Como a expansão grega contribuiu para a intensificação dos estudos de geografia?

Como a expansão grega contribuiu para a intensificação dos estudos de geografia?

O que ocasionou a expansão grega?

posse da terra, dificuldades na agricultura e aumento da população, foi o que levou grande parte dos gregos a procurar novas terras para se fixar.

Qual foi o fator determinante para a expansão dos gregos para outras terras?

Pobreza do solo, que obrigou os gregos a procurarem outras terras o necessário para sua subsistência , concentração das terras nas mãos das grandes famílias, que obrigava os elementos inferiores de categoria inferior a imigração. A economia, a cultura e a religião também foram um dos fatores.

Que fatores impulsionaram a expansão grega pelo Mar Mediterrâneo no século 8 antes de Cristo?

A Necessidade de Expandir o Comércio Grego e o Território Nessa Região do Mar Mediterrâneo.

Como a expansão grega contribuiu para intensificação?

A expansão grega provocou avanços nos estudos geográficos uma vez que ocorreu o contato com outros povos como os cretenses. A partir daí eles buscavam representações mais precisas e complexas da cartografia, além de adquirirem mais conhecimento sobre as características cartográficas do mundo.

Quais são os motivos que levaram os gregos a fundarem colônias?

Ao alcançarem a região litorânea do Mar Negro, os gregos passariam a conhecer outros lugares para além do mar Egeu e enfrentariam águas agitadas para, então, criarem outras colônias como Queroneso, Odessa e Tânais.

Quais foram as principais causas e consequências da colonização grega?

Socialmente, a colonização do mar Mediterrâneo pelos gregos resultou no desenvolvimento de uma classe rica formada por mercadores (o comércio internacional desenvolvera-se a partir de então) e de uma grande classe média de trabalhadores assalariados, artesãos e armadores.

Quais foram as questões que motivaram a colonização grega?

As razões para a colonização tinham a ver com a explosão demográfica desse período, o desenvolvimento do empório, a necessidade de um suprimento seguro de matérias-primas, mas também com as políticas emergentes do período que levaram setores da população ao exílio.

Que razões levaram os antigos gregos a fundar colônias na orla do Mediterrâneo?

As riquezas naturais e comerciais foram as razões que levaram os antigos gregos a fundar colônias na orla do Mediterrâneo, pois isso fortalecia o comércio marítimo e gerava prosperidade para as cidades-estado gregas.

Quais são os principais motivos que levaram os gregos e romanos a inventar a política?

Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.

Qual a diferença entre a colonização grega e a grega?

  • Esta colonização diferia das migrações da Idade das Trevas grega na medida em que consistia em direção organizada pela metrópole originária ao invés do simples movimento de tribos que caracterizavam as migrações anteriores.

Como foi fundada a colônia grega no século VII?

  • No século VII, muitas colônias foram fundadas em Jônia, sul da Itália, Trácia e no Mar Negro. Outras colônias gregas foram fundadas na costa da Gália, na península Cirenaica na África e também no Egito. Nesta explosão de expansão colonial cidades como Corinto, Mileto, Mégara e Foceia assumiram a liderança.

Como foram fundadas as colônias na Grécia?

  • Numerosas colônias foram fundadas no atual norte da Grécia, sobretudo na região da Calcídica, mas também na região da Trácia. Calcídica foi colonizada por eubeus, principalmente de Cálcis, que emprestaram seu nome a estas colônias.

Quais eram os elementos originários de uma cidade grega?

  • Elementos originários de uma cidade grega fundavam colônias e depois eram expulsos por indivíduos provenientes de cidades rivais. As próprias colônias, por sua vez, podiam se tornar cidades-mães ao fundarem, em outros lugares, de forma ditatorial.

Como a expansão grega contribuiu para a intensificação dos estudos geográficos?

Resposta: O contato com os cretenses e a necessidade da evolução cartográfica. O contato com os cretenses fez com que a cultura grega se tornasse ainda mais ricas, eles assimilaram conhecimentos, novas práticas, novas formas de entender o mundo e os seus demais significados.

Como a expansão grega contribuiu para a intensificação dos estudos geográficos Brainly?

Resposta verificada por especialistas O outro foi que eles elaboraram muitos mapas, conforme eles expandiam eles aprendiam mais sobre o espaço, as carcaterísticas da terra, as evoluções vivenciadas e assim tiveram uma evolução cartográfica grande, facilitando o conhecimento deles.