Onde validar cartao de estudante

REDE PARTICULAR, FACULDADES E UNIVERSIDADES

– Original da Certidão de Nascimento (para alunos menores de 10 anos) – Original da Carteira de Identidade (para alunos com 10 anos ou mais) – Comprovante de Matrícula do semestre corrente (alunos UFBA, IFBA e UNEB)

– Comprovante de Pagamento ou de Matrícula atualizados ou Atestado de Frequência (Rede Particular)

REDE PÚBLICA (ESTADUAL E MUNICIPAL)

– Original da Certidão de Nascimento (para alunos menores de 10 anos) – Original da Carteira de Identidade (para alunos com 10 anos ou mais)

– Comprovante de Matrícula

Alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Técnico e Profissionalizante, Ensino Superior e Tecnológico, na Rede Pública Municipal, Estadual e Federal ou na Rede Privada de Ensino, cujos cursos sejam devidamente autorizados e oficialmente reconhecidos pelas autoridades competentes.

A comprovação da matrícula é realizada pela Unidade de Ensino, mediante o envio dos dados cadastrais do aluno à SPTrans. Antes de solicitar o Bilhete Único, informe a secretaria da sua escola o interesse no benefício.

A instituição de ensino frequentada pelo estudante deverá localizar-se a uma distância não inferior a um quilômetro da residência do aluno, e desde que exista ligação de transporte coletivo público entre estes pontos.

Após comprovada a residência e a matrícula, têm direito ao benefício escolar por meio do uso de Bilhete Único, os estudantes residentes na capital e matriculados em cursos sediados na Região Metropolitana de São Paulo, além dos estudantes que moram na Região Metropolitana de São Paulo e matriculados em cursos sediados na capital. Também têm direto ao benefício aqueles residentes nas cidades de Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Jundiaí matriculados em cursos sediados na capital, bem como os residentes na capital e matriculados em cursos sediados naquelas cidades.

Anualmente, será cobrado o valor de 7 tarifas para emissão da 1ª via ou revalidação do cartão utilizado no ano anterior.

No caso de revalidação, não haverá emissão de um novo cartão. O estudante poderá aplicar o selo do ano vigente em um dos Postos de atendimento.

Solicitar

  • Informe a sua Unidade de Ensino que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante no ano vigente.
  • Após a Unidade de Ensino enviar os seus dados de matrícula à SPTrans, você já pode solicitar o benefício. Acompanhe;
São duas opções de solicitação:
  1. Revalidar o cartão atual

    Caso já possua um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), você poderá revalidá-lo, por sua inteira responsabilidade, desde que ele esteja em perfeito estado de funcionamento e conservação, sem trincas ou envergaduras e com a foto e numeração, impressas na parte frontal, legíveis. Após completar o procedimento, o benefício estará disponível para recarga e uso no cartão.

  2. Solicitar um novo bilhete
    1. Primeira via

      Caso não tenha um Bilhete Único de Estudante ativo, utilizado em ano(s) anterior(es), solicite a emissão do cartão. Após completar o procedimento, ele será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o bilhete pelo site e realizar a recarga.

    2. Substituição

      Se você já possui um Bilhete Único de Estudante, mas deseja substituí-lo por uma nova via, basta selecionar a opção correspondente em sua solicitação. Você poderá usar seu benefício apenas quando receber seu novo bilhete, que será enviado em até 7 dias úteis ao endereço escolhido. Para utilizar o benefício, basta desbloquear o cartão pelo site e realizar a recarga. Ao desbloquear o novo cartão, o bilhete substituído será cancelado.
      Obs: Caso exista saldo no cartão substituído, os créditos serão disponibilizados para transferência no novo Bilhete Único de Estudante, no prazo de 72 horas, contadas a partir do desbloqueio do novo cartão. Para isso, basta encostar o novo cartão em um equipamento de recarga.

  3. Atenção: nos dois casos, seja para receber um novo cartão ou para revalidar um cartão usado, será cobrado R$ 30,80, valor correspondente a 7 tarifas de ônibus vigentes.

    Acompanhar ou realizar o pedido
    Agora que você já conhece as opções, acesse o site para realizar ou acompanhar o seu pedido: sptrans.dne.com.br

Como verificar o Documento do Estudante (DNE):Realizando a consulta do QR-Code ou pelo código de uso do Documento do Estudante individualmente, assim possibilitando a verificação imediata das informações que consta no documento do estudantes Segue as seguintes características do Documento do Estudantes (DNE):Cartão do tipo PVCFundo de tramas com efeito anti – scannerImpressões de textos em microletras (Opcional)Tinta sensível à luz ultravioleta e infravermelha (opcional)

Podendo a carteira de identificação estudantil ter 50% (cinquenta por cento) de características locais.

Com o retorno das aulas presenciais, os estudantes podem voltar a utilizar o benefício do Passe Livre Estudantil para usar o transporte público de forma gratuita. Para isso, é necessário que os alunos validem o cartão nos ônibus.

De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), o estudante precisa aproximar o cartão do validador duas vezes: na primeira vez, as informações serão atualizadas; e, na segunda, será liberada a catraca.

Para os casos em que o cartão foi extraviado ou danificado, é preciso solicitar o bloqueio. Basta ligar para a Central de Atendimento (61) 3120-9500, ou acessar o site nesse link, ou comparecer a um dos postos de atendimento do BRB Mobilidade.

Mais sobre o assunto
1/2Apenas alunos que mudaram de instituição precisarão fazer novo cadastro É preciso passar o cartão duas vezes para ele validar

Feito o bloqueio, é preciso fazer o pagamento da taxa da 2ª via, no valor de R$ 5,40, com o CPF do aluno identificado. O pagamento pode ser realizado em qualquer agência ou loja de conveniência do BRB. O próximo passo é solicitar a 2ª via do cartão por meio do aplicativo do BRB Mobilidade ou no site, na aba 2ª via. A retirada do novo cartão deve ser feita em um dos postos de atendimento.

Cadastro

Apenas os estudantes que mudaram de centro de ensino precisam fazer a atualização no cadastro do Passe Livre Estudantil. Para isso, é necessário entrar no aplicativo do BRB Mobilidade ou da plataforma e anexar uma nova declaração de escolaridade atualizada, com emissão de até 30 dias.

Quem mudou de endereço é preciso anexar um comprovante de endereço do DF atualizado, com emissão de até 90 dias. E, se o estudante precisar mais do que 54 acessos por mês, é possível solicitar na mesma plataforma.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre o Distrito Federal por meio do WhatsApp do Metrópoles DF: (61) 9119-8884.