Como a temperatura dos animais varia em função da temperatura do ambiente?

Homeotermia é a característica de alguns animais em manter suas temperaturas corporais relativamente constantes, mesmo com as variações da temperatura ambiental.

Os homens, as aves e boa parte dos mamíferos são seres homeotérmicos. A temperatura de humanos é em torno de 37°C, enquanto das aves é 41°C e dos mamíferos varia entre 39°C.

A temperatura corporal é controlada pelo equilíbrio entre o calor produzido pelo corpo e o calor ganho ou perdido para o ambiente externo.

A manutenção da homeotermia é garantida por uma série de condições e ajustes fisiológicos, morfológicos e comportamentais. Essa regulação permite equilibrar o calor produzido e perdido ou ganho para o ambiente.

A capacidade de manter a temperatura corporal constante é um benefício para o organismo, pois as suas reações bioquímicas podem ser ajustadas para trabalhar de modo mais eficiente naquela temperatura ajustada.

Por exemplo, as proteínas ou outras moléculas biológicas podem não funcionar adequadamente ou perder sua estrutura natural quando estão em altas temperaturas.

O controle da temperatura corporal é um exemplo de homeostase. A homeostase é o processo pelo qual um organismo mantém constante as condições internas necessárias para a vida.

Classificação dos animais em relação à temperatura

Quanto a temperatura, os animais podem ser classificados das seguintes formas:

Quanto a variação da temperatura corpórea

  • Heterotérmicos: a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura do ambiente. Exemplo: peixes, anfíbios e répteis.
  • Homeotérmicos: a temperatura corporal mantém-se contante, mesmo com as variações do ambiente. Exemplo: homem, aves e mamíferos.

Quanto a fonte de energia usada na regulação da temperatura

  • Endotérmicos: dependem da produção metabólica de calor para manter suas temperaturas corpóreas. São animais que podem gerar calor metabólico suficiente para elevar suas temperaturas corporais.
  • Ectotérmicos: utilizam as fontes de calor do ambiente para obter o calor necessário à manutenção de suas atividades metabólicas. Ou seja, usam o calor do ambiente para elevar suas temperaturas. Exemplo: répteis e insetos. É por isso que os répteis costumam tomar banho de sol, assim podem regular sua temperatura corporal.

Saiba mais sobre Metabolismo.

Como a temperatura dos animais varia em função da temperatura do ambiente?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar em animais de sangue quente e animais de sangue frio. E animais endotérmicos e animais ectotérmicos, já ouviu falar? Você sabe a diferença entre eles? Vamos aprender?

No período em que os animais começaram a ser classificados, eles foram divididos em animais de sangue quente e animais de sangue frio. No grupo dos animais de sangue quente estavam presentes as aves e os mamíferos, já no grupo dos animais de sangue frio estavam presentes os répteis, anfíbios, a maioria dos peixes e os animais invertebrados. Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.

A endotermia e a ectotermia são mecanismos adotados pelos animais para controlar a temperatura corporal, o que chamamos de mecanismos termorreguladores. Os animais endotérmicos elevam a temperatura corporal e a mantêm constante a partir de mecanismos internos, ou seja, o próprio metabolismo do animal consegue controlar a sua temperatura. Já os animais ectotérmicos não são capazes de regular a temperatura corporal com mecanismos internos, então eles precisam de fontes externas de calor para elevar e manter a sua temperatura corporal constante. Esses animais obtêm calor do meio ambiente (meio externo), geralmente com a exposição ao sol ou em contato com superfícies quentes, como rochas.

Por isso os mamíferos podem ficar longos períodos sem se expor ao sol. Já os répteis e os anfíbios, por exemplo, não podem. Da mesma forma, você já ouviu falar de répteis vivendo em regiões bem frias como a Antártida? Provavelmente não, pois eles são incapazes de sobreviver nesses ambientes, já que eles precisam de fontes externas de calor e a sua temperatura corporal varia de acordo com o meio ambiente (meio externo). Contudo, aves e mamíferos são encontrados em regiões frias, pois não dependem de fontes externas de calor para controlarem sua temperatura corporal.

Provavelmente você já deve ter visto algum lagarto, cobra ou jacaré, mesmo que em filme ou documentário, “tomando sol”, certo? Agora podemos entender a razão.

Como a temperatura dos animais varia em função da temperatura do ambiente?

Os répteis precisam de fontes externas de calor para elevar sua temperatura corporal, por isso é comum vermos esses animais expostos ao sol

Sabendo disso, podemos entender por que os répteis não são encontrados em regiões muito frias. As baixas temperaturas não permitem a sobrevivência destes animais, já que eles precisam de fontes externas de calor e também porque a temperatura de seus corpos varia de acordo com o ambiente. Já os mamíferos e as aves, que apresentam mecanismos internos de controle da temperatura corporal, podem ser encontrados em regiões frias.


Por Flávia Figueiredo
Graduada em Biologia

Como a temperatura influencia os animais?

A influência do calor tem uma relação direta com bem-estar animal e sua produtividade. A temperatura elevada somada à falta ou ao excesso de chuvas pode prejudicar as pastagens, enquanto os animais têm seu metabolismo e comportamento afetado.

Quais animais mudam a temperatura conforme o ambiente?

Hoje em dia o termo animais de sangue quente foi substituído por animais endotérmicos e o termo animais de sangue frio substituído por animais ectotérmicos. Então agora dizemos que as aves e os mamíferos são animais endotérmicos, e os répteis, anfíbios, alguns peixes e invertebrados são animais ectotérmicos.

Como as variações de temperatura afetam o funcionamento do organismo animal?

Quando a temperatura ambiental aumenta, esses animais possuem mecanismos para a regulação térmica, como o aumento da atividade das glândulas sudoríparas, que eliminam o suor e este acaba por dissipar o calor no processo de evaporação.

Como ocorre o controle de temperatura no animal?

Muitos animais regulam sua temperatura corporal através do comportamento, como buscar sol ou sombra ou aconchegando-se para receber calor. Animais endotérmicos podem alterar a produção de calor metabólico para manter a temperatura corporal usando tanto a termogênese com tremor, quanto a sem tremor.