Como saber qual foi o dia que engravidei?

Calculadora de Gravidez

Você está em dúvida em qual relação você engravidou? Faça o cálculo gratuito com a Calculadora de Gravidez!
Para calcular a data da sua concepção, por favor selecione uma das seguintes opções: o primeiro dia da última menstruação (DUM), a data provável de parto ou os dados do seu ultrassom (de preferência do primeiro trimestre).

Data da realização do ultrasom

Primeiro dia da última menstruação

Ciclo Menstrual

Como saber qual foi o dia que engravidei?

Resultado concluído com sucesso!

Seu resultado está pronto! Para ter acesso a todas as informações do seu cálculo, preencha os campos abaixo. O resultado será enviado no seu E-mail e no seu whatsapp

Como saber qual foi o dia que engravidei?

Tempo estimado de leitura: < 1 minutos.

Utilize a calculadora abaixo para estimar o dia em que você provavelmente engravidou (data da concepção), o seu tempo de gravidez em semanas e a data provável do parto.


Explicações

Semanas de gravidez

Os obstetras contam o tempo de gravidez através de semanas em vez de meses. Isso ocorre porque as mudanças no corpo da mulher e do feto são muitas e ocorrem de forma rápida, principalmente na primeira metade da gravidez. Em um único mês, acontecem dezenas de alterações importantes. A contagem por semanas nos permite monitorizar com mais exatidão o surgimento de cada uma. Uma gravidez normal dura de 37 a 42 semanas.

Data provável da concepção

Estimar o dia da concepção é muito difícil, principalmente se a mulher tiver tido relações sexuais em múltiplos dias nas últimas semanas. Como o espermatozoide pode ficar viável no trato reprodutor feminino por até 7 dias, na maioria dos casos, a concepção não ocorre no mesmo dia em que houve o ato sexual. É perfeitamente possível, por exemplo, ter relações no dia 14 de um mês e só haver concepção 3 ou 4 dias depois.

Data provável do parto

Geralmente, os bebês nascem ao redor da 40ª semana de gravidez. Portanto, quando calculamos a data provável do parto (DPP), apontamos para 40 semanas de gravidez.

O objetivo do cálculo da DDP não é tentar adivinhar o dia do parto, mas, sim, informar a mãe da época provável do nascimento, caso a gravidez vá até as 40 semanas. É apenas uma orientação para os futuros pais se programarem. Na prática, somente cerca de 5% dos bebês nascem exatamente no dia estimado pela data provável do parto.

Para informações mais detalhadas sobre os resultados da calculadora, leia os artigos:

  • Calendário e Calculadora de Idade Gestacional.
  • Calcule seu período fértil e data da ovulação.
  • 21 primeiros sintomas de gravidez [em ordem cronológica]
  • Gravidez semana a semana no 1º trimestre

Teste também nossas outras calculadoras de ginecologia e obstetrícia:

  • Calculadora período fértil (dias férteis).
  • Calculadora da ovulação (dias para engravidar).

Como saber qual foi o dia que engravidei?

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.


Durante a gestação, somos apresentadas a um mundo novo de cálculos e medidas que muitas vezes nunca ouvimos falar, e nem sempre conseguimos entender aqueles cálculos que os médicos fazem no consultório. Eu mesma não entendia bem o que eles faziam. Sempre pegavam um calendário circular e me diziam em que semana eu estava. Mas calcular a gravidez não é tão difícil assim, principalmente com uso da calculadora de gravidez, que facilita muito na hora de fazer as contas.

Como Entender a Calculadora

Uma gestação tem cerca de 280 dias, 40 semanas aproximadamente. Mas não eram nove meses? Sim, são nove meses e um pouco a mais ou a menos dependendo da gestação e do estado de saúde da mamãe e bebê.

Sim, a saúde da mamãe e do bebê são essenciais e influenciarão na quantidade de semanas de gravidez!1 Além disso, vale aqui lembrar que a ingestão de vitaminas auxilia no desenvolvimento saudável do feto, evitando má formação e aumentando as chances de se ter uma gravidez saudável. O ácido fólico ou Metilfolato, por exemplo, são importantíssimos2 até mesmo antes da gestação para que se evite a deficiência desse nutriente tão essencial na formação do feto.

Assim, além de todos os cuidados necessários com a alimentação, a ingestão de vitaminas deve ocorrer diariamente para que sejam garantidas a sustentação tanto da mãe quanto do bebê. Por isso os médicos recomendam o uso de polivitamínicos de qualidade, para ajudar o organismo da mamãe a dar todo o suporte para o bebê crescer adequadamente. Por isso, indicamos a Famigesta.

Então, agora sabendo da influência das vitaminas na quantidade de semanas de gravidez, a calculadora gestacional está aí para colaborar com essa conta e dar um prazo bem aproximado da chegada do bebê, muitas vezes acertando na mosca. Sem contar que pode dar maiores informações de muita utilidade.

Como Usar a Calculadora de Gravidez

Para usar a calculadora de gravidez, deve ser levado em conta como início o primeiro dia da última menstruação. A partir daí, sabe-se que podem ser 39, 40 ou 41 semanas até o bebê nascer a termo, no tempo certo. A calculadora gestacional precisa do primeiro dia da menstruação porque como não se sabe o dia da fecundação essa é a maneira mais fácil de tentar calcular o tempo de gravidez.

Talvez seja esse um dos motivos que gere confusão na hora de calcular as semanas de gravidez, contar a partir do primeiro dia da última menstruação o primeiro dia de gestação.

Confunde, realmente, mas no final das contas, a gente acaba entendendo. Uma ferramenta muito útil para mamães e médicos, a calculadora de gravidez veio para facilitar essa conta.

E se Eu Não Lembrar o Primeiro Dia da Última Menstruação?

Mas e se eu não souber o primeiro dia da menstruação? Como fazer essa conta? Você pode colocar uma data aproximada na calculadora gestacional sem maiores problemas, porque nenhum corpo feminino é um relógio. Por isso, sempre há pequenas divergências. Assim, a ferramenta pode mostrar aproximadamente quando engravidou e calcular as semanas de gravidez por uma média do seu ciclo.

Ciclos longos tendem a ser mais difíceis de se calcular justamente pelo período maior, o que aumenta as possibilidades de data de fecundação. Ainda assim, a calculadora de gravidez mostra uma data aproximada. Para saber certinho em que semana de gravidez a mulher está, basta fazer um ultrassom nas primeiras semanas e calcular a gravidez corretamente.

Como Fazer o Cálculo da Gravidez

O primeiro dia da menstruação deve ser considerado como ponto inicial na calculadora de gravidez. A partir daí os meses são contados de 30 em 30 dias, de quatro em quatro semanas, para fechar um mês de gestação.

Quando uma mulher chega a 12 semanas ela sai do terceiro mês (primeiro trimestre) para entrar no quarto mês e assim por diante. Na verdade, a calculadora gestacional é útil exatamente por isso, há meses em que há 31 dias e esse dia faz diferença para o nascimento, contar por semanas e não por meses é o mais correto pra acertar um dia mais exato para o parto.

Para calcular as semanas de gravidez deve-se saber o aniversário da semana, ou seja, qual o dia que a semana vira para entrar na próxima. A calculadora de gravidez pode te ajudar a descobrir o dia da semana em que a gravidez passa de uma semana para outra, e assim por diante.

Existe também a Regra de Naegele, que é uma forma padronizada de calcular a data provável do parto. Funciona assim: você subtrai três meses e adiciona sete dias à data da última menstruação. O resultado é aproximadamente 280 dias (40 semanas) após o último período menstrual.

Com Ciclos Desregulados a Calculadora Funciona?

No caso de ciclos desregulados ou ovulação tardia, a calculadora de gravidez é menos eficaz, mas ainda sim pode ajudar. Para saber em qual semana da gestação você está sem sombra de dúvidas, um ultrassom resolve o problema. Casos de gravidez descobertas tardiamente também podem ser mais difíceis de serem analisados pela calculadora. Mesmo assim, ela pode ajudar mostrando o dia em que o bebê deve nascer e quando provavelmente foi concebido.

A calculadora gestacional também indica com qual signo o bebê deve nascer, quando a mamãe vai poder senti-lo se mexer pela primeira vez e quando os trimestres de gestação fecham ou já fecharam. Ela pode ser utilizada a qualquer momento durante a gestação ou até antes da própria gravidez para fins de planejamento.

Dúvidas das Leitoras:

Como Fazer o Cálculo de Quantos Meses de Gravidez Estou?

É um calculo complexo e pode parecer intimidador para quem é leigo no assunto, por isso existem as calculadoras de gravidez para auxiliar. Mas considerando um ciclo menstrual de 28 dias, comece a contar a partir do primeiro dia da última menstruação. Desta data em diante, conte 4 semanas para cada mês. Não é possível ter uma contagem precisa, mas será bem aproximada.

Como Fazer o Cálculo de Quantas Semanas de Gravidez Estou?

Da mesma forma que a contagem de meses, o cálculo das semanas de gravidez deve ser feito à partir da data da última menstruação. Considerando um ciclo de 28 dias, você pode identificar a data de aniversário semanal da gestação e, ao completar aqueles 7 dias, a gestação ganha mais uma semana.

Como Calcular a Data Prevista do Parto?

Para estipular aproximadamente a data do parto, calcule o início estimado da gestação e adicione 40 semanas, ou cerca de 280 dias. Lembrando que este é um cálculo estimado, e variações podem acontecer.

Qual a Importância de Saber de Quantas Semanas Estou?

Medimos a gestação em semanas pois em cada uma delas há acontecimentos importantes no desenvolvimento do bebê. Usa-se as semanas de gestação para agendar e interpretar corretamente exames pré-natais, monitorar o crescimento e ganho de peso do bebê e identificar possíveis problemas3.

Veja Também: De Quanto Tempo Estou Grávida?

Foto: Adrián Pérez

Para nós, credibilidade e transparência são essenciais. Por isso, nossos artigos são escritos e revisados por especialistas da área. Este artigo foi escrito e revisado por:

Como saber a data exata que você engravidou?

A concepção geralmente acontece de 11 a 21 dias após o primeiro dia da última menstruação. Assim, se a mulher souber qual foi o primeiro dia da última menstruação, consegue estimar um período de 10 dias no qual pode ter acontecido a concepção. Para isso basta somar 11 e 21 dias ao primeiro dia da última menstruação.

Quantos dias após a relação acontece a fecundação?

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

O que é a data da concepção?

A data da concepção corresponde ao dia em que o óvulo foi fertilizado pelo espermatozoide, tendo dado início à gravidez.