Como diferenciar catapora de sarampo

Central de Atendimento

São Paulo

Como diferenciar catapora de sarampo
+55 11 2151-1233

+55 11 3620-2500

Goiânia

+55 62 3878-5100

Fale Conosco

Queremos ouvir suas críticas e sugestões.

Redes Sociais

Termos de uso e Politica de Privacidade
 Copyright © 2020 Hospital Israelita Albert Einstein. Todos os direitos reservados.

Como diferenciar catapora de sarampo

Além Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS), outras duas doenças muito importantes causadas por vírus são sarampo e catapora. É importante ressaltar que, embora apresentem alguns sintomas e características semelhantes, as duas são patologias diferentes. Portanto vamos entender as particularidades de cada uma delas para não confundi-las em uma possíveis questões do Enem e vestibulares.

Ambas as doenças são infectocontagiosas e mais comuns na infância. Outra semelhança é a forma de transmissão, que ocorre através do contato com secreções de uma pessoa infectada, com objetos contaminados contendo o vírus ou através de partículas presentes no ar em ambientes fechados.

O sarampo é mais grave que a catapora, porém por meio da vacinação, que existe para ambas, ele já foi quase totalmente erradicado do Brasil, sendo a maioria dos casos da doença trazidos de outros locais.

Conhecida também como Varicela, é causada pelo vírus varicela-zóster e se apresenta na maioria dos casos de forma branda. Entretanto, pode ter complicações, principalmente em pessoas com imunodeficiências ou em adultos.

Entre tais complicações, o infectado pode apresentar pneumonia, infecções nos rins e sistema nervoso e, se tomar ácido acetilsalicílico ou aspirina, estes podem acarretar na Síndrome de Reye, a qual provoca degeneração do fígado e infecção do sistema nervoso.

Seus principais sintomas são dor de cabeça, dor de barriga, cansaço, perda do apetite e bolhas pelo corpo, as quais causam coceira e podem aparecer também nas mucosas e na cabeça.

Sarampo

É causado pelo mobilivirus e pode afetar os recém-nascidos, o que não ocorre com a catapora. Seus sintomas são febre, conjuntivite, tosse, coriza e manchas vermelhas pelo corpo, que começam no rosto e vão até os pés. Ele também pode apresentar complicações, causando pneumonia, infecção nos ouvidos, lesão cerebral e podendo até levar à morte.

Como podemos observar, as características das duas doenças são muito semelhantes, portanto é importante saber reconhecer suas diferenças, pois as singularidades são fundamentais para revolver as questões relativas ao tema.

Até a próxima!

Os sinais iniciais do sarampo são semelhantes a uma gripe ou resfriado e surgem entre 8 e 12 dias após ter estado com alguém infectado, no entanto, após cerca de 3 dias é comum que surjam as manchas típicas de sarampo que não coçam e se espalham por todo o corpo. Os principais sintomas de sarampo são:

  1. Manchas vermelhas na pele que não coçam e que se espalham facilmente pelo corpo;
  2. Dor de garganta;
  3. Tosse seca;
  4. Dor muscular;
  5. Cansaço excessivo;
  6. Febre acima de 38ºC;
  7. Manchas brancas no interior da boca;
  8. Vermelhidão nos olhos.

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, crianças durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em maiores de 1 ano ou em adultos que não tenham sido vacinados contra o sarampo, sendo mais frequente no verão e no outono.

Teste online de sintomas

Se acha que você ou alguém pode estar com sarampo, faça o teste com os sintomas que apresenta: 

Fotos de sarampo

O sarampo é provocado pelo vírus da família Paramyxoviridae, e é transmitido de pessoa para pessoa, através de gotinhas de saliva da pessoa infectada ou por meio do contato com partículas de fezes de uma pessoa infectada, sendo a vacinação é a melhor forma de prevenção da doença.

Como confirmar se é sarampo

O diagnóstico do sarampo é normalmente feito pelo pediatra, no caso das crianças, ou um clínico geral, por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela criança ou pelo adulto. No entanto, como os sintomas de sarampo são muito parecidos com os da rubéola, catapora, roséola e até com os de alergia a medicamentos, o médico poderá indicar a realização de alguns exames de laboratório como exames sorológicos, cultura da garganta ou da urina.

Caso exista suspeita de estar com sarampo é muito importante evitar passar a doença para outras pessoas, uma vez que o vírus é facilmente transmitido por tosse ou espirros, e, por isso, é aconselhado usar uma máscara ou pano limpo para proteger a boca.

Conheça 7 outras doenças que podem provocar manchas vermelhas na pele.

Possíveis complicações

As complicações do sarampo aparecem com mais frequência em crianças menores que 5 anos e pessoas com mais de 20 anos, sendo as mais comuns pneumonia, diarreia e otite média. Outra complicação do sarampo é a encefalite aguda, que se manifesta por volta do 6º dia após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Como é feito o tratamento

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, dieta líquida ou branda e ingestão de vitamina A, que devem ser indicados pelo médico.

Essa doença é mais comum em crianças e o seu tratamento é feito de forma a controlar os sintomas desagradáveis como febre, mal estar geral, falta de apetite e manchas avermelhadas na pele que podem evoluir para pequenas feridas (ulcerações).

Saiba mais sobre o sarampo, no vídeo seguinte: