A expansão da economia do café para o Oeste paulista, na segunda metade do século

Questão 01 sobre a Economia Cafeeira no Brasil: UFMG. Após a Revolução Praieira de 1848 em Pernambuco, o reinado de D. Pedro II foi marcado por uma paz que se prolongou por algumas décadas.

Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o Segundo Império no Brasil, exceto:
a) a Conciliação, ao amenizar as lutas partidárias, funcionou como fator importante na contenção da idéia republicana.

b) D. Pedro II impôs-se como imperador não tanto por sua seriedade e moral impecáveis, mas pelo fato de a elite latifundiária e escravista considerar a monarquia como poderoso fator de estabilidade.

c) o Brasil permaneceu isolado do resto da América, não só na forma de governo, mas também econo­micamente, ao desprezar os países latino-ameri­canos e permanecer voltado para o Atlântico.

d) o crescimento da produção cafeeira e a Era Mauá dinamizaram a economia nacional, a qual criou bases internas sólidas e deixou de depender do mercado externo.

e) o fortalecimento do governo central garantiu a repressão às idéias republicanas da esquerda liberal no período das Regências.


Questão 02. UFTM-MG. Observe os dados da tabela:

A expansão da economia do café para o Oeste paulista, na segunda metade do século

Os fatores que favoreceram a situação apresentada na tabela foram:
a) a abolição do tráfico negreiro e a doação de mini­fúndios com a Lei de Terras.
b) a crise do escravismo e a expansão da lavoura cafeeira no Sudeste.
c) o apogeu do extrativismo da borracha na Amazônia e o fim da escravidão.
d) a consolidação da industrialização brasileira e problemas na Europa.
e) a necessidade de ocupar regiões no Sudeste e o sucesso do sistema de parceria.


Questão 03. UFRN. O crescimento da produção cafeeira alterou a socieda­de brasileira do século XIX, sem modificar a estrutura econômica herdada do Período Colonial. Justifique essa afirmativa, ressaltando as alterações ocorridas e os elementos estruturais que permaneceram.


Questão 04 sobre a Economia Cafeeira no Brasil: Mackenzie-SP. Considere as seguintes afirmações.

I. A atividade mineradora exigiu, durante o século XVIII em Minas, grande quantidade de trabalha­dores escravos. Com a expansão cafeeira, no início do século XIX, o excedente de mão-de-obra deixado pela decadente economia mineira pôde suplementar a carência de braços na lavoura.

II. Além de seu valor como mão-de-obra e como mercadoria, o escravo representava para seus senhores, nos séculos coloniais, a oportunidade de distinção social e autoridade política, segundo a mentalidade senhorial da época.

III. A desagregação do sistema escravista em escala mundial, no século XIX, ocasionou, no Brasil, por um lado, o aumento da pressão da diplomacia britânica pela cessação do tráfico, e, por outro, a difusão interna de ideais abolicionistas e republicanos.

Assinale:
a) se apenas I é correta.
b) se apenas II é correta.
c) se apenas III é correta.
d) se apenas I e II são corretas.
e) se I, II e III são corretas.


Questão 05. UFJF-MG. No que diz respeito à abolição da escravatura, o Bra­sil passou por um lento processo de mudanças que culminou com a Lei Áurea, em 1888. Acerca desse processo, assinale a alternativa incorreta:

a) A Lei do Ventre Livre, defendida majoritariamente por deputados das principais províncias cafeeiras, proporcionava a liberdade somente aos filhos dos escravos nascidos no Brasil.

b) O movimento abolicionista cresceu nas zonas urbanas como também as pressões escravas, através de fugas e rebeliões.

c) A Lei dos Sexagenários, que concedeu liberdade aos escravos com mais de 60 anos, teve alcance pouco significativo, podendo ser avaliada como uma concessão para frear o movimento abolicionista.

d) a Lei Eusébio de Queirós, que extinguiu o tráfico negreiro, resultou, sobretudo, das pressões ingle­sas, da necessidade de expansão dos mercados consumidores e da preocupação com a defesa dos direitos humanos.


Questão 06 sobre a Economia Cafeeira no Brasil: (UNESP). A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como:

a. o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.
b. a diversificação econômica e o avanço do processo de urbanização.
c. a divisão dos latifúndios no Vale do Paraíba e a crise da economia paulista.
d. o fim da república oligárquica e o crescimento do movimento camponês.
e. a adoção do sufrágio universal nas eleições federais e a centralização do poder.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas das questões sobre A Economia Cafeeira no Brasil:

01. D;

02. B;

03. O emprego da mão-de-obra imigrante em substituição ao trabalho escravo e a ligação dos barões do café, sobretudo no oeste paulista, à vida urbana, são características das alterações da sociedade.
A manutenção da agroexportação, privilegiando um produto, evidencia a herança do período colonial, no que se refere à economia.

04. E;

05. A;

06. B

Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína

Como foi a expansão do café para o Oeste Paulista?

(UNESP) A expansão da economia do café para o Oeste Paulista, na segunda metade do século XIX, e a grande imigração para a lavoura de café trouxeram modificações na história do Brasil, como: o fortalecimento da economia de subsistência e a manutenção da escravidão.

Quais os fatores que impulsionaram a expansão do café para o Oeste Paulista?

Terras esgotadas, erodidas, a escassez de mão-de-obra escrava, a dificuldade na incorporação de novas áreas, entre outras razões, explicam tal declínio. Se por um lado isto ocorria naquela região, por outro o café entrava em expansão em uma nova área chamada de Oeste Paulista.

Como ocorreu a expansão do café?

Enquanto na Europa e nos Estados Unidos o consumo da bebida crescia extraordinariamente, exigindo o constante aumento da produção, o café saltou para o Rio de Janeiro, onde começou a ser plantado em 1781 por João Alberto de Castello Branco. Tinha início, assim, um novo ciclo econômico na história do país.

Como ocorreu a expansão cafeeira no Segundo Reinado?

A partir da década de 1830, o café transformou-se no motor da economia do Segundo Reinado. As primeiras mudas de café foram plantadas no norte do país, na segunda metade do século XIX. Mas nessa região não havia solo e clima propício para a produção do café em larga escala.