Indique na própria figura a região do espaço que fica escura isto e que não recebe luz da fonte

GABARITO 3º ANO REGULAR 1)- Responda: a)-é correto afirmar que a Lua é uma fonte de Luz? R: A lua não é considerada uma fonte de luz, pois ela não produz luz. Apenas reflete a luz emitida pelo sol. b) Então, por que podemos enxergar a Lua? Porque a lua reflete a luz do sol que incide sobre ela em direção à terra. 2)-A figura abaixo mostra um objeto AB, colocado em frente a uma pequena lâmpada acesa. Atrás dele existe um anteparo opaco, situado paralelamente a AB. a) Desenhe, na própria figura, a sombra A B do objeto, projetada sobre o anteparo. b) Indique, na própria figura, a região do espaço que fica escura, isto é, que não recebe luz da fonte. c) Se o objeto for aproximado da fonte, o tamanho da sombra aumentará, diminuirá ou não se modificará? (Trace um diagrama para justificar a resposta.) R: O tamanho da sombra amentará. *A seguir resposta das letras a e b.

3 - Um professor de física fez uma brincadeira com os alunos colocando uma mensagem de maneira invertida no quadro para que seus alunos pudessem decifrar o que estava escrito. Rafael, muito esperto, colocou a mensagem de frente para um espelho plano. Como deve ficar a imagem após ser colocada diante do espelho? R: A Educação muda o mundo. 4 - (UFU-2019) Uma pessoa vai até o museu de ciências e numa sala de efeitos luminosos se posiciona frente a diferentes tipos de efeitos (côncavo, convexo e plano). Qual situação a seguir representa a correta imagem (i) que é possível essa pessoa obter de si própria? R: Letra a. 5 - Parte de uma vareta é mergulhada num copo contendo água. Para um observador situado acima da superfície da água, a vareta apresenta o aspecto: R: Letra c. SEMANA 2 1 - (EFOA-MG) Três feixes de luz, de mesma intensidade, podem ser vistos atravessando uma sala, como mostra a figura. O feixe 1 é vermelho, o 2 é verde e o 3 é azul. Os três feixes se cruzam na posição A e atingem o anteparo nas regiões B, C e D. As cores que podem ser vistas nas regiões A, B, C e D, respectivamente, são: a) Branco, branco, branco e branco. b) Branco, vermelho, verde e azul. c) Amarelo, azul, verde e vermelho. d) Branco, azul, verde e vermelho. e) Amarelo, vermelho, verde e azul. 2 - Analise as situações abaixo e responda ao que se pede. a) Um objeto que se apresenta branco, quando exposto à luz solar, é colocado em um quarto escuro. Qual será a cor desse objeto se acendermos, no quarto, uma luz monocromática amarela? R: Amarela.

b) Um objeto que se apresenta branco, quando exposto à luz solar, é colocado em um quarto escuro. Qual será a cor desse objeto se acendermos, no quarto, uma luz monocromática azul? R: Azul. c) Um objeto que se apresenta amarelo, quando exposto à luz solar, é colocado em um quarto escuro. Qual será a cor desse objeto se acendermos, no quarto, uma luz monocromática azul? R: Preto. 3 - Explique o que aconteceria com as cores das bolas ao lado se fossem iluminadas com luz monocromática vermelha. R: As bolas vermelha e branca se apresentarão vermelhas. As bolas azul e a preta se apresentarão pretas. 4 - Um técnico foi incumbido de criar uma iluminação de palco com as cores da bandeira brasileira. No entanto, ele tem apenas holofotes de três cores: azul, verde e vermelho. Explique o que ele pode fazer para realizar seu trabalho. R: O técnico pode obter o amarelo unindo as cores vermelha e verde. Com relação a cor branca, pode ser obtida através da junção de três cores: azul, verde e vermelho. A cor do texto Ordem e Progresso é no mesmo tom de verde da bandeira. 5 - (UFRN) Ana Maria, modelo profissional, costuma fazer ensaios fotográficos e participar de desfiles de moda. Em trabalho recente, ela usou um vestido que apresentava cor vermelha quando iluminado pela luz do sol. Ana Maria irá desfilar novamente usando o mesmo vestido. Sabendo-se que a passarela onde Ana Maria vai desfilar será iluminada agora com luz monocromática verde, podemos afirmar que o público perceberá seu vestido como sendo: a) verde, pois é a cor que incidiu sobre o vestido. b) preto, porque o vestido só reflete a cor vermelha. c) de cor entre vermelha e verde devido à mistura das cores. d) vermelho, pois a cor do vestido independe da radiação incidente. 6 - (UNIRIO) Durante a final da Copa do Mundo, um cinegrafista, desejando alguns efeitos especiais, gravou cena em um estúdio completamente escuro, onde existia uma bandeira da "Azurra" (azul e branca) que foi iluminada por um feixe de luz amarela monocromática. Quando a cena foi exibida ao público, a bandeira apareceu: a) verde e branca.

b) verde e amarela. c) preta e branca. d) preta e amarela. e) azul e branca. 7 - Antes do jogo da final de um importante campeonato de futebol, houve uma apresentação artística com dança. No centro do campo estava uma grande bandeira nas cores branca, vermelha e amarela. Sabendo que o jogo aconteceria à noite, qual seria a cor da bandeira vista por um observador na arquibancada caso todo o estádio fosse iluminado com uma luz monocromática vermelha? a) Preta, vermelha e amarela. b) Vermelha e amarela. c) Totalmente preta. d) Totalmente branca. e) Vermelha e preta. SEMANA 3 1 - Ao observarmos um surfista pegando uma onda, temos a nítida impressão de que ele é levado pela onda até a areia da praia. Essa impressão: a) é correta, pois as ondas transportam matéria e transmitem energia. b) é falsa, pois o surfista chega à orla da praia devido ao seu impulso inicial. c) é falsa, pois o surfista é levado até a praia pelo vento que sopra no sentido do mar para a terra. d) é falsa, pois o surfista apenas usa a superfície da água como uma rampa, movendo-se pela ação da gravidade. e) é correta, pois o surfista tem velocidade de deslocamento igual à velocidade de propagação da onda. 2 - (UFJF - adaptada) Uma onda estabelecida numa corda oscila com frequência de 500 Hz, de acordo com a figura abaixo:

a)-qual a amplitude dessa onda? R: A= 2cm b)-qual o período (T) dessa onda? R: T= T= T= 0,002 s c) Qual o valor do comprimento de onda (λ)? R: O valor do comprimento da onda é de 0,40m. d) Determine a velocidade, em metros por segundo, de propagação dessa onda. R: V=200m/s 3 - (UEM) A figura abaixo representa um pulso triangular, movimentando-se para a direita, com velocidade V ao longo de uma corda esticada. a)para a situação indicada o representa as velocidades vetoriais dos pontos A e B. R: VA= vertical para baixo VB= vertical para cima b) Os pontos A e B movimentam-se com a velocidade de propagação V? JUSTIFIQUE SUA RESOSTA. R: ) A velocidade V de propagação da onda não corresponde à velocidade dos pontos A e B é transversal a direção de propagação. 4 - (PUC-PR) Um vibrador com frequência de 4,0Hz produz ondas planas que se propagam na superfície da água com velocidade de 6,0m/s. Quando as ondas atingem uma região da água com profundidade diferente, a velocidade de propagação é reduzida à metade. Nessa região, o comprimento de onda é igual, em cm, a: a) 50 b) 75 c) 100 d) 125 e) 150 V= 6= Ao reduzir a velocidade da onda pela metade, o comprimento também irá se reduzir pela metade, ficando 0,75m ou 75 cm.

5 - (UFMG) Numa aula no Laboratório de Física, o professor faz, para seus alunos, a experiência que se descreve a seguir. Inicialmente, ele enche de água um recipiente retangular, em que há duas regiões I e II, de profundidades diferentes. Esse recipiente, visto de cima, está representado na figura. No lado esquerdo da região I, o professor coloca uma régua a oscilar verticalmente, com frequência constante, de modo a produzir um trem de ondas. As ondas atravessam a região I e propagam-se pela região II, até atingirem o lado direito do recipiente. Na figura, as linhas representam as cristas de onda dessas ondas. Dois dos alunos que assistem ao experimento fazem, então, estas observações: Bernardo: A frequência das ondas na região I é menor que na região II. Rodrigo: A velocidade das ondas na região I é maior que na região II. Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que a) apenas a observação do Bernardo está certa. b) apenas a observação do Rodrigo está certa. c) ambas as observações estão certas. d) nenhuma das duas observações está certa. SEMANA 4 1 - Anna Alice, de férias escolares, ganhou uma passagem para os Estados Unidos para que pudesse conhecer e se divertir. Buscando algumas informações locais, ela pesquisou sobre a previsão do tempo, que marcava uma temperatura próxima de 41 F. Baseado nessa informação, Anna Alice começa a preparar as malas, e nelas, são colocadas, shorts, camisetas, demais roupas leves, chinelos e sandálias. Anna Alice acertou na escolha de suas vestimentas? Justifique sua resposta. R: Anna Alice errou na escolha de suas roupas, pois a temperatura lá equivale a 5ºC, que é bastante frio. A escala Celsius possui o ponto zero na temperatura que a água congela e 100 na temperatura que a água ferve. As medidas então são feitas em graus Celsius ( C). Na escala Fahrenheit o ponto zero nessa escala é a temperatura de congelamento de uma mistura de água e sal e o ponto máximo (96) a temperatura de um homem sadio. Desta forma, o congelamento da água pura ocorre em 32 Fahrenheit (F) e a ebulição em 212 F.

Temos a seguinte relação entre as escalas Celsius e Fahrenheit: 1,8Tc = Tf - 32 A temperatura de 41ºF refere-se em Celsius a: 1,8Tc = 41-32 1,8Tc = 9 Tc = 5 ºC 2 - A temperatura de fusão do nitrogênio é de 210 C, do cloro é de 101,5 C, da água é de 0 C. Determine essas temperaturas de fusão na escala Kelvin. R: 273 K Explicação: A relação entre Celsius e Kelvin é dada por: θk= θc + 273. Logo, temperatura de fusão do nitrogênio: θk= -210 + 273 θk= 63 K temperatura de fusão do cloro: θk= - 101,5 + 273 temperatura de fusão da água, em: θk= 0 + 273 θk= 171,5 K θk= 273 K 3 - Você pode notar que um pedreiro, ao assentar uma cerâmica, deixa pequenos espaços entre as cerâmicas, chamados de frestas de dilatação. Analogamente, numa linha férrea, os trilhos são formados por barras de metais e entre essas barras existem também esses espaços vazios, denominados frestas de dilatação. Baseado em seus conhecimentos, explique o motivo da existência desses espaços vazios. R: Esses espaços vazios são para que em momentos de calor, exista espaço para a expansão de um material. Chamamos essa expansão de dilatação térmica. Quando tratamos da dilatação, estamos falando da expansão de materiais devido ao aumento da temperatura desse material. Cada material possui um coeficiente de dilatação específico que relaciona a sua temperatura ao velo de dilatação. A dilatação linear tem fórmula dada por: ΔL=L₀.α.ΔΘ 4 - (ITA) O vidro pirex apresenta maior resistência ao choque térmico do que o vidro comum porque: a) possui alto coeficiente de rigidez. b) tem baixo coeficiente de dilatação térmica.

c) tem alto coeficiente de dilatação térmica. d) tem alto calor específico. e) é mais maleável que o vidro comum. 5 - Uma barra, constituída de um material cujo coeficiente de dilatação térmica linear é 2,5 10-5 C-1, tem a 0 C um comprimento de 2,0000 m. Ao ser aquecida até a temperatura de 150 C, seu comprimento aumenta. a)qual a dilatação linear sofrida pela barra? R: =2000x2,5x x150 = 7,5 x m b) Qual o comprimento da barra a 150 C? R: L= 0,0075 + 2000= 2,0075m