O que é brometo de ipratrópio

O brometo de ipratrópio é indicado como broncodilatador para o tratamento de manutenção do broncoespasmo associado à doença pulmonar obstrutiva crônica, conhecida por DPOC, que inclui bronquite crônica e enfisema.

Além disso, também é indicado em combinação com medicação beta-2-agonista no tratamento do broncoespasmo agudo associado à asma e DPOC, incluindo bronquite crônica.

Posologia

A posologia deve ser adaptada conforme as necessidades de cada pessoa, que deve ser mantido sob supervisão médica durante o tratamento.

Aconselha-se a não exceder a dose diária recomendada durante o tratamento de manutenção ou da crise aguda.

A menos que seja prescrito de modo diferente, recomenda-se a seguinte dosagem:

Tratamento de manutenção

  • Adultos ou crianças com mais de 12 anos:

A dose recomendada é de 2 mL, que equivale a 40 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

  • Crianças com idade entre 6-12 anos:

A dose recomendada é de 1 mL, o que equivale a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

  • Crianças menores de 6 anos:

A dose recomendada é de 0,4 a 1 mL, o que equivale a 8 a 20 gotas, 3 a 4 vezes ao dia.

Tratamento da crise aguda

  • Adultos e crianças com mais de 12 anos:

A dose recomendada é de 2 mL, o que equivale a 40 gotas.

  • Crianças entre 6-12 anos:

A dose recomendada é de 1 mL, o que equivale a 20 gotas.

  • Crianças com menos de 6 anos:

A dose recomendada é de 0,4 a 1mL, o que equivale a 8 a 20 gotas.

As doses acima podem ser repetidas até que a pessoa estabilize e o intervalo entre as doses deve ser determinado pelo médico.

Este medicamento pode ser administrado em associação com um beta-agonista inalatório.

Modo de uso:

O frasco de brometo de ipratrópio vem com um moderno gotejador fácil de usar:

  1. Romper o lacre da tampa e virar o frasco na posição vertical.
  2. Bater levemente com o dedo no fundo do frasco e deixar gotejar a quantidade desejada.
  3. Diluir a dose recomendada em solução fisiológica até um volume final de 3-4 mL.
  4. Nebulizar e inalar.

A duração da inalação pode ser controlada pelo volume de diluição.

O brometo de ipratrópio pode ser utilizando com qualquer aparelho de nebulização comercialmente disponível e pode ser combinado com mucolíticos como o ambroxol e a bromexina e com beta-2- agonistas como o fenoterol em solução para inalação. No entanto, não deve ser misturado com cromoglicato dissódico no mesmo nebulizador, pois pode ocorrer precipitação do produto.

Efeitos Colaterais

As reações adversas mais comuns que podem ocorrer com o uso deste remédio são dor de cabeça, tontura, irritação na garganta, tosse, boca seca, náusea e distúrbios da motilidade gastrintestinal.

Embora seja mais raro, pode ainda ocorrer hipersensibilidade, reação anafilática, visão turva, midríase, aumento da pressão intraocular, glaucoma, dor ocular, visão de halos, hiperemia conjuntival, edema de córnea, palpitações, taquicardia supraventricular, broncoespasmo, broncoespasmo paradoxal, espasmo da laringe, edema orofaríngeo, garganta seca, diarreia, prisão de ventre, vômito, estomatite, edema da mucosa oral, rash, prurido, edema angioeneurótico e retenção urinária.

Contraindicações

O brometo de ipratrópio é contraindicado em pessoas com hipersensibilidade conhecida à atropina ou aos seus derivados ou a qualquer dos componentes da fórmula.

Além disso, também não deve ser usado em grávidas ou lactantes sem orientação do médico.

Advertências e Precauções

O brometo de ipratrópio pode causar alergia e broncospasmo paradoxal, por isso, nestes casos deve ser descontinuado.

Além disso, se entrar em contacto com os olhos pode causar complicações oculares.

Pessoas com problemas renais e fibrose cística devem ter cuidado ao usar este medicamento.

Mecanismo de Ação

O brometo de ipratrópio, é um composto com propriedades anticolinérgicas.

Agentes anticolinérgicos previnem o aumento da concentração intracelular de cálcio provocado pela interação da acetilcolina com o receptor muscarínico no músculo liso dos brônquios, causando broncodilatação.

O brometo de ipratrópio é o mesmo que Atrovent?

Sim. O brometo de ipratrópio é a substância ativa do medicamento Atrovent.

Superdosagem

Até o momento não foram observados sintomas específicos de superdose.

Composição

Cada mL, que equivale a 20 gotas da solução para inalação contém:

Brometo de ipratrópio (na forma monoidratada)_______0,25 mg

Excipiente q.s.p __________________________________1 mL

(Excipientes: cloreto de benzalcônio, edetato dissódico dihidratado, cloreto de sódio, ácido clorídrico, água purificada).

Laboratório

.

Dizeres legais:

MS nº: 1.6773.0059 | Farm.Resp.: Dra. Maria Betânia Pereira CRF - SP nº 37.788

Atenção: O Bulário Eletrônico é um espaço informativo, de divulgação das bulas disponibilizadas pelos fabricantes. Não use medicamentos sem o conhecimento do seu médico, pode ser perigoso para a sua saúde. As informações aqui divulgadas não deverão ser utilizadas como substituto de prescrição médica para o tratamento de qualquer doença.

Contra-Indicações

Hipersensibilidade à substância activa, à atropina, derivados da atropina.

Efeitos Indesejáveis/Adversos

Os efeitos secundários mais frequentes (1 a 10 doentes em 100) foram: tosse, dor de garganta e rouquidão, boca seca, diarreia, prisão de ventre, vómitos e dor de cabeça.Os efeitos adversos pouco frequentes (1 a 10 doentes em 1000) foram: batimento cardíaco acelerado, perturbações visuais, exantema cutâneo e outras reacções alérgicas.Os efeitos secundários raros (1 a 10 doentes em 10.000) incluíam: palpitações (batimento descompassado), batimento cardíaco irregular, visão enevoada, mal-estar, dificuldade em urinar e comichão na pele.Outros efeitos secundários que foram relatados em casos individuais incluem perturbações visuais, vertigens, distúrbios do estômago e aperto no peito provocando dificuldade em respirar, os quais podem ocorrer ao tomar este medicamento.

Nalgumas circunstâncias muito raras (menos de 1 doente em 10.000) podem ocorrer uma reacção alérgica grave conhecida como angioedema e anafilaxia – que se reflecte pelo inchaço da face, lábios, língua e garganta.

Advertências

O que é brometo de ipratrópio

Gravidez:A segurança do Brometo de ipratrópio durante a gravidez humana não foi ainda estabelecida, pelo que só deve ser utilizado na gravidez, por indicação médica específica, após cuidadosa análise benefício-risco.

O que é brometo de ipratrópio

Aleitamento:Não se sabe se o Brometo de ipratrópio é excretado no leito materno, pelo que deve ser utilizado com precaução, e apenas por indicação médica específica, em mulheres em fase de lactação.

O que é brometo de ipratrópio

Condução:Não foram estudados os efeitos do Brometo de ipratrópio sobre a capacidade de condução de veículos e utilização de máquinas. No entanto, pode sentir tonturas, perturbações oculares, como visão turva, pelo que deve evitar tarefas perigosas como conduzir ou operar máquinas, durante o tratamento.

Precauções Gerais

Fale com o médico ou farmacêutico antes de tomar Brometo de ipratrópio: - Se tem predisposição para glaucoma de ângulo estreito. - Se sofre de hipertrofia prostática ou obstrução do colo da bexiga. - Se sofre de fibrose quística (pode ter maior predisposição para perturbações da mobilidade gastrointestinal). - Se dirigir, inadvertidamente, uma nebulização de Brometo de ipratrópio para os olhos, podem ocorrer algumas complicações oculares (como midríase, aumento da pressão intraocular, glaucoma de ângulo estreito, dor ocular). - Se tiver sintomas como dor ou desconforto ocular, visão enevoada, halos visuais ou imagens coloridas associados a olhos vermelhos, deve procurar imediatamente um médico especialista. Informe o médico ou farmacêutico se estiver a tomar, tiver tomado recentemente, ou se vier a tomar outros medicamentos.

Medicamentos beta-adrenérgicos e xantínicos podem intensificar o efeito broncodilatador do Brometo de ipratrópio.

Cuidados com a Dieta

Sem informação.

Terapêutica Interrompida

Nunca tome uma dose a dobrar para compensar uma dose que se esqueceu de tomar.Se esqueceu duma inalação, faça-o imediatamente a não ser que esteja quase na altura da próxima.

Neste caso não deve tomar a inalação esquecida, mas sim seguir o regime posológico estabelecido pelo Médico.

Cuidados no Armazenamento

Não conservar acima de 25°C.Conservar as ampolas na embalagem de origem para proteger da luz.Não refrigerar ou congelar.Mantenha todos os medicamentos fora do alcance de crianças e animais de estimação.

Não deite fora quaisquer medicamentos na canalização ou no lixo doméstico. Pergunte ao seu médico, enfermeiro ou farmacêutico como deitar fora os medicamentos que já não utiliza. Estas medidas ajudarão a proteger o ambiente.

Espectro de susceptibilidade e Tolerância Bacteriológica

Sem informação.