O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

Você está em Ensino fundamental > Água

Na natureza, encontramos diversos tipos de água. Dificilmente a encontramos pura. Isto porque, na água, estão dissolvidas várias outras substâncias. Podemos dizer então que a água é um ótimo solvente, ou seja, dissolve muitas outras substâncias.

Misturas

É formada por duas ou mais substâncias puras.

Mistura Homogênea

É formada por apenas uma fase. Não se consegue diferenciar as substâncias. Exemplo: água + açúcar.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

Mistura Heterogênea

É formada por duas ou mais fases. As substâncias podem ser diferenciadas a olho nu ou com um microscópio. Exemplo: água + óleo.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

Solução

É uma mistura homogênea. As soluções podem ser gasosas, líquidas ou sólidas.

Solução gasosa é uma mistura homogênea formada por gases.
Exemplo: o ar atmosférico (nitrogênio, oxigênio...).

Solução líquida é uma mistura homogênea formada por líquidos.
Exemplo: álcool hidratado (álcool e água).

Solução sólida é uma mistura homogênea formada por sólidos.
Exemplo: ouro comum (ouro e cobre).

Componentes da Solução

As soluções são formadas por solventes e solutos. Solvente é aquilo que dissolve. Geralmente, está em maior quantidade. Soluto é aquilo que é dissolvido. Geralmente está em menos quantidade.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

A água como solvente universal

A água é conhecida como solvente universal porque dissolve quase todas as substâncias que existem na natureza. Há vários tipos de soluções feitas com este solvente.

- água mais açúcar – água solvente/açúcar soluto - vinagre – água solvente/ácido acético soluto - água sanitária – água solvente/hipoclorito de sódio soluto - soro fisiológico – água solvente/cloreto de sódio soluto - água potável – água solvente/sais minerais e gás oxigênio soluto

- água do mar – água solvente/sais minerais soluto

As substâncias que se dissolvem em água são chamadas de Hidrossolúveis. Exemplos: açúcar, álcool, ácido acético.

Importância da água como solvente nos organismos

- Plantas: os sais minerais só são absorvidos do solo pelas raízes das plantas depois que forem dissolvidas em água.

- Sangue: é uma mistura heterogênea. A parte líquida (plasma) é constituída de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Este plasma contém água, onde estão dissolvidas outras substâncias como as vitaminas e a glicose. A água serve como transporte dessas substâncias para o resto do corpo.

- Urina: a água atua como transporte das substâncias ruins que devem ser eliminadas do corpo. Essas substâncias são: ureia e ácido úrico.

Suspensão

O que acontece se você colocar areia num copo com água e depois mexer esta mistura? A areia não se dissolverá na água. Enquanto a mistura está sendo mexida, a areia vai se espalhando pela água. Dizemos que a areia está em suspensão na água. Parando de mexer, rapidamente a areia se separa da água e se deposita no fundo do copo.

Então, suspensão é uma mistura heterogênea, onde um dos componentes é líquido ou gasoso.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?
  
O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

Como referenciar: "Água como solvente" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 25/05/2022 às 00:23. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/ef/agua/p3.php

O soluto e solvente fazem parte de uma solução química. Estes dois componentes será a parte mais importante da mistura homogênea.

Essas misturas químicas são soluções (ou dispersões) homogêneas, e terão sua formação dependente do soluto e solvente. Basicamente, o soluto será a substância a ser dissolvida, enquanto o solvente será a responsável por dissolvê-la.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?
(Imagem: Reprodução)

Coeficiente de Solubilidade

Antes de compreender com a certeza o soluto e solvente, é preciso entender sobre o coeficiente de solubilidade. Esse coeficiente estará diretamente ligado ao limite de um soluto a ser adicionado à mistura.

É chamado de coeficiente de solubilidade toda a quantidade necessária de soluto que sature (ou venha a saturar) a quantidade ideal de solvente determinada pela temperatura.

O coeficiente de solubilidade será inteiramente dependente da temperatura, e variará de acordo com ela. Pode-se, assim, aumentar ou diminuir, de acordo com alterações na temperatura e do dado soluto.

Entendendo soluto e solvente

A diferença entre soluto e solvente é bem simples e prática. Enquanto o solvente será a substância a realizar a dissolução, o soluto será a substância a ser dissolvida.

Essa dissolução (e consequente mistura) de soluto em solvente ocorrerá a partir da interação entre moléculas. O exemplo de solvente mais conhecido é a água, esta apelidada de “solvente universal”.

O apelido se deve ao fato de ela ter a capacidade de dissolução de uma gama de substâncias diferentes.

Soluto

O soluto é a substância dispersora, aquela a ser dissolvida. Assim, ela distribui-se no interior de outra substância, sob forma de pequenas partículas.

Tais partículas do soluto apresentarão o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros). Dessa forma, mesmo com o microscópio mais potente atualmente seria possível assistir mesmo que a maior fase das soluções.

Técnicas físicas não são capazes de separar as misturas entre soluto e solvente. Ou seja, filtração, centrifugação e decantação não são capazes de separar a mistura. Apenas a técnica química da destilação é capaz de separar a solução.

Solvente

O solvente, por outro lado, é apenas a substância dispersante da solução. Ela permitirá a distribuição das moléculas em seu interior.

Exemplos de soluto e solvente

Existem três misturas pontuais para exemplificar soluto e solvente. São elas, assim:

Vinagre

  • Solvente: Água
  • Soluto: Ácido Acético

Soro Fisiológico

  • Solvente: Água
  • Soluto: Cloreto de Sódio

Água e Açúcar

  • Solvente: Água
  • Soluto: Açúcar

Classificação das soluções

  • Solução saturada: soluções que acabaram atingindo limite do coeficiente de solubilidade, podendo apresentar precipitado.
  • Solução Supersaturada: mais soluto dissolvido do que a saturada, apresentando nítido precipitado.
  • Solução insaturada: soluto não atingiu o coeficiente de solubilidade, podendo ser acrescentado mais soluto para atingir equilíbrio.

Referências

SALVADOR, Edgard e USBERCO, João. Química, volume único. 1ª edição, Editora Saraiva, São Paulo-SP, 2006. 672 p.

Como referenciar este conteúdo

Bunde, Mateus. Soluto e Solvente. Todo Estudo. Disponível em: https://www.todoestudo.com.br/quimica/soluto-e-solvente. Acesso em: 12 de May de 2022.

As soluções químicas são misturas ou dispersões homogêneas. A sua formação depende de dois constituintes principais, o soluto e o solvente.

O soluto, que é considerado o dispersor, pode ser definido como a substância dissolvida, ou seja, a que se distribui no interior de outra substância na forma de pequenas partículas. Essas partículas devem apresentar o diâmetro de até 1 nanômetro (1nm = 10-9 metros), o que significa que, mesmo com um ultramicroscópio, somente uma única fase ao longo de toda a solução é vista.

Além disso, em razão do tamanho das partículas dispersas, essas misturas não podem ser separadas por meio de técnicas físicas, como a filtração, a decantação e a centrifugação, mas somente por meio de técnicas químicas, como a destilação. Assim, as partículas não se sedimentam com o passar do tempo, mas ficam suspensas ao longo de toda a sua extensão.

O solvente é a substância chamada de dispersante, ou seja, é a que permite que o soluto distribua-se em seu interior.

Exemplos de solutos e solventes

Um exemplo de solução bem simples que ajuda na compreensão do papel do soluto e do solvente é uma mistura de água e sal. Quando o sal está separado, nós visualizamos seus cristais, mas, ao adicioná-lo à água, ele “some”, ou seja, distribui-se na água. Suas estruturas são separadas e ficam de um tamanho tão pequeno que não é possível visualizá-las. Desse modo, concluímos que o sal é o soluto, e a água é o solvente.

A água é chamada, muitas vezes, de solvente universal, pois uma grande quantidade de substâncias dissolve-se nela, mas nem sempre ela é o solvente. A gasolina usada atualmente, por exemplo, contém cerca de 25% de etanol (álcool) dissolvido nela, ou seja, nesse caso, o soluto é o álcool e o solvente é a gasolina. Esse fato também evidencia que geralmente o solvente está em maior quantidade que o soluto, apesar disso não ser uma regra geral.

Além disso, os solutos que se dissolvem na água são polares, assim como a água. Por outro lado, os solutos apolares dissolvem-se apenas em solventes apolares. Essa é uma regra conhecida como “semelhante dissolve semelhante”. É por isso que o óleo (apolar) não se dissolve na água (polar).

Classificações das soluções quanto ao tipo de soluto dissolvido

Dependendo do tipo de soluto que está dissolvido no solvente, a solução formada pode ser eletrolítica (conduz corrente elétrica) ou não eletrolítica (não conduz corrente elétrica).

a) Solução eletrolítica

A solução eletrolítica também é chamada de solução iônica porque apresenta íons (espécies químicas com cargas elétricas que são responsáveis por conduzir corrente elétrica). Para formar esse tipo de solução, o soluto pode ser iônico, isto é, formado por íons, ou molecular e sofrer ionização.

Um exemplo de soluto iônico é o sal de cozinha (NaCl). Ao ser colocado na água, ele tem o seu ânion Cl- atraído pela parte positiva da água (H+), enquanto seu cátion Na+ é atraído pela parte negativa da água (oxigênio). Após essa separação, esses íons ficam dispersos, o que configura o fenômeno chamado de dissociação iônica.

O vinagre e uma solução de ácido acético dissolvido em água. o que é o soluto e o que é o solvente?

Dissociação iônica do sal na água

Um exemplo de soluto molecular é o HCl, cuja fórmula é formada por uma ligação covalente ou por um compartilhamento de um par de elétrons entre o H e o Cl, o que significa que não há íons. Todavia, ao entrar em contato com a água, ele reage e forma os íons H+ e Cl-.

b) Solução não eletrolítica

No entanto, vale ressaltar que as soluções não eletrolíticas ou moleculares são formadas unicamente pela dissolução de solutos moleculares que não reagem com a água.

É o caso do açúcar (sacarose – C12H22O11) quando dissolvido em água. Inicialmente os seus cristais estão muito agrupados, mas, em água, eles separam-se até ficarem imperceptíveis. Porém, suas moléculas não se rompem e continuam sendo C12H22O11. Como não há íons, a solução não conduz eletricidade.
Uma solução não precisa necessariamente possuir somente um soluto, mas podem haver vários solutos dispersos em um único solvente. Um exemplo é a água mineral, que possui diversos sais dissolvidos nela.

Por Jennifer Fogaça
Graduada em Química