Como declarar INSS autônomo no Imposto de Renda?

Como declarar INSS autônomo no Imposto de Renda 2022?

Nesse caso, as contribuições ao INSS devem ser informadas no campo “Rendimentos Tributáveis Recebido de PF/Exterior”, na aba “Outras Informações”, no campo “Previdência Oficial”. Marque em cada linha o valor da contribuição realizada no respectivo mês.

Quem paga INSS como autônomo precisa declarar Imposto de Renda?

O autônomo precisa declarar Imposto de Renda se o seu rendimento tributável do ano-calendário anterior tiver sido superior a R$ 28.559,70 (regra da Receita Federal válida para a declaração que será entregue em 2022).

Onde declarar INSS pago como autônomo?

Como declarar INSS facultativo no imposto de renda? A contribuição é dedutível. O contribuinte autônomo pode deduzir a contribuição para o INSS na ficha Rendimentos Tributáveis. Acesse a ficha “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular”.

Como declarar Imposto de Renda se eu sou autônomo?

Nesse caso, o profissional autônomo é responsável por recolher o imposto mensalmente por meio do programa Carnê-Leão. O programa calcula o IR devido e emite uma DARF, documento usado para o recolhimento do imposto que pode ser pago em qualquer banco até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento do pagamento.