Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

O iPhone 6S teve lançamento em 2015, mas ainda é muito buscado por usuários que desejam economizar na compra de um celular da Apple . No entanto, alguns vigaristas se aproveitam dessa redução nos preços e na alta busca por smartphones usados para vender modelos falsos, que podem trazer prejuízos para o seu bolso e até para a sua saúde (já que muitos celulares piratas não são certificados pel

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Publicado 02/08/2019 e atualizado 24/03/2020 5 min. de leitura

O iPhone 6S teve lançamento em 2015, mas ainda é muito buscado por usuários que desejam economizar na compra de um celular da Apple. No entanto, alguns vigaristas se aproveitam dessa redução nos preços e na alta busca por smartphones usados para vender modelos falsos, que podem trazer prejuízos para o seu bolso e até para a sua saúde (já que muitos celulares piratas não são certificados pela Anatel).

Para saber se um iPhone 6S é original, existem alguns pontos de atenção que você pode observar antes da compra. Leia o artigo abaixo para saber quais são eles e não cair em furadas!

Faça testes no botão home

De 2013 (iPhone 5s) até 2017 (iPhone 8 Plus), a Apple inclui sensor de digitais sob o botão Home. O iPhone 6S também conta com essa tecnologia — que não é tão fácil de ser instalada.

Por isso, a primeira recomendação é que você comece fazendo alguns testes com esse recurso. Como? É muito simples! Assim que você tiver o smartphone em mãos, tente cadastrar a sua digital e veja se o aparelho é desbloqueado.

Essa ação deve ser realizada muito rapidamente, em questão de segundos. Caso contrário, você já pode começar a desconfiar de que este iPhone é pirata.

Verifique o flash do smartphone

Poucos usuários sabem, mas os modelos mais recentes de iPhones contam com um flash diferenciado.

Nesse caso, a tecnologia é composta por duas tonalidades: rosa e amarelo. Isso faz com que as fotos saiam com uma paleta de cores mais uniforme e imagem de melhor qualidade.

Por outro lado, os aparelhos falsificados não apresentam esse diferencial, e o flash dessas câmeras é comum, ou seja, somente com uma luz amarelada.

Dito isto, antes de comprar o produto, vale a pena fazer alguns cliques e conferir as nuances de cores do flash.

Observe os aplicativos instalados

Confira os aplicativos já existentes no aparelho. Para quem não imagina, todo e qualquer iPhone verdadeiro possui uma série de aplicativos nativos e instalados junto com as configurações de fábrica.

Os principais deles são: o navegador Safari, os Contatos, o Relógio, a Bússola e o Músicas. A princípio, é possível que os ícones dos apps sejam bem parecidos, mas durante o uso, eles são completamente diferentes.

A recomendação é que você compare o design e as funcionalidades de cada um com um aparelho verdadeiro. Há também a possibilidade de fazer essa análise com as imagens disponibilizadas na internet, no site da própria Apple. Vale a pena!

Confira o design do aparelho

Não há discussão: a maioria dos aparelhos falsificados são muito parecidos com as versões verdadeiras. Porém, felizmente, ainda há alguns detalhes que podem ser analisados para garantir a originalidade do produto.

O primeiro deles é o botão do volume que, quando apertado, deve fazer um pequeno estalo. Nos smartphones falsificados, esse efeito sonoro é inexistente.

O mesmo vale para o tão famoso símbolo da maçã. Nas opções verdadeiras, o desenho reflete, como se fosse um espelho. Já nas demais, isso não acontece.

Por último, preste atenção no número IMEI, que está localizado logo atrás do aparelho, seguido das autorizações da Anatel e FCC. Se possível, procure checar, diretamente na Apple, se a inscrição é falsa ou verdadeira.

Não tem segredo. Com cuidado e atenção, é possível identificar se você está, realmente, comprando um celular de qualidade. Siga os nossos passos e você não vai se arrepender!

Conheça os melhores preços em lojas confiáveis para o iPhone 6S aqui no Buscapé:

Leia também:

  • Melhores celulares do momento
  • iPhone SE vale a pena?
  • Melhores celulares custo/benefício do momento

Mais sobre o /deumzoom:

  • Como usar o app do Buscapé para encontrar as melhores ofertas e descontos
  • Conheça o /deumzoom, o canal de conteúdo do Buscapé
  • Conheça os super especialistas do Buscapé

Quer descobrir se é melhor comparar o iPhone SE ou o iPhone 6s? Confira a nossa comparação entre os dois celulares e faça a sua escolha!

Leia também: iPhone SE vs iPhone 5s: veja a comparação entre estes dois celulares

iPhone SE

iPhone 6s

Tela

4'' Retina 1136x640 pixels (326 ppi)

4,7'' Retina 1334x750 pixels (326 ppi)

Processador

Apple A9 (dual core) 

Apple A9 (dual core)

Memória RAM

2GB

2GB

3D Touch

Não

Sim

Armazenamento

16GB, 32GB, 64GB e 128GB

16GB, 64GB ou 128GB

Aceita cartão de memória

Não

Não

Acesso à internet

4G, 3G e Wi-Fi

4G, 3G e Wi-Fi

Dual chip

Não

Não

Câmera frontal

1,2MP

5MP

Câmera traseira

12MP

12MP

Filma em

4K

4K

Bateria

1642 mAh

1715 mAh

Na tela e no design, escolha o seu preferido

De um lado, temos o iPhone 6s com tela de 4,7 polegadas e, do outro, o iPhone SE com 4 polegadas. E a resolução, embora seja menor no iPhone SE, acaba não interferindo na qualidade do display, que tem a mesma densidade de 326 pixels por polegada (ppi) do iPhone 6s, que é o que realmente importa.

Já sobre o design, o do iPhone SE é o mesmo já visto em modelos passados, como o iPhone 5s. Aliás, ele é idêntico ao 5s!

Enquanto isso, o iPhone 6s tem uma aparência diferente, mais moderna, e parecendo ser mais fino. Na verdade, ele é realmente mais fino que o iPhone SE, mas suas bordas arredondadas fazem essa pequena diferença parecer maior.

Por falar nisso, o iPhone 6s tem 138,3 mm de altura, 67,1 mm de largura, 7,1 mm de espessura, e pesa 143 gramas, e o iPhone SE tem 123,8 mm de altura, 58,6 mm de largura, 7,6 mm de espessura, pesando 113 gramas.

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Equipados com o mesmo processador (A9), mesmo coprocessador (M9) e a mesma quantidade de memória RAM (2GB), não tinha como o resultado ser diferente: os dois smartphones são bastante rápidos, capazes de rodar até os aplicativos mais pesados.

Eles também compartilham das mesmas conexões, como o Bluetooth 4.2 e o NFC para usar o Apple Pay, além de serem celulares com 4G.

É bom ressaltar que o 4G do iPhone 6s é um pouco mais rápido, mas como aqui no Brasil o 4G não é dos mais avançados, o iPhone SE atende perfeitamente, já que o oferecido pelas operadoras dificilmente vai alcançar a velocidade suportada pelo iPhone 6s.

Na câmera traseira, tudo igual, mas nas selfies, iPhone 6s sai na frente

O mesmo que acontece com o processamento do iPhone SE e do iPhone 6s se repete na câmera traseira, uma vez que ambos trazem exatamente o mesmo sensor. Isso mesmo, você pode ter aquela câmera incrível do iPhone 6s pagando menos no iPhone SE!

São 12MP de resolução na famosa câmera iSight da Apple, que tem abertura f/2.2, permitindo a entrada de bastante luz, apesar de não ser a maior abertura do mercado. Isso sem falar que ambos são smartphones que filmam em 4K com 30 quadros por segundo (qps), e ainda fazem vídeos em câmera lenta e em time-lapse, que é aquele tipo em que se grava por muito tempo e depois as imagens são aceleradas.

Agora, quando o assunto é câmera frontal, o iPhone SE perde feio. Ele entrega resultados bem semelhantes aos do iPhone 5s, que é um aparelho bem mais antigo. Resumindo, as selfies nele têm só 1,2MP de resolução, e a lente trabalha com abertura f/2.4. Na prática, temos fotos granuladas, principalmente quando as condições de luminosidade não são favoráveis.

Então, se você gosta de fazer selfies, é melhor escolher o iPhone 6s, que traz sensor de 5MP e abertura f/2.2, fazendo fotos bem superiores as do iPhone SE.

Em comum, as câmeras frontais do iPhone SE e do iPhone 6s têm o HDR automático nas fotos, os vídeos em HD e o flash Retina, que é a exibição de uma grande quantidade de luz na tela para servir como uma espécie de flash virtual.

3D Touch? Só no iPhone 6s!

Quem gosta de estar sempre por dentro das novidades tecnológicas deve preferir o iPhone 6s por vir com 3D Touch na tela. Com o recurso, diversos aplicativos oferecem diferentes opções de acordo com a intensidade do toque na tela.

Por exemplo, se alguém enviar um link para você em um aplicativo de mensagens, você pode tocar de leve nele para ter uma prévia do site sem precisar sair da tela que está. Caso queira abrir o site no navegador, basta tocar no link com um pouco mais de força.

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Já o leitor de digital vem tanto no iPhone 6s quanto no SE

Embora o iPhone SE também tenha leitor de digital no botão Home, o do iPhone 6s é 2.0, ou seja, uma versão mais recente e rápida em relação ao iPhone SE. Mas, ainda assim, o leitor de digital do iPhone SE se mostra bastante eficiente.

Olhar somente os números pode ser perigoso quando se trata da maioria das configurações dos celulares. No caso da bateria, não é diferente. E no comparativo entre o iPhone SE e o iPhone 6s, temos um bom exemplo disso.

Isso porque o iPhone 6s tem bateria com capacidade de 1715 mAh, e o iPhone SE traz menos, 1642 mAh. Mas como tem tela menor, a bateria do iPhone SE dura mais. Pode acreditar!

Segundo a própria Apple, você pode passar até 10 horas navegando pela internet 4G no iPhone 6s, por exemplo, enquanto o iPhone SE aguanta até 13 horas na mesma atividade.

Qual é melhor: iPhone 6s ou iPhone SE?

Muita gente que tinha um modelo de iPhone mais antigo, como o iPhone 5s, esperou ansiosamente pelo iPhone SE na esperança de que ele fosse mesmo um celular Apple barato. E, bem, ele pode até ser mais barato que o iPhone 6s, mas está longe de custar pouco.

Mesmo assim, o iPhone SE se mostra uma boa escolha para quem não abre mão de ter um iPhone, mas não quer pagar tanto nos modelos mais avançados. Até porque, o iPhone SE traz diversas vantagens, e atende muito bem a maioria das pessoas. Seu processamento, sua câmera traseira e sua tela, por exemplo, se equiparam ao iPhone 6s.

Porém, vale lembrar que só o iPhone 6s é um celular bom para selfies. Além disso, ele tem a tecnologia 3D Touch, design renovado e tela maior. Mas se essas características não são tão relevantes para você, invista sem medo no iPhone SE!

Veja os preços do iPhone SE e do iPhone 6s:

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Como saber se o meu iPhone e 6 ou 6s?

Leia também:

  • iPhone 6s x iPhone 6: veja o que mudou na nova versão
  • iPhone SE vs Moto G4 Plus: veja o comparativo entre os celulares
  • iPhone 7 vs iPhone 6s: descubra quais são as diferenças entre eles

Como saber se o iPhone e o 6 ou o 6s?

A principal diferença é o ganho em poder de processamento: o iPhone 6s conta com um processador A9, 70% mais rápido em relação ao A8, do iPhone 6. Além disso, a GPU (placa de vídeo) tem ganho ainda maior, de 90% em relação à geração anterior. Além disso, o iPhone 6s tem 2 GB de RAM em comparação com 1 GB no iPhone 6.

Como saber se meu iPhone e o 6s ou 6s Plus?

O 6s tem um corpo de 138.3 mm de altura, por 67.1 mm de largura, com 7,1 mm de espessura, pesando 143 gramas. Já o 6s Plus é bem maior que ele: são 158,2 mm de altura, por 77,9 mm de largura, com 7,3 mm de espessura, pesando 192 gramas.

Como saber qual a versão do meu iPhone?

Para saber qual versão de iOS o seu iPhone está usando, siga o tutorial abaixo:.
Na tela inicial do aparelho, selecione Ajustes..
Desça um pouco e selecione Geral..
Toque em Sobre..
Desça um pouco e procure pelo campo Versão. O número que aparece ali é a versão do sistema operacional do seu iPhone..

Qual é a versão do iPhone 6s?

Com isso a Apple estabeleceu um novo recorde ao entregar atualizações de segurança e novas versões de seu sistema operacional por sete anos para um celular, pois o iPhone 6S foi lançado em 2015 com o iOS 9 e pode ser atualizado até o iOS 15.5, lançado em maio de 2022.