você ao máximo para conseguir uma transformação pessoal e profissional.

Observe sua postura

Ter empatia também faz parte de uma estratégia de marketing pessoal. Tenha certeza de que está olhando nos olhos e fazendo uma escuta ativa da pessoa que está falando com você, ou seja, pare o que está fazendo e ouça com atenção. Pequenos gestos como esses demonstram dedicação e respeito pelo próximo.

Seja um profissional agradável

Para garantir um bom marketing pessoal, você precisa aprender a atrair e cativar seus colegas de trabalho, superiores e, principalmente, seus clientes. Para isso, demonstre simpatia, empatia e acolhimento. Seja uma pessoa com que os outros gostariam de conviver.

Seja solícito e esteja disposto a aprender

A humildade é uma característica valiosa para qualquer profissional. A capacidade de ouvir, de aprender com os outros e de se dispor a ajudar são atitudes essenciais para ser visto com bons olhos na empresa onde você atua e no mercado como um todo.

A felicidade é imprescindível para o bom desempenho profissional!
Clique aqui, faça nosso “TESTE” e descubra como anda sua felicidade!

Aceite desafios e assuma riscos

Esta é uma atitude importantíssima para potencializar ainda mais seu marketing pessoal: não se contente com a rotina diária de trabalho e se proponha a ir cada vez mais além, aceitando novos desafios e assumindo todos os riscos e as responsabilidades que eles trazem. Exerça sua criatividade e proatividade!

Busque por soluções novas para processos antigos, identifique possíveis focos de problema, aproveite oportunidades para estudar mais e entregar um trabalho melhor e reflita sobre maneiras diferentes de obter bons resultados. Comportamentos como esses demonstram que você é um profissional dedicado e disposto a dar o máximo de si todos os dias.

Seja a melhor versão de si mesmo

Não importa quais sejam seus pontos para otimização, busque sempre ser a melhor versão possível de si mesmo. Analise seu investimento em marketing pessoal como uma maneira de se destacar e de evoluir profissionalmente e pessoalmente.

E você, que outras dicas considera importantes na hora de fazer um bom marketing pessoal? Contribua deixando com o seu comentário!

Copyright: 406889893  – https://www.shutterstock.com/pt/g/antonioguillem

*Esse conteúdo não é fonte para veículos jornalísticos ou matérias para imprensa, para utilização ou referência por favor entre em contato conosco.

Categorias: Comportamento, Portal