Como citar a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de discriminação contra a Mulher?

Autores

  • Amanda Bettini Rodrigues Ferreira Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Nathalia Sartori Lima Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)
  • Eliotério Fachin Dias Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) https://orcid.org/0000-0001-9754-9662

Resumo

RESUMO: O hodierno estudo tem como fundamento a análise das medidas adotadas pelo Brasil em decorrência da Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979, analisando especificamente a questão da mudança do poder familiar e da responsabilidade da educação, conforme o estabelecido no art. 5, alínea ‘b’ da Convenção.
PALAVRAS-CHAVE: Convenção Internacional; Família; Educação; ECA.

Biografia do Autor

Amanda Bettini Rodrigues Ferreira, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados-MS

Nathalia Sartori Lima, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Acadêmica do Curso de Graduação em Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Dourados-MS

Eliotério Fachin Dias, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Orientador. Doutorando em Direito do Estado - DINTER USP/UFMS. Mestre em Agronegócios pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD. Graduado em Direito e Especialista em Direito das Obrigações pelo Centro Universitário da Grande Dourados - UNIGRAN; Docente efetivo dos Cursos de Direito e Engenharia Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), U.U. Dourados/MS.

Referências

ANASTÁCIO, Edmilson Nascimento. Educação familiar, base de uma sociedade saudável. Disponível em: https://bit.ly/2Lt9HYd Acesso em: 10 jul 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 06 jul. 2018.

ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS: Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979. Disponível em

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2002/d4377.htm Acesso em 04 jul. 2018.

BRASIL: Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em 06 jul. 2018.

BRASIL: Marco Legal da Primeira Infância, Lei nº 13.257, de 08 de março de 2016. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm Acesso em 07

jul. 2018.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA. CNJ serviço: o que significam guarda, poder familiar e tutela. Disponível em http://www.cnj.jus.br/m9bk Acesso em: 10 jul 2018.

CONTINI, Alaerte Antonio Martelli. A educação na dimensão democrática e no exercício da cidadania da criança e do adolescente. Disponível em: https://bit.ly/2NR2bmZ Acesso em: 10 jul 2018.

GARCIA, Iane: Convenção sobre a eliminação de todas as formas de discriminação contra a mulher. Disponível em https://bit.ly/2NR2bmZ Acesso em 10 jul 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34ª ed. São Paulo. Ed. Paz e Terra, 1996

Como Citar

Ferreira, A. B. R., Lima, N. S., & Dias, E. F. (2021). A CONVENÇÃO SOBRE A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE DISCRIMINAÇÃO CONTRA A MULHER E O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. REVISTA JURÍDICA DIREITO, SOCIEDADE E JUSTIÇA, 5(7). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/RJDSJ/article/view/3055

Edição

Seção

Resumos Expandidos

Licença

O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..

Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.

Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.

Como citar Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher?

D4377. DECRETO Nº 4.377, DE 13 DE SETEMBRO DE 2002. Promulga a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, de 1979, e revoga o Decreto no 89.460, de 20 de março de 1984.

Como referenciar cartilha do Ministério da Mulher?

Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, 2005c. Comitê para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher: CEDAW. Brasília: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

Como referenciar a ONU Mulheres?

Cepia; ONU Mulheres, Brasília, 2011. ______. O Progresso das Mulheres no Brasil 2003–2010. Cepia; ONU Mulheres, Brasília, 2011.

O que diz a Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial?

Através da Convenção sobre a Eliminação de todas as formas de Discriminação Racial busca-se proteger os valores da igualdade e tolerância, baseados no respeito à diferença. Consagra-se a idéia de que a diversidade étnica-racial deve ser vivida como equivalência e não como superioridade ou inferioridade(11).