Como é possível ter desenvolvimento econômico e preservar o meio ambiente?

Como é possível ter desenvolvimento econômico e preservar o meio ambiente?

22/03/2022

Com a expansão de diferentes setores e, principalmente, a constante transformação digital, diversas organizações estão buscando maneiras de como combinar crescimento econômico e preservação ambiental. Sabemos que as atividades comerciais, direto ou indiretamente, afetam a natureza e isso não está restrito apenas às grandes indústrias, mas também ao comportamento do ser humano e, até mesmo, ao uso de equipamentos tecnológicos nas empresas.

Para se ter uma ideia, segundo um estudo do Green Car Congress, a área de TI global responde por 4% das emissões de CO2. Por outro lado, embora o Brasil seja um dos berços da maior floresta tropical do mundo, nosso país configura uma participação alarmante na emissão de gases de efeito estufa, provocada pelos desmatamentos e queimadas.

De acordo com dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG), houve um aumento de 9,5% na emissão de gases poluentes durante o primeiro ano de pandemia. Esse levantamento, inclusive, vai na contramão do mundo, em que a média foi de 7% de queda nas emissões de gases. Diante desse cenário, organizações brasileiras estão ainda mais empenhadas em entender como combinar crescimento econômico e preservação ambiental com o objetivo de não somente alcançar expansão de seus negócios, mas também garantir um relacionamento equilibrado com a natureza.

Qual é a importância de combinar crescimento e desenvolvimento sustentável?

A combinação de crescimento e desenvolvimento sustentável é fundamental para acelerar a transformação digital de diferentes setores. Segundo dados do Fórum Econômico Mundial, é necessário adotar estratégias de sustentabilidade para gerar uma inovação de impacto no mercado. Além disso, a preocupação com práticas de preservação ambiental nas empresas pode promover uma série de benefícios, como:

  • Melhora a imagem da organização para o mercado;

  • Reduz custos;

  • Aumenta o diferencial competitivo;

  • Atende às expectativas dos consumidores;

  • Promove sustentação para crescimento e expansão dos negócios.

Como combinar crescimento econômico e preservação ambiental?

O primeiro passo de como combinar crescimento econômico e preservação ambiental é, justamente, implementar uma mudança na cultura organizacional da empresa.

Isso significa adotar disrupções na operação e engajar os colaboradores nessas iniciativas. É possível, por exemplo, eliminar o uso de copos descartáveis e adotar garrafas reutilizáveis e xícaras no escritório.

Pode-se também implementar mecanismos para economizar energia em alguns espaços com pouca circulação de pessoas, como é o caso de corredores e depósitos, em que interruptores por sensores de presença podem ser adotados. Outro ponto importante quando falamos sobre como combinar crescimento econômico e preservação ambiental é a inovação.

O uso de ferramentas apropriadas não somente aumenta a maturidade digital das organizações, mas também otimiza fluxos, permite a digitalização de documentos e maximiza a virtualização da operação. Como dois lados de uma mesma moeda, as empresas reduzem o uso de papel, visto que os documentos podem ser facilmente gerenciados pelos ambientes digitais, e minimizam a necessidade de grandes servidores físicos, isso porque, atualmente, as infraestruturas tecnológicas podem ser hospedadas completamente na nuvem.

Essa iniciativa, por sua vez, possui um impacto bastante positivo no meio ambiente. É o que nos revela uma pesquisa da Accenture. Segundo o relatório, a transferência de dados para a nuvem é capaz de minimizar a emissão anual de gás carbônico em até 59 milhões de toneladas em todo o mundo. Por fim, as empresas precisam disseminar a consciência sustentável entre os seus colaboradores, de modo que a equipe adote práticas favoráveis ao meio ambiente não apenas dentro das organizações, mas também na sua vida cotidiana.

Conte com a SAP Concur

A SAP Concur ajuda as empresas a como combinar crescimento econômico e preservação ambiental por meio do SAP Concur Travel & Expense. Consistindo em um sistema de gestão de despesas e viagens robusto, eficiente e totalmente personalizável, o SAP Concur Travel & Expense facilita o controle da operação e promove uma série de funcionalidades que favorecem a relação das empresas com às práticas sustentáveis, como:

  • Hospedagem cloud: dizimando a necessidade de servidores físicos;

  • Digitalização de comprovantes de despesas: reduzindo o consumo de papel;

  • Controle end to end das viagens: centralizando todo o gerenciamento dos deslocamentos e do controle de despesas em um só lugar, como hospedagens, roteiros, reservas de passagens e muitos outros processos;

  • Relatórios completos: mapeie informações e crie relatórios detalhados em poucos minutos;

  • Segurança e estabilidade: com ferramentas robustas de segurança, o SAP Concur Travel & Expense garante estabilidade e proteção de dados.

Conteúdo relacionado


Como o desenvolvimento econômico se relaciona com o meio ambiente?

O crescimento econômico tem sido apontado como um dos principais responsáveis pelas ações de degradação do meio ambiente pelo efeito escala de produção (GROSSMAN; KRUEGER, 1991). A maior capacidade de consumo da população acarreta aumento da demanda produtiva intensificando o consumo de recursos naturais.

É possível promover o desenvolvimento econômico garantindo a preservação do meio ambiente?

Resposta: Sim, é possível! O certo é que o crescimento econômico e as atividades produtivas sempre se basearam na exploração de recursos naturais. Por um lado, o meio ambiente deve ser preservado para as atuais e futuras gerações, a partir da utilização racional e equilibrada dos recursos naturais.