Por que montar arvore de natal

Por que montar arvore de natal
A árvore de Natal representa a vida. Sendo o pinheiro escolhido porque mesmo durante o inverno rigoroso, ele se mantém verde e não perde sua folhagem. . Crédito: Freepik

Por que montar arvore de natal
A presença do menino Jesus no estábulo demonstra a grandeza de Deus marcada pela simplicidade e fragilidade de uma criança. Crédito: Pixabay

Quando montar e desmontar a árvore de Natal

Por que montar arvore de natal
Na Inglaterra a árvore de Natal é montada entre 22 e 24 de dezembro. Crédito: Pixabay

A Gazeta integra o

Por que montar arvore de natal
Saiba mais

A Gazeta deseja enviar alertas sobre as principais notícias do Espírito Santo.

Para melhorar a sua navegação, A Gazeta utiliza cookies e tecnologias semelhantes como explicado em nossa Politica de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com tais condições.

O Natal é marcado por diversos símbolos, como o Papai Noel, os presépios e as luzes que iluminam e enfeitam as cidades. Uma das representações mais importantes desse período são as árvores de Natal, produzidas nos mais variados tamanhos e enfeitadas com diferentes adornos. Leia este texto e conheça um pouco da história desse símbolo natalino.

Origem da árvore de Natal

Apesar da polêmica sobre a origem da árvore de Natal, sabe-se que esse símbolo foi herdado de religiões pagãs da antiguidade. Os romanos, por exemplo, durante a Saturnália, festival em homenagem ao deus Saturno, usavam árvores para enfeitar os templos. Já os egípcios usavam palmeiras durante os rituais de adoração a Rá, o deus Sol.

Para muitas culturas antigas, as árvores que ficavam verdes durante todo o ano, chamadas de perenifólias, eram símbolos de prosperidade. Nos povos que habitavam locais de inverno rígido, essas árvores eram marcantes, pois permaneciam verdes mesmo durante o inverno.

Assim, a ideia de colocar árvores com folhas permanentemente verdes dentro de casa passou a ser associada à ideia de garantia de fertilidade. Com o passar do tempo e à medida que a Europa era cristianizada, a árvore como símbolo pagão foi aos poucos integrada aos costumes cristãos.

Acesse também: Conheça mais a respeito da religião praticada pelos vikings

Um relato em particular pode ser a chave para entender essa transição da árvore como símbolo pagão até tornar-se um símbolo cristão. Essa história envolve São Bonifácio, bispo saxão que promoveu a cristianização de alguns povos da Germânia durante o século VIII d.C.

Alguns povos germânicos acreditavam nos deuses que formam a mitologia nórdica. Um dos deuses mais importantes, principalmente entre os camponeses, era Thor, que, além de ser o deus do trovão, simbolizava o carvalho. Segundo a história, São Bonifácio encontrou alguns germânicos realizando sacrifícios em um carvalho. Para convertê-los, São Bonifácio derrubou a árvore e mostrou às pessoas que nada havia acontecido com ele. Assim, aproveitou a oportunidade para convertê-las ao cristianismo.

Embora essa história explique o possível momento em que as árvores passaram a ser utilizadas como um símbolo cristão, muitos historiadores reforçam que a árvore de Natal foi um símbolo oriundo das tradições nórdicas e germânicas. O historiador Johnni Langer, por exemplo, afirma que a árvore de Natal moderna é originária do Jól (Yule), festival que ocorria no solstício de inverno na Escandinávia|1|.

Durante esse ritual, o Julgran, o pinheiro do jul, era usado como forma de decoração. Esse símbolo fazia menção direta a um elemento da visão de mundo dos nórdicos: a Yggdrasil, a gigantesca árvore cósmica que sustentava o Universo e os nove mundos. Essa árvore simbolizava a vida e a fertilidade para os nórdicos.

O surgimento da árvore de Natal moderna é alvo de controvérsia. Existem aqueles que falam que ela surgiu em Talinn (atual Estônia) em 1441, enquanto outros falam que ela surgiu em Riga (atual Letônia) em 1510. Há ainda quem fale que ela surgiu em Bremen (atual Alemanha) em algum momento do século XVI. Apesar de haver debates a respeito do local exato ao qual a árvore de Natal moderna remonta, os historiadores sabem que suas origens estão ligadas com tradições medievais relacionadas às culturas pagãs.

As árvores de Natal modernas foram inseridas no interior das residências ao longo do século XVI e eram decoradas com maçãs e nozes. Tornaram-se popular somente no século XIX por conta da rainha Vitória e do Príncipe Albert, do Reino Unido. Como a mãe da rainha Vitória era alemã, a tradição de decorar árvores de Natal passou a ser realizada também na Inglaterra. Isso fez com que o símbolo se popularizasse no Reino Unido e se espalhasse por outras partes do mundo.

Acesse também: Conheça a história e as influências modernas sobre uma importante comemoração cristã

Por que montar arvore de natal

As bolas de Natal começaram a ser produzidas no século XIX por um vidraceiro alemão. Antes, usava-se maçãs e nozes para enfeitar as árvores.

As bolas que enfeitam as árvores de Natal foram criadas em 1847 por um soprador de vidro de Lauscha, na Alemanha. Esse enfeite passou, então, a ser produzido de diferentes formas e tamanhos|2|. Com o tempo, outros enfeites foram acrescentados na decoração da árvore de Natal. Um deles é a estrela, que simboliza a estrela de Belém, uma referência, entre os cristãos, ao nascimento de Jesus.

|1| LANGER, Johnni. Jól. In.: LANGER, Johnni (org.). Dicionário de Mitologia Nódica: símbolos, mitos e ritos. São Paulo: Hedra, 2015, p. 270.
|2| A história das bolas da árvore de Natal. Para acessar, clique aqui.

Por que montar arvore de natal
Quando montar a árvore de Natal em 2021 (Foto: Pixabay)

Se você também é do tipo de pessoa que, quando chega essa época do ano, já começa a pensar sem parar no Natal que está chegando, essa matéria é para você. Todos sabem o quanto essa data é especial, especialmente depois de tempos tão difíceis como o que vivemos desde o ano passado. O desejo de se reunir com toda a família com certeza ficou maior ainda e, para isso, deixar a casa no clima natalino é parte super importante. Mas você sabe qual o dia certo para montar a árvore de Natal?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia mais

De acordo com a tradição cristã, a árvore deve sempre ser montada no primeiro domingo do Advento. No calendário religioso, esse período compreende as quatro semanas que antecedem o Natal e representa a preparação para o nascimento de Jesus Cristo. Portanto, em 2021, essa data é dia 28 de novembro.

Por que montar arvore de natal
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Tradições de Natal

Cada país segue suas tradições, e não é diferente com relação à montagem da árvore de Natal. Para se ter uma ideia, nos Estados Unidos, aconselha-se que a montagem seja realizada no Dia de Ação de Graças, feriado celebrado por lá toda quarta quinta-feira do mês de novembro. Já em Portugal e Itália, por exemplo, 8 de dezembro é conhecido como o dia oficial para início da decoração de Natal, data em que se comemora o Dia da Imaculada Conceição.

E quando desmontar?

Agora, com relação à desmontagem da árvore natalina, a data não se altera ano a ano. A mesma tradição diz que ela e todos os demais enfeites de Natal devem ser guardados em 6 de janeiro, quando se comemora o Dia de Reis. Foi nessa data que os três Reis Magos conheceram o menino Jesus e lhe entregaram presentes.

Por que montar arvore de natal
(Foto: Getty Images)

Presépio

Se, além de árvores, guirlandas, meias, gorros de Papai Noel e demais enfeites natalinos, você também tem o costume de montar um pequeno presépio em casa, é importante saber que também existe um cronograma definido para que isso seja feito. A tradição diz que ele deve ser montado aos poucos, domingo a domingo, a partir do dia 28 de novembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia mais
Por que montar arvore de natal
(Foto: Reprodução/Pinterest)

Gruta, manjedoura, animais, anjo, estrela, pastores, Reis Magos, Maria e José são os itens mais comuns e que devem ser adicionados gradualmente, nesta ordem. Por fim, na noite do dia 24 de dezembro, é quando o menino Jesus deve passar a fazer parte do presépio, celebrando seu nascimento.