Irritação no olho após alongamento de cílios

Cílios longos e com volume sem a necessidade de passar rímel todo santo dia. Que mulher que não quer? É com esse apelo que o alongamento ou extensão de cílios tem ganhado destaque nos salões de beleza e clínicas de estética. Mas, apesar da promessa tentadora, o procedimento pode colocar em perigo não só a beleza, mas também a saúde de quem opta pelo tratamento.

A massagista terapêutica Mariana Moreira Alves, 31, de São Paulo, teve uma experiência negativa. "Queria praticidade. Tenho cílios curtos e sou alérgica a rímel. Quando fiz o alongamento, senti um incômodo ao abrir os olhos. Ardeu bastante e ficou vermelho. Depois, fiquei com umas casquinhas nas pálpebras, que pareciam sujeira", conta.

Veja também

O procedimento divide até profissionais da beleza. A maquiadora Tatiane Donadio, do Studio W de Alphaville (SP), já ofereceu o serviço às clientes, mas não faz mais. "Percebi que deixa a mulher bonita na hora, mas em pouco tempo traz diversos prejuízos. De fato, houve bastante evolução na qualidade dos fios, com materiais mais naturais. Mas a cola continua a mesma. O cheiro é forte e me lembra um tipo de Super Bonder colorido", justifica.

A cola oferece riscos à visão

Sem dúvida, a cola utilizada no procedimento é a grande vilã. "A maioria contém formaldeído na fórmula. Esse componente pode desencadear diversas doenças, como uma inflamação na região de nascimento dos cílios e conjuntivite", explica Keila Monteiro de Carvalho, médica oftalmologista, professora da Unicamp e diretora do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

O derivado do formol é tóxico e, caso entre em contato com o olho, pode causar ceratite, uma inflamação da córnea. "Se o problema não for imediatamente avaliado pelo oftalmologista, há o risco de levar a uma cicatriz e afetar a visão", alerta.

Pressão pode levar à queda dos cílios naturais

A pressão aplicada sobre as pálpebras na hora de colocar e tirar o alongamento pode acabar quebrando ou arrancando os fios naturais, um efeito adverso relatado por nove em cada dez mulheres que fizeram o procedimento -- e o mais temido entre elas.

"A profissional que me atendeu falou que a cola era antialérgica e ainda assim senti uma coceira interminável. Mas o que me deixou mais desesperada foi quando percebi que meus cílios começaram a cair. Fiquei com medo e resolvi tirar a extensão sozinha, em casa", recorda a publicitária Tatiana Matiello, 33, de São Bernardo do Campo (SP). Não foi diferente com a bailarina Carol Romano, 40: "Além de não ter gostado do resultado, porque achei o efeito artificial, depois de alguns dias comecei a notar a queda. Fiquei quase careca de cílios!", fala. Nesses casos, o alongamento, que deveria durar de três a quatro semanas, acaba sendo removido poucos dias após a aplicação, o que leva ainda mais à perda de fios naturais.

Quer mesmo fazer? Veja esses cuidados

A escolha do profissional ou da clínica de estética onde irá fazer o alongamento deve ser criteriosa. "Para evitar danos aos olhos, procure um maquiador ou esteticista habilitado e um ambiente que respeite todas as normas de segurança e higiene", alerta a oftalmologista.

Verificar se a cola contém formaldeído é outra recomendação dos médicos. Mas a tarefa pode se tornar impossível, já que nem sempre a cliente tem acesso ao rótulo do produto. Além disso, basta uma busca por "kit de alongamento para cílios" na internet para descobrir a quantidade de marcas que vendem esse tipo de cosmético, muitas delas pouco conhecidas e nem sempre com o devido registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Sentiu alguma reação? Procure um médico

A qualquer alteração na área dos olhos, como vermelhidão, ardor, coceira e inchaço, recomenda-se lavar bem a região com sabão neutro e água em abundância. Também vale fazer compressas com soro fisiológico e consultar o oftalmologista para verificar se não houve nenhum dano mais sério. "Mulheres que usam lentes de contato devem redobrar os cuidados, pois elas apresentam uma menor sensibilidade da córnea. Isso pode atrasar ou diminuir a percepção de todas essas reações", adverte Keila Monteiro de Carvalho.

Há alternativas mais seguras

Como os riscos do alongamento para cílios ainda são pouco divulgados, não faltam mulheres buscando pelo procedimento nos cabeleireiros. "Para a cliente que chega aqui me pedindo para fazer, sugiro outras alternativas. Existe o permanente de cílios, que deixa os fios mais curvados e, portanto, mais aparentes, e a tintura, que escurece e destaca os pelos", recomenda Tatiana Donadio. O velho e bom rímel também continua sendo uma arma poderosa e segura para valorizar o seu olhar. 

Hey, Habib! Será que fazer alongamento de cílios pode ser perigoso? Antes de seguir com o procedimento, é preciso ter consciência dos riscos. Cada corpo reage de forma única e essa experiência é um alerta. Vale ressaltar que existem profissionais qualificados no mercado e você pode ter um resultado positivo. Use o relato para uma reflexão que vai além do procedimento de alongamento de cílios.

Há um tempo, fiz um procedimento de alongamento de cílios com uma profissional que conheci no instagram. É inegável como ficamos vulneráveis ao nos depararmos com aquelas fotos lindas ou indicações das blogueirinhas que acompanhamos, não é mesmo? Me deixei levar e, após pesquisar no instagram diversos resultados e técnicas a respeito do alongamento de cílios, fui até o espaço, que era domiciliar, realizar o procedimento.

No fim das contas, caiu a ficha de que fazer alongamento de cílios pode ser perigoso. Para as clientes, é fundamental estar ciente dos riscos e tomar todas as precauções. Já, para as profissionais, é imprescindível investir em qualificações, reciclagens e ter todo o cuidado necessário, além de domínio das técnicas para realizar os procedimentos com a devida segurança.

A escolha da técnica fio a fio | Expectativa x Realidade

Irritação no olho após alongamento de cílios
Foto: @revistaoka

Conversamos, tirei algumas dúvidas e segui a indicação da profissional em optar pela técnica fio a fio. O motivo dessa indicação seria por eu ter cílios naturalmente cheios e essa técnica os deixariam ainda mais naturais. Pra quem não sabe, a técnica de alongamento de cílios fio a fio consiste na aplicação de um fio sintético ou de seda sobre cada cílio natural. Os fios são aplicados com tamanho, curvatura e espessura diferentes, de acordo com a necessidade e preferência de cada cliente. Além da técnica fio a fio, o mercado cria novas opções, destacando-se, nesse momento, o volume russo.

Após a higienização, começamos com a aplicação que durou cerca de 2 horas. Durante o procedimento, senti desconfortos que começaram com ardor. A profissional alegou ser normal, devido à cola (que ela chama de adesivo). Por fim, ao abrir os olhos vi o quanto eles estavam vermelhos. A profissional, sem quaisquer comunicado prévio, logo pingou algumas gotas de um colírio que ela tinha, sem me avisar, enquanto eu estava deitada na maca. Após eu questionar, alegou ser para limpar os olhos (Não permita o uso de medicamentos sem prescrição médica).

No momento da aplicação, senti uma dor forte no globo ocular. A sensação, que começou ruim, só foi piorando. A profissional continuava alegando que era normal e que, com o uso do colírio em casa, logo iria passar. Me mostrou também que os olhos dela estavam vermelhos e ardendo apenas por manusear o adesivo. Vale lembrar que a profissional alegou ser a segunda vez que utilizava aquela marca de cola e, inclusive, me pediu que desse um feedback quanto à durabilidade da mesma. Em seguida, disse que era a melhor do mercado. Como a profissional pode alegar ser a melhor do mercado, se está usando pela segunda vez?

Irritação no olho após alongamento de cílios

Irritação no olho após alongamento de cílios

Ao chegar em casa, continuavam os incômodos e acabei indo deitar para tentar me livrar daquela dor, que estava insuportável. No dia seguinte, acordei com os olhos ainda mais vermelhos e com uma dor muito forte no globo ocular. Sem saber o que fazer, cogitei ir ao médico mas quela dor e o nervosismo não me deixavam raciocinar nem admitiam soluções a longo prazo. Eu sentia tanta dor que meu marido foi comprar um colírio próprio para irritações nos olhos (não recomendo o uso de quaisquer medicamentos sem a orientação médica).

Ele comprou o colírio Geolab (cloridrato de nafazolina + sulfato de zinco heptaidratado 0,15mg/ml + 0,3mg/ml) de uso oftalmológico adulto para irritações e vermelhidão. Comecei aplicando uma gota em cada olho 3 a 4 vezes ao dia e confesso que no começo era terrível (a sensação de picada no globo ocular assustava) pois eu estava sentindo muita dor nos olhos. Esse foi o auge do meu desespero, temi perder a visão de tão ruim que estava a situação. Eu não tive a noção que alongamento de cílios pode ser perigoso.

No dia seguinte, a aplicação tornou-se suportável e pude sentir uma leve melhora quanto a vermelhidão e a dor. Devo confessar que fiquei com medo de voltar à profissional e a mesma me causar mais prejuízos (físicos, materiais e emocionais), então tratei de eu mesma tentar, com toda paciência e cuidado do mundo, remover o alongamento de cílios. Poderia ir a outra profissional para a remoção, mas temi ter consequências ainda piores por não conhecer alguém de confiança para o procedimento. Eu só queria acabar com a irritação no olho após alongamento de cílios.

Remoção caseira de alongamento de cílios

Após pesquisar, vi o quão comum são relatos de sintomas como os meus. Relatos de dor, sensibilidade, vermelhidão e, em alguns casos, coceira. Consequências de uma possível má aplicação do alongamento pelo profissional. A técnica caseira mais simples e natural que encontrei, por minha conta em risco literalmente (não recomendo nem incentivo a utilização de dicas caseiras para remoção do alongamento de cílios), foi utilizar um algodão úmido em água morna sobre os olhos fechados para amolecer a cola (adesivo) e repetir o procedimento com toda paciência do mundo.

O procedimento é extremamente lento (visto que o alongamento era novo e a cola estava resistente) mas, aos poucos, fui conseguindo soltar, com ajuda do algodão passado levemente sobre os fios, um a um. Na remoção, caíram tanto os fios sintéticos quanto alguns naturais. Não tive como escapar de perder alguns fios dos meus cílios naturais. Aproximadamente 4 dias, após ter feito o alongamento de cílios, com o uso do colírio e a lenta remoção caseira descrita acima, as dores cessaram e a vermelhidão saiu quase por completa.

Alongamento de cílios pode ser perigoso | Experiência negativa

Essa experiência negativa com o alongamento de cílios me trouxe vários aprendizados e reflexões. Confesso que, a princípio, cogitei não compartilhar tal experiência mas acabei decidindo pelo contrário no momento em que meu relato pode alertar quanto aos cuidados e riscos que procedimentos dessa natureza podem nos causar. Hoje estou me sentindo bem, com a extensão removida quase que por completo (não se pode forçar a remoção dos fios a todo custo pois pode causar uma perda considerável dos cílios naturais) e os olhos mais calmos. O medo de perder a visão, finalmente, passou.

Uma das minhas reflexões foram quanto à nossa vaidade: o que leva alguém, que tem bons cílios naturais, se submeter a um procedimento de alongamento de cílios mesmo sabendo que tal prática é suscetível a riscos? Não vejo nada de errado em sermos vaidosas, colocarmos cílios, maquiagens, o que for. O alerta fica para termos cuidado com tudo o que fazemos e que pode afetar a nossa saúde. Também é importante que saibamos reconhecer a real necessidade e os limites necessários para não nos surpreendermos com as consequências dos nossos atos.

Não recrimino tal prática e nem afirmo que nunca mais tentarei alongar meus cílios novamente. Quis compartilhar com vocês essa experiência que pode servir como alerta ou simples reflexão no que diz respeito à nossa vaidade e autoestima. Sem dúvidas, serei mais cautelosa quanto ao profissional escolhido, o espaço, os materiais, o armazenamento e equipamentos. Além disso, estarei mais atenda para, se necessário, coibir o uso de medicação por um profissional não capacitado para medicar. Contudo, estarei atenta aos sinais que meu corpo dá.

Cá entre nós…

Acredito que essa experiência negativa poderia ter sido evitada com uma melhor investigação sobre as experiências da profissional escolhida. É importante nos informarmos para além de fotos perfeitas no instagram. Uma cliente que deseja ter seus cílios alongados, com segurança, deve se informar sobre a reputação da profissional, suas qualificações profissionais, quais cursos ela fez, reciclagens de atualização, entre outras informações. Uma boa profissional, faz questão de passar todas essas informações para a sua possível cliente. Isso gera responsabilidade e admiração.

Hey, Habib! Não permita que nenhuma cliente sua passe por uma experiência negativa. SEJA UMA PROFISSIONAL ADMIRADA, invista na sua qualificação. CLIQUE AQUI para conhecer o curso que é sucesso entre as profissionais!