O que significa fezes verde

Fezes verdes As fezes verdes são mais comuns quando o intestino está funcionando muito rápido e não tem tempo suficiente para digerir corretamente os sais biliares, como acontece durante situações de estresse, diarreia por infecções bacterianas ou em crises do intestino irritável, por exemplo.

O que fazer se o cocô tiver verde?

Consumo de alimentos verdes O que fazer: caso as fezes verdes estejam relacionadas com o consumo de alimentos verdes, a melhor forma de fazer com que as fezes voltem a sua coloração normal é suspendendo o consumo desses alimentos pelo menos por um tempo.

O que significa diarreia verde?

A diarreia verde é uma condição que pode ocorrer pelo consumo excessivo de vegetais verde-escuros, café ou comidas apimentadas, pois podem ter efeito laxante, diminuindo a absorção de água pelo intestino, o que dá origem à diarreia.

O que significa fezes verde escuro?

A coloração verde escuro das fezes pode ser sinal de alimentação rica em vegetais folhosos verdes ou excesso de ferro, geralmente em pessoas que tomam suplemento desse mineral, como quem tem anemia ou gestantes.

O que deixa o cocô do bebê verde?

A cor verde aparece nas fezes do bebê principalmente na primeira semana de vida ou quando ele é alimentado exclusivamente com leite materno, tendo então uma cor verde clara. No entanto, essa cor também pode ser devido a presença de infecção, mudança do leite, intolerância a algum alimento ou uso de remédios.

O que fazer quando está com diarreia líquida?

5 formas simples de parar a diarreia mais rápido

  1. Ter uma alimentação de fácil digestão. ...
  2. Evitar alimentos ricos em gordura. ...
  3. Ingerir probióticos. ...
  4. Manter-se hidratado. ...
  5. Remédios para a diarreia.

Quando o bebê faz coco verde o que pode ser?

A cor verde aparece nas fezes do bebê principalmente na primeira semana de vida ou quando ele é alimentado exclusivamente com leite materno, tendo então uma cor verde clara. No entanto, essa cor também pode ser devido a presença de infecção, mudança do leite, intolerância a algum alimento ou uso de remédios.

Qual o significado da cor verde?

  • Significado da Cor Verde. O que significa a Cor Verde: A cor verde significa esperança, liberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude. É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

Qual a cor verde da natureza?

  • É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude. O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante. A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente.

Qual é o significado da cor verde de sabre de luz?

  • A cor verde de Sabre de Luz é a segunda cor mais comum que vemos os Jedi utilizarem em suas armas. Em Star Wars, o significado do Sabre de Luz Verde é associado àqueles que valorizam a concordância, a harmonia, são úteis, cooperativos, espirituosos e demonstram boa vontade.

Qual a cor verde do banheiro?

  • A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre. O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local.

Fezes verdes podem indicar que você está com algum problema na digestão, e pode evoluir com diarreia. Qualquer situação que ocasione diarreia, como infecções, uso de antibióticos ou doenças intestinais podem deixar as fezes em coloração verde-clara ou verde-escura.

Além disso, as fezes verdes podem ter como causa a ingestão de grandes quantidades de vegetais verde-escuros, como rúcula, couve, brócolis ou espinafre, consumo de alimentos com corantes azuis ou ainda o uso de suplementos de ferro.

1. Alimentos verde-escuros

Pessoas que consomem muita salada, legumes e verduras de coloração verde-escura, acabam por eliminar parte desse alimento nas fezes, tornando a sua cor mais esverdeada.

Não é sinal de problema na saúde e para resolver, basta reduzir o consumo. São exemplos de alimentos que podem deixar as fezes em tons de verde: o brócolis, espinafre, agrião e couve.

2. Uso de antibióticos

Medicamentos como os antibióticos, atuam eliminando as bactérias do organismo, incluindo as "boas" bactérias da flora intestinal. Por isso, um efeito colateral comum ao seu uso são a diarreia, dores abdominais e a mudança de cor nas fezes, que podem se tornar esverdeadas.

Nesse caso, é importante ingerir bastante água e alimentar-se bem, para evitar a desidratação e a desnutrição, especialmente em crianças. Após o término do tratamento, se a coloração anormal permanecer, procure um médico para avaliação mais detalhada.

Eventualmente, o uso de prebióticos e probióticos podem estar indicados para repor a flora intestinal normal e regularizar a cor das fezes e o trânsito intestinal.

3. Estresse e ansiedade

O distúrbio de humor e estresse, tem ação direta no trato digestivo, resultando em dores de estômago, diarreia ou dores abdominais. A diarreia pode modificar a coloração das fezes deixando-as esverdeadas.

Para aliviar os sintomas, converse com o seu médico de família. Se for necessário, ele pode encaminhar você para acompanhamento com nutricionista e psicólogo.

4. Doenças inflamatórias intestinais

As principais doenças que causam inflamação na mucosa do intestino, e dificuldade no processo de digestão, são a doença de Crohn, as intolerâncias alimentares, síndrome do intestino irritável e doença celíaca.

O tratamento para cada uma dessas doenças é específico, podendo incluir corticoides e imunossupressores. O médico gastroenterologista é o responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos.

5. Infecção intestinal

As doenças infecciosas, como a salmonelose e giardíase, também aumentam os movimentos do intestino e causam inflamação na mucosa intestinal, fatores que aceleram o trânsito e não permitem a quebra dos sais biliares, que saem nas fezes com a coloração própria, em tons de verde-claro ou verde-escuro.

A infecção pode ter como sintomas associados à diarreia, as dores abdominais, falta de apetite, vômitos e febre. O tratamento poderá incluir o uso de antibióticos, na suspeita de infecção, procure um atendimento médico imediatamente.

6. Ferro oral

O uso de ferro oral pode apresentar como efeito colateral a coloração escura ou verde das fezes. O ferro é usado no tratamento de pessoas com anemia por carência desse mineral, durante o tratamento pode haver mudança na coloração das fezes.

Não é um sinal de alarme ou preocupação, porém deve ser informado ao médico que o prescreveu a medicação, para manter acompanhamento e controle adequados.

Por que as fezes ficam verde-claras ou verde-escuras?

Durante o processo de digestão, o fígado secreta a bile, um suco digestivo de coloração amarela-esverdeada que serve para dissolver as gorduras. Se o alimento passar rapidamente pelo intestino, como acontece na diarreia, não há tempo para a bile se degradar por completo, o que pode deixar as fezes verdes.

Embora, a COVID-19, causada pelo vírus SARS-COV2, possa causar diarreia levando ao aparecimento de fezes esverdeadas, não é este um dos sintomas mais comuns ou frequentes.

Por isso, na suspeita de COVID-19 deve-se observar se aparecem outros sintomas mais sugestivos como tosse, febre, dores no corpo ou de cabeça ou desconforto para respirar. Sintomas nasais, dor de garganta ou alterações no olfato ou paladar também podem estar presentes. Na dúvida, o ideal é realizar um teste para o correto diagnóstico.

Há associação entre fezes verde e câncer?

Apresentar fezes verdes isoladamente não está associado a nenhuma forma de câncer em específico.

Tumores que afetam o intestino geralmente causam outros sintomas como alteração no trânsito intestinal, como diarreia, intestino preso, ou ainda sangramento nas fezes. A perda de peso inexplicável também pode ser um indicador de doença maligna.

Caso ainda tenha dúvidas sobre fezes verdes, ou ainda, apresente outros sintomas além da mudança de coloração das fezes consulte o seu médico clínico geral, médico de família para uma avaliação inicial.

Cocô verde em crianças ou adultos, o que pode ser?

Fezes com muco, o que pode ser?

Fezes pretas, o que pode ser?

Fezes brancas: o que pode ser?

Referências:

  • FBG - Federação Brasileira de Gastroenterologia
  • Anna Nowak-Węgrzyn, et al.; Food protein-induced enterocolitis syndrome (FPIES). UpToDate. Apr 10, 2019.
  • Michael Auerbach, et al.; Treatment of iron deficiency anemia in adults. UpToDate. Oct 07, 2020.

Referências bibliográficas