O que é anamorfose geográfica de um exemplo

Quando ouvimos falar do mapa do nosso planeta, já imaginamos aquele desenho muito bem feito com todas as curvas e linhas representando os países, assim como as diversas tonalidades de cores que podem apresentar-se de acordo com cada divisão territorial e estas podem ser por nação, continente, zona latitudinal ou longitudinal, entre outras. Acontece que não são todos os mapas que se apresentam naquele desenho perfeito que estamos acostumados a ver. Alguns são aparentemente mal desenhados, sem curvas e mais parecem um amontoado de blocos.

A esses tipos de mapas chamamos anamorfoses geográficas. Eles são bastantes úteis e comuns em algumas áreas de estudo da ciência e da geografia, mas pouco conhecidos das pessoas de uma forma geral. Por ser um assunto bem interessante, é sempre bom conhecer mais um pouco e saber para que servem essas anamorfoses geográficas. Vamos entender então?

O que é anamorfose geográfica de um exemplo

Anamorfoses Geográficas

Definição De Anamorfoses Geográficas

As anamorfoses geográficas são representações de mapas baseados em alguma escala pré – definida. Elas não apresentam apenas a escala cartográfica porque não são representações reais dos mapas levando em conta o seu território e sim diversos outros pontos como, por exemplo, a população de uma região, o cálculo do Produto Interno Bruto, o índice de natalidade e/ou mortalidade, entre outros fatores.

Esse tipo de mapa é utilizado para estudos e por esse motivo, podem não possuir a mesma riqueza de detalhes do mapa geográfico, já que o mais importante não é a divisão territorial de uma nação e sim a representação da escala que ele apresenta. As anamorfoses geográficas são na verdade uma espécie de tabela desenhada de nações do nosso planeta.

O que é anamorfose geográfica de um exemplo

Definição De Anamorfoses Geográficas

Importância Das Anamorfoses Geográficas

Então vejamos, se temos um mapa completamente igual, mesmo que repleto de legendas, o seu entendimento será obtido a partir da leitura e entendimento de tal mapa. Já no caso das anamorfoses geográficas, vamos ter um desejo projetado em cima de um tema e por consequência o seu entendimento será mais visual e bem mais rápido também.

Levando em conta que fixamos mais o que vemos do que o que ouvimos ou lemos, as anamorfoses geográficas tornam-se bem mais eficientes para o aprendizado porque imediatamente destacam os pontos importantes daquele tema cartografado.

Uso Na Geografia

Como citamos mais acima, as anamorfoses geografias são usadas para representar em um mapa diversos setores de conhecimento e por esse motivo não exigem sempre a excelência dos traços territoriais como acontece na cartografia por escala. Teremos mapas criados dentro do conceito de anamorfoses geográficas sendo utilizado na matemática, na óptica, na biologia, nas artes plásticas e, claro, na geografia.

Quando são utilizadas em estudos geográficos, as anamorfoses possuem a função de representar por uma visão cartográfica, os territórios de cada nação, mas levando em conta a precisão dos seus traços. Então nesse caso elas são os famosos mapas geográficos que conhecemos e estudamos na escola. A projeção dessas anamorfoses geográficas são criadas a partir de uma análise matemática e geográfica, onde o território é reduzido a uma escala milimétrica, mas mantendo a mesma proporção de espaço real, alguns mais detalhados ainda mostram as formas de relevo e os mares, oceanos e rios também recebem sua representação nesses desenhos.

Elas podem ser divididas então em diversos mapas. Vamos conhecer alguns.

Mapa Anamórfico De População

Esse tipo de mapa mostra a população exata de cada país. Este é um exemplo de anamorfose geográfica onde o mapa não precisa necessariamente ter um traço muito correto, podendo ser representado por qualquer figura geométrica, já que o foco é o cálculo da população de cada nação. Geralmente, a visualização é feita de acordo com a quantidade de pessoas de cada país, sendo assim, países com maiores população terão mais destaque enquanto países com menor população terão menos destaque.

Um bom exemplo do que estamos falando, é a comparação do mapa convencional com o anamórfico onde no primeiro o Japão é um pequeno território sem grandes destaque e no segundo ele já se apresenta com os maiores desenhos do mapa, já que a sua população é bem maior do muitos outros países do mundo.

Em linhas gerais, esses mapas seguem o mesmo conceito dos mapas de população, onde aqueles países com maior economia apresentam-se com um destaque maior no mapa e por consequência, os países mais pobres recebem menos destaques. Os fatores que podem levar a construção desse mapa é que pode mudar um pouco já que a medição econômica pode ser feita através de um produto em si ou de uma forma geral.

No caso de mapas anamórficos econômicos mais direcionados, podem tratar da produção do petróleo, da agricultura, da exportação de um determinado produto, do produto interno bruto que é a maior riqueza de uma nação, entre outros pontos.

Mapa Anamórfico De Política

Esse tipo de anamorfose é bem conhecida no mundo inteiro e apresenta um mapa com todos os países do mundo destacados de acordo com a sua importância política no mundo. Podemos perceber que a maioria dos países em destaque nessa anamorfose são da Europa, que é considerada o centro do nosso país segundo a teoria do Eurocentrismo.

Mapa Anamórfico De Imigrantes

Essas anamorfoses geográficas já indicam em um mapa os locais que mais migram e emigram pessoas no mundo. Você geralmente encontrará os dois mapas em conjunto, mas o estudo deles pode ser feito separadamente já que a sua formação é completamente independente.

Anamorfose Geográfica Local

Tratamos aqui sempre de anamorfoses geográficas feitas a partir de medições do planeta inteiro, onde os mapas são construídos em cima das nações e não apenas de um país em específico. Isso não significa que mapas menores nãop podem ser feitos, tanto podem como são amplamente utilizados principalmente quando a anamorfose geográfica trata do produto interno bruto de um país.

Temos uma anamorfose geográfica que estamos muito na escolha que foi o mapa do Brasil dividido de acordo com a distribuição do nosso PIB. Nele vamos observar os estados com maior e menor PIB. Tanto nesse aspecto como em outros temas as anamorfoses podem ser utilizadas tranquilamente.

Categoria(s) do artigo:

Que é anamorfose geográfica de um exemplo?

A anamorfose é uma técnica utilizada para representar um fenômeno em que a superfície dos espaços será proporcional ao fenômeno, e não à sua área real. Exemplo: quantidade de riqueza de um país.

Quais são os tipos de anamorfose?

ANAMORFOSE

  • ANAMORFOSE DO PIB DOS PAÍSES(Produto Interno Bruto, que indica em linhas gerais a riqueza dos países)
  • ANAMORFOSE DO PIB MUNDIAL (PRUDUTO INTERNO BRUTO)
  • ANAMORFOSE DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO MUNDIAL.

28 de jun. de 2010

Quais são os 5 tipos de Anamorfoses do mundo?

Anamorfoses Geográficas

  • Importância Das Anamorfoses Geográficas. …
  • Uso Na Geografia. …
  • Mapa Anamórfico De População. …
  • Mapa Anamórfico Econômicos. …
  • Mapa Anamórfico De Política. …
  • Mapa Anamórfico De Imigrantes.

Como criar uma anamorfose?

Criar um mapa de anamorfose é bastante simples, especialmente quando se utiliza o QGIS com seus maravilhosos plugins. Uma anamorfose geográfica ou cartográfica é um tipo de representação que distorce as áreas do mapa conforme o valor do fenômeno quantitativo representado, evidenciando as desigualdades entre as áreas.

Qual a principal características dos mapas em anamorfose?

Na cartografia, a anamorfose é uma forma de representação do espaço geográfico em que a forma dos territórios é redesenhada, sofrendo uma deformação proporcional ao tema de interesse. O resultado comumente é um mapa distorcido quando comparado aos mapas convencionais, mas que têm grande poder de comunicação.

Como funciona a anamorfose?

No caso da “anamorfose geográfica”, cada país é redesenhado de forma que seu polígono sofre uma deformação proporcional a um tema de interesse (população, PIB ou outra variável de interesse). Com esta técnica, consegue-se visualizar o tema de uma forma mais direta.

Como funciona a técnica da anamorfose?

Na cartografia, a anamorfose é uma forma de representação do espaço geográfico em que a forma dos territórios é redesenhada, sofrendo uma deformação proporcional ao tema de interesse. O resultado comumente é um mapa distorcido quando comparado aos mapas convencionais, mas que têm grande poder de comunicação.

Qual o critério para elaborar um mapa anamorfose?

Os mapas anamórficos, como são conhecidas essas representações cartográficas, são elaborados a partir da análise de dados quantitativos referentes a uma determinada área.

Como fazer mapas Geograficos?

Criar um mapa

  1. No seu computador, faça login no My Maps.
  2. Clique em Criar um novo mapa.
  3. Clique em “Mapa sem título” no canto superior esquerdo.
  4. Atribua um nome e uma descrição ao seu mapa.

Qual é a principal diferença entre os mapas convencionais e os mapas em anamorfose?

Os mapas em anamorfose chocam o nosso olhar adestrado, familiarizado em representações ” naturalizadas ” com o fundo de mapa convencional, euclidiano, onde as métricas são expressas em metros, quilômetros, hectares; onde a extensão do espaço geográfico representado limita a comunicação visual que todo mapa deveria …

Qual a importância dos mapas em anamorfose?

Os mapas em anamorfose com transfor- mações geométricas, são utilizadas em pratica- mente todos os mapas geográficos elaborados de acordo com as regras da cartografia, são portanto, de extrema importância para a análise espacial geográfica.

Quando ocorre uma determinação anamorfose?

Em óptica, ocorre anamorfose das imagens quando, por meio de espelhos especiais, prismas lentes ou outros sistemas ópticos, a ampliação no sentido horizontal dessas imagens é diferente da ampliação em sentido vertical..

Quais são os tipos de Isolinhas?

Aqui está uma lista de isolinhas você pode encontrar por aí: Curva de Nível: Junta pontos da mesma altitude. isóbata: une todos os pontos de igual profundidade no relevo submarino. Isóbara: Junta pontos com a mesma pressão atmosférica.

Como fazer gráfico anamorfose?

Criar um mapa de anamorfose é bastante simples, especialmente quando se utiliza o QGIS com seus maravilhosos plugins. Uma anamorfose geográfica ou cartográfica é um tipo de representação que distorce as áreas do mapa conforme o valor do fenômeno quantitativo representado, evidenciando as desigualdades entre as áreas.