O que diferencia as “notas explicativas” da “ mensagem ou relatório aos acionistas”?

As notas explicativas têm como objetivo esclarecer as demonstrações financeiras e apresentar as práticas e critérios contábeis usados. As notas explicativas são informações que visam complementar as demonstrações financeiras e esclarecer os critérios contábeis utilizados pela empresa, a composição dos saldos de determinadas Contas, os métodos de depreciação, os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais etc. As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial. Veja que não se fala em regime de tributação, portanto mesmo as entidades tributadas com base na sistemática do Simples Nacional estão obrigadas a elaboração das ditas notas. “ As notas explicativas devem ser estruturadas visando proporcionar informações detalhadas necessárias ao entendimento dos fatos registrados nas demonstrações contábeis obrigatórias.

  1. 2.2 AS NOTAS EXPLICATIVAS E A LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA.
  2. BRASILEIRA.
A função principal das Notas Explicativas é tornar claras as informações das demonstrações contábeis e elucidar os fatos mais relevantes ocorridos durante o exercício financeiro contemplado. ... As Notas Explicativas estão previstas legalmente desde 1976 pelo § 4º do artigo 176 da Lei 6.404 (Lei das Sociedades Anônimas). 21 :: Modelo de notas explicativas
  • CONTEXTO OPERACIONAL. ...
  • APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS. ...
  • PRINCIPAIS PRÁTICAS CONTÁBEIS. ...
  • EMPRÉSTIMOS E FINANCIAMENTOS. ...
  • RESPONSABILIDADES E CONTINGÊNCIAS. ...
  • CAPITAL SOCIAL. ...
  • PROPRIEDADE PARA INVESTIMENTO. ...
  • EVENTOS SUBSEQUENTES.
São informações exigidas por lei como notas explicativas, EXCETO: a) Os investimentos em outras sociedades, quando relevantes. b) Os principais critérios de avaliação dos elementos patrimoniais. c) A taxa de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigações a longo prazo. O objetivo é ter transparência das informações entre empresa, acionistas e sócios. Dessa forma (e segundo a Lei 6.404/76), as demonstrações são obrigatórias para empresas que possuem acionistas. As Sociedades Anônimas são regulamentadas pela Lei n.º 6.4, que também prevê regras sobre as notas explicativas. Assim, elas eram obrigatórias para esse tipo de empresa desde a época de publicação da norma.
  1. 1) Para começar a fazer as notas explicativas, será necessário criar uma estrutura com os itens que farão parte da nota.
  2. 2) Caso não exista nenhuma empresa com as informações desejadas, os usuários poderão sincronizar com a empresa Modelo SPED, pois a mesma possui um modelo de estrutura cadastrado.
Podem ser de dois tipos: nota de referência ou nota explicativa , e devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor que a do texto. As notas explicativas trazem uma linguagem mais técnica, com uma explicação sobre os principais critérios contábeis usados pela empresa. Já na mensagem ou relatório ao acionista, a empresa empreende uma comunicação com o usuário externo sobre sua atuação no mercado, planos, etc. As Notas Explicativas visam fornecer as informações necessárias para esclarecimento da situação patrimonial, ou seja, de determinada conta, saldo ou transação, ou de valores relativos aos resultados do exercício, ou para menção de fatos que podem alterar futuramente tal situação patrimonial. Nota explicativa: 1 explicação, interpretação, anotação, apostila, comentário, nota, reparo. O Art. 176 da Lei 6.404/76 diz que “as demonstrações serão complementadas por notas explicativas e outros quadros analíticos ou demonstrações contábeis necessários para esclarecimento da situação patrimonial e dos resultados do exercício”. Portanto, as notas se tornam obrigatórias. O Atual PGE ECD não exige que seja anexado as notas explicativas, mas sugiro pelo princípios contábeis que o seja feito. Ainda mais, vejamos também o que diz a Lei 6.: “Art. 176. 5 Notas Explicativas O CPC 26 – Apresentação das demonstrações contábeis – estabelece quer as Notas devam seguir esta ordem: Declaração de conformidade com os Pronunciamentos, Orientações e Interpretações do Comitê de Pronunciamentos Contábeis; Resumo das políticas contábeis significativas aplicadas; Informação de ... Estrutura das notas explicativas
  1. resumo das principais práticas contábeis utilizadas;
  2. informações de auxílio aos itens apresentados nas demonstrações contábeis, na ordem em que cada demonstração é apresentada, e na ordem em que cada conta é apresentada na demonstração; e.
  3. quaisquer outras divulgações.

O que diferencia as notas explicativas” da  mensagem ou relatório aos acionistas”?

Feedback da resposta: Alternativa: A Comentário: na análise do tipo horizontal, o analista empreende uma análise observando o comportamento das mesmas contas ao longo dos períodos.

É possível dizer que a demonstração de resultado?

É possível dizer que a “demonstração de resultados do exercício” é uma demonstração: Dinâmica. Dinâmica.

O que diferencia as notas explicativas da mensagem ou relatório aos acionistas a não há diferença as duas falam do mesmo assunto B nas notas explicativas a empresa pode inserir uma linguagem mais comercial enquanto nas mensagens Utiliza-se uma linguagem cifrada C As diferenças são?

Respostas: a. b. c. d. e. Feedback da resposta: O que diferencia as notas explicativas da mensagem ou relatório aos acionistas? ... Já na mensagem ou relatório ao acionista, a empresa empreende uma comunicação com o usuário externo sobre sua atuação no mercado, planos etc. Não há diferença, as duas falam do mesmo assunto.

Como o indicador PMR prazo médio de recebimento deve ser avaliado?

resposta: Como o indicador PMR (prazo médio de recebimento) deve ser avaliado? Quanto menor, melhor. ... É um indicador que não tem representatividade, portanto a avaliação é desconsiderada da análise.

Qual o objetivo da análise horizontal?

  • Além disso, o principal objetivo da Análise Horizontal é o de comparar itens de linha para calcular as mudanças ao longo do tempo. Já a Análise Vertical tem como objetivo comparar as mudanças por colunas, em termos percentuais.

Qual a diferença entre a análise vertical e a análise horizontal?

  • Enquanto a análise vertical foca em um mesmo período para comparar o desempenho de diversas áreas ou setores da empresa, a análise horizontal acompanha o desempenho de uma mesma área na comparação entre períodos diferentes.

Como são conduzidos os métodos de análise horizontal e vertical?

  • E não esqueça: ambos os métodos são conduzidos utilizando as mesmas demonstrações financeiras, sendo que tanto a Análise Horizontal quanto a Análise Vertical são igualmente importantes para tomadas de decisão.

Qual a metodologia de cálculo da análise vertical?

  • A metodologia de cálculo da Análise Vertical é simples e consiste em calcular o percentual de cada conta em relação a um valor base. Na AV de um Balanço calcula-se o valor percentual de cada conta em relação ao total do Ativo. A fórmula da Análise Vertical é: AV = Conta (ou grupo de contas) /Ativo total (ou passivo total) x 100

O que diferencia as notas explicativas da mensagem ou relatório aos acionistas? Escolha uma opção:

O que diferencia as notas explicativas da mensagem ou relatório aos acionistas?
Escolha uma opção:

­

As notas explicativas têm como objetivo esclarecer as demonstrações financeiras e apresentar as práticas e critérios contábeis usados. Na prática, as notas explicativas podem oferecer esclarecimento sobre qualquer uma das outras demonstrações contábeis….

Quais são as notas explicativas?

Notas explicativas são informações que complementam as demonstrações financeiras de uma organização. Elas têm como objetivo trazer mais clareza aos critérios contábeis de uma empresa, a composição dos saldos de contas, os métodos de depreciação, os critérios de avaliação de patrimônio, entre outros elementos….

Como as notas explicativas devem ser apresentadas?

As notas explicativas devem ser estruturadas a partir de informações elaboradas por meio de demonstrações contábeis e práticas utilizadas. Portanto, deve-se divulgar tais informações que ainda não tenham sido apresentadas, a fim de expor outras partes das demonstrações contábeis, desde que sejam relevantes….

O que é a mensagem aos acionistas e para que servem as notas explicativas?

A função principal das Notas Explicativas é tornar claras as informações das demonstrações contábeis e elucidar os fatos mais relevantes ocorridos durante o exercício financeiro contemplado. As Notas Explicativas estão previstas legalmente desde 1976 pelo § 4º do artigo 176 da Lei 6.404 (Lei das Sociedades Anônimas)….

O que é né na contabilidade?

As Notas explicativas – (NE) contêm informação adicional em relação à apresentada nas demonstrações contábeis, elas oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens divulgados nessas demonstrações e informação acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações …

É necessário incluir as notas explicativas na ECD?

O Atual PGE ECD não exige que seja anexado as notas explicativas, mas sugiro pelo princípios contábeis que o seja feito. Ainda mais, vejamos também o que diz a Lei 6.404/1976: “Art. 176….

O que diferencia as notas explicativas da mensagem ou relatório aos acionistas?

As notas explicativas trazem uma linguagem mais técnica, com uma explicação sobre os principais critérios contábeis usados pela empresa. Já na mensagem ou relatório ao acionista, a empresa empreende uma comunicação com o usuário externo sobre sua atuação no mercado, planos, etc….