Por que nos dias quentes quando suamos muito urinamos pouco

Por que nos dias quentes quando suamos muito urinamos pouco

“Adoro o Diário de Biologia, acho que já consegui ler todos os posts. Agora uma coisa eu não encontrei: Por que fazemos mais xixi quando tá fazendo frio?” Léo Dalmas

Obrigada por sua fidelidade com o meu trabalho, Léo. Bem, é fácil entender sua dúvida. Pense comigo: nos dias frios suamos muito menos do que em dias quentes. Além de eliminar resíduos, transpirar é principalmente uma forma de resfriar nosso corpo, mas para isso o organismo utiliza a água acumulada nas nossas células através da hidratação que fazemos durante o dia. Por isso, temos muito mais sede no calor, o corpo obviamente precisa de muita água e como eliminamos líquidos no suor, o xixi acaba sendo menos frequente.

Nos dias frios, nossos vasos sanguíneos diminuem o calibre (vasoconstricção) o que consequentemente reduz o suor, os hormônios que controlam a saída de líquidos pelos rins diminuem sua atividade e há um aumento no metabolismo do organismo, sentimos mais fome e comemos mais. Com isso, o corpo produz mais resíduos a serem eliminados pela urina, uma vez que, no frio, não eliminamos quase nada pelo suor.

Normalmente, uma pessoa saudável, urina até 1,5 litro por dia, no frio essa quantidade pode até dobrar. Mas é preciso entender que a quantidade de líquido que a pessoa ingere influencia diretamente na quantidade de urina produzida. Assim, a situação pode variar de pessoa para pessoa.

Por que nos dias quentes quando suamos muito urinamos pouco
Urinamos mais nos dias frios, principalmente porque suamos menos! foto: Reprodução/viliv

FONTE

Legenda da foto,

A frequência com que urinamos depende, em grande medida, de quanto e de qual tipo de líquido ingerimos

É muito difícil definir quantas idas diárias ao banheiro podem ser consideradas normais. Isso porque nossa vontade de fazer xixi depende em grande medida de quanto líquido bebemos, que tipo de bebida é essa, se tomamos alguma medicação e o quanto transpiramos.

Apesar disso, uma medida bastante aceita é de até sete vezes ao longo do dia e uma vez à noite, como explica à BBC News Mundo Blanca Madurga, especialista da Unidade de Urologia Funcional, Feminina e Urodinâmica do Hospital Universitário Puerta del Mar, na Espanha.

Mas, para além do número de idas ao banheiro, uma pergunta persiste: por que, quando está frio, costumamos urinar mais que nos dias de calor?

Esse fenômeno não apenas é normal, como também ocorre com todas as pessoas, independentemente da frequência com que façam xixi.

Em linhas gerais, a explicação é bastante simples. "Quando faz frio, nosso corpo não está tão dilatado quanto no verão - algo muito fácil de comprovar, se observarmos nossos pés ou nossas mãos - e esse inchaço acontece porque há uma retenção de líquidos", explica Madurga.

"No inverno, como estamos mais contraídos, essa retenção de líquidos é menor e, por isso, produzimos mais urina do que no verão, quando também perdemos líquido por meio do suor", acrescenta.

O que acontece durante o inverno, quando nos expomos a temperaturas baixas, é a chamada diurese do frio ou diurese induzida pelo frio.

Legenda da foto,

Se for fazer exercício ao ar livre quando o tempo estiver gelado, prepare-se...

Quando as temperaturas caem, os vasos sanguíneos do nosso corpo se contraem para concentrar a maior quantidade possível de fluxo sanguíneo ao redor de nossos órgãos vitais, que ficam longe da pele.

Por esse motivo, sentimos frio nas mãos, nos pés, no nariz e em outras extremidades.

Quando os vasos se contraem, isso significa que o sangue - que existe na mesma quantidade - tem menos espaço para circular, fazendo subir a pressão sanguínea.

É nesse momento que entra em ação a diurese: as células arteriais nos rins percebem um aumento da pressão e enviam um sinal para que os rins eliminem líquidos que não são necessários e, assim, regular a pressão arterial.

Com isso, acabamos urinando mais.

Legenda da foto,

O Serviço Nacional de Saúde britânico recomenda idas ao banheiro quando a bexiga está cheia e não 'por via das dúvidas'

Essa descrição diz respeito, entretanto, a casos em que a bexiga está saudável. Mas podem existir outras situações, em que exista "uma patologia de base que seja uma bexiga hiperativa - uma bexiga que produz uma vontade de urinar urgente", diz a uróloga.

"Isso pode ser gerado por uma contração involuntária do músculo que rodeia a bexiga, que se ativa quando ingerimos líquido ou com o frio em geral."

Madurga explica que, ainda que urinemos mais no inverno, não é necessário tomar mais líquido por isso.

O recomendável segue sendo "entre dois e dois litros e meio por dia", destaca a médica.

Tão importante quanto manter bons hábitos de hidratação é cuidar da nossa bexiga, como explica um material informativo do Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS, na sigla em inglês), que recomenda uma série de medidas simples para manter uma bexiga sadia.

Uma das sugestões é evitar o hábito de ir ao banheiro "por via das dúvidas", já que isso faz com que nossa bexiga tenha menor capacidade.

"Vá ao banheiro quando a bexiga estiver cheia e sentir que precisa ir", diz o texto. Mas o material esclarece ainda que não há problema em esvaziar a bexiga antes de ir dormir.

Outra recomendação é dedicar o tempo necessário ao momento de urinar, para dar à bexiga a oportunidade de se esvaziar por completo.

"Urinar às pressas pode fazer com que a sua bexiga não se esvazie por completo e aumentar o risco de infecções urinárias."

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 1

Pule YouTube post, 2Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 2

Pule YouTube post, 3Legenda do vídeo, Alerta: Conteúdo de terceiros pode conter publicidade

Final de YouTube post, 3

Conteúdo não disponível

  • {{promo.headlines.shortHeadline}}

  • Os dias quentes estão cada vez mais presentes, e a data oficial do verão ainda nem chegou. Enquanto alguns não sofrem com dias assim, outro, porém, acabam tendo reações desagradáveis no corpo, por conta dos dias quentes. Separamos algumas dessas, para que você entenda um pouco mais o seu corpo, nesses dias quentes que estão chegando.

    Por que nos dias quentes quando suamos muito urinamos pouco

    Dor de cabeça

    Isso não pode ser considerado comum, é preciso observar se o corpo está sendo exposto de maneira constante a altas temperaturas. Quando você faz esse tipo de exposição exagerada ao seu corpo, ele reage, querendo deixa-lo na temperatura normal e estável. Mas existe solução sim, você precisa manter o corpo, em uma temperatura pelo menos agradável nos dias quentes. E para isso é preciso que você possa ingerir muito liquido, de preferencia pela água, porque ela é fundamental para o corpo. E ainda poderá optar por sucos naturais de frutas, principalmente aqueles que sejam feitos com frutas que refrescam. Você ainda poderá esfriar o corpo, tomando um banho de morno para frio. Mas se for o caso, da dor ser algo muito constante é preciso consultar um médico.

    Possível queda na pressão

    Como os dias de verão, são costumeiros mais quentes, a dilatação do sistema circulatório acaba sendo maior. E com isso, pode ocorrer diminuição na pressão dos vasos sanguíneos. Isso tudo misturado, causa normalmente a queda na pressão, o que vai acabar deixando a pessoa indisposta e cansada, mesmo em dias que nem fazemos nada. Esse cansaço ocorre justamente por conta do tempo quente. Para evitar a queda brusca de pressão nos dias quentes, é preciso ter uma alimentação balanceada, ingerindo alimentos que contenham água, como frutas e legumes. Assim como o consumo de líquidos é essencial.

    Suar demais

    Não existe uma pessoa que não tenha percebido que o suor aumenta em dias quentes. Isso é um fato comprovado por todos nós, principalmente em áreas que são propicias para isso. O aumento do suor pode aumentar no verão, justamente porque o corpo, tenta manter a temperatura normal e agradável do corpo, dessa forma poderá aumentar a produção de líquidos, o que acaba gerando o suor. Além de termos o corpo mais suado, por vezes a pele acaba ficando mais oleosa também, no verão. A oleosidade e o suor, são naturais nessa época do ano, mas é preciso um pequeno alerta: mantenha o corpo, e as roupas sempre muito bem limpos, assim você evita o acumulo de bactérias, que essas sim, podem causar problemas e mau cheiro. Então, higiene é fundamental, sempre! Além disso, nas axilas o uso de desodorante é algo que não pode ser esquecido. Se for necessário, reponha ele durante o dia. E para que as roupas ajudem você a controlar o suor, é preciso escolher aqueles que sejam de algodão e de preferencia em cores claras.

    Por que nos dias quentes quando suamos muito urinamos pouco

    Urinamos menos, apenas de tomarmos mais água

    Enquanto no frio, tudo que tomamos, vira urina, no calor não é assim que funciona, porque acabamos eliminando os líquidos que ingerimos, inclusive no suor, e por isso, acabamos indo menos ao banheiro. Mas isso não quer dizer que você deve diminuir a quantidade de liquido que toma durante o dia, bem pelo contrario, é muito importante que você mantenha o corpo hidratado por líquidos, porque assim evita uma desidratação.

    Aumento das cãibras

    Isso poderá ocorrer, pelo mesmo caso, de estarmos com o corpo, desidratado. Justamente porque perdemos muito mais líquidos em dias quentes, pelo suor. O ideal é que você mantenha o corpo preparado, para que as temíveis cãibras não apareçam, e a melhor forma de fazer isso é fazer exercícios de forma regular, além disso, alongar é uma ótima pedida, e ajuda muito em casos assim, e o principal, mantenha o corpo hidratado, beba muita água.

    Cansaço em excesso

    Justamente porque o corpo precisa tentar manter a temperatura normal do corpo, a frequência cardíaca poderá aumentar, assim como a circulação periférica. Isso vai fazer com que você gaste muito mais energia do que está acostumada, levando aquela sensação já tão conhecida, de um cansaço extremo. Além disso, estar cansada demais poderá estar diretamente ligado ao fato de você poder estar com uma insolação, ela ocorre quando você faz o seu corpo, ser exposto por muito tempo ao sol.

    Corpo inchado

    Esse fato ocorre normalmente nas mãos e pés, por conta do fluxo sanguíneo, além da queda de pressão arterial. Isso poderá causar uma concentração excessiva de líquidos nas áreas já citadas do corpo. Para evitar que o corpo fique inchado, você poderá alongar, e para os casos que são mais complexos, e que o corpo fica realmente muito inchado, é ideal que você use meias compressivas, mas isso só poderá ser feito, se o médico indicar.

    Saiba que é natural, algumas pessoas sentirem-se realmente mal em dias quentes, por isso, não ache que você é a única nesse universo, que está tendo esses sintomas. É natural, porque nosso corpo, está acostumado com outro tipo de temperatura. Por isso, o melhor é poder cuidar-se todos os dias, assim você evita que os desconfortos do verão apareçam para você. Mantenha a saúde em dia, assim você poderá estar livre desses pequenos probleminhas, que tanto incomodam a vida, justamente porque quando não estamos nos sentindo muito bem, parece que o resto do dia todo ficará ruim.

    Se for o caso, dos problemas serem mais graves, é importante consultar um médico, porque algumas pessoas, precisam inclusive tomar alguns tipos de remédios, e até mesmo fazer tratamentos mais profundos, para não sofrer tanto em dias, que são quentes.

    Você pode aproveitar o melhor do verão, sem precisar ficar escondida em casa, no ar condicionado. Precisamos nos adaptar, e nosso corpo também. Poderá levar alguns dias, mas nada podemos fazer para mudar o calor, apenas nos prevenir e cuidar do nosso corpo. Assim, não teremos mais esse sofrimento incomodativo para nossas vidas. Pense em soluções praticas e que sejam naturais, antes de tomar muitos remédios em casa, e permita-se descansar, porque o seu corpo precisa de um descanso de vez em quando.