Data limite para transferência de título eleitoral

# - Até quando posso transferir meu título para votar nas eleições 2022?

O prazo limite para requerer qualquer operação envolvendo o título eleitoral (primeira via, alteração de dados cadastrais e transferência) nas Eleições 2022, encerrou no dia 04/05/2022 - quando ocorreu o fechamento de cadastro eleitoral.  O atendimento ao eleitor retomará somente no dia 08 de novembro de 2022, conforme Resolução TSE 23.666/2021.

# - Onde posso pedir a transferência do meu título, presencialmente?

O atendimento ao eleitor para emissão de novos títulos/transferências e alterações de dados  está suspenso, e retomará somente no dia 08 de novembro de 2022, conforme Resolução TSE 23.666/2021)

O que determina a Zona Eleitoral a qual o eleitor está vinculado é o seu domicílio. Assim, verifique na nossa lista de zonas eleitorais o endereço e o telefone do cartório da sua zona eleitoral, para obter mais informações.

1 - Como faço para transferir meu título eleitoral para outro município?

A transferência do título poderá ser solicitada presencialmente em seu cartório eleitoral, ou, ainda, solicitada pelo atendimento online.

Documentos necessários:

  • Documento oficial de identidade já atualizado: carteira de identidade (RG), carteira profissional (emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional. Ex. OAB, CREA), carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento.
  • Comprovante recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc), devendo-se atender às exigências do transcurso de pelo menos 1 (um) ano da inscrição anterior e residência mínima de 3 (três) meses no novo domicílio.

Observação: outros documentos podem ser exigidos pelo Juiz Eleitoral da circunscrição em que o eleitor vai se alistar.

Caso realize o atendimento de forma online pelo sistema Título Net, será necessário ainda apresentar mais um requisito

  • Foto estilo selfie (foto de si mesmo) segurando o documento de identificação, mostrando o lado da foto, próximo ao rosto. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

2 - Quais os requisitos legais para realizar a transferência? 

Para requerer a transferência são necessários:

- residência mínima de 3 meses no novo domicílio;
- transcurso de, no mínimo, 1 ano do alistamento ou da última transferência; 
- estar quite ou quitar-se com a Justiça Eleitoral. 
Os prazos acima referidos não se aplicam à transferência de inscrição eleitoral de servidor público civil, militar, autárquico, ou de membro de sua família por motivo de remoção ou transferência.

3 - O que devo fazer para mudar meu local de votação dentro da mesma cidade? 

Para a alteração de endereço/local de votação dentro da mesma cidade, o eleitor poderá comparecer presencialmente no seu cartório eleitoral, ou , ainda,  solicitar uma  revisão de seus dados pelo atendimento online.

Documentos necessários:

  •  Documento oficial de identidade já atualizado: carteira de identidade (RG), carteira profissional (emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional. Ex. OAB, CREA), carteira de trabalho ou certidão de nascimento/casamento.
  •  Comprovante recente de domicílio eleitoral (conta de água, luz, telefone, escritura de imóvel, etc).

Caso realize o atendimento de forma online pelo sistema Título Net, será necessário ainda apresentar mais um requisito

  • Foto estilo selfie (foto de si mesmo) segurando o documento de identificação, mostrando o lado da foto, próximo ao rosto. É proibida a utilização de qualquer adereço, vestimenta ou aparato que impossibilite a completa visão de sua face, tais como óculos, bonés, gorros, entre outros.

4 - A transferência implica a emissão de um novo título? 

Sim; todavia, o número da inscrição eleitoral permanece o mesmo.

O prazo para tirar o título pela primeira vez ou regularizar pendências para votar nas Eleições 2022 vai até 4 de maio.

As pessoas podem tirar o título aos 15 anos, desde que completem 16 até o dia da eleição (2 de outubro) e façam o documento até o fechamento do cadastro em maio.

A Justiça Eleitoral recomenda que as pessoas não deixem para a última hora para evitar lentidão no sistema, filas e aglomerações.

Data limite para transferência de título eleitoral

Sem sair de casa

Tudo pode ser feito sem sair de casa, pela internet: primeiro título, transferência de município, alteração de dados e regularização de título cancelado. Basta acessar o Título Net e seguir as orientações.

Não é preciso ir até um cartório eleitoral, pois a coleta das digitais está suspensa . Acesse a versão digital do documento no aplicativo e-Título , no celular ou tablet, pelo Google Play ou App Store .

Em caso de dúvidas, procure o 0800-640-8400 (ligação gratuita), acesse o serviço de conversa textual do Balcão Virtual ou entre em contato por e-mail ou WhatsApp com a sua zona eleitoral.

Seja mesária ou mesário voluntário! Clique para saber mais

SERVIÇO

Disque-eleitor : 0800-640-8400 (ligação gratuita).
Título Net : título, transferência, alteração de dados e título cancelado.
Balcão Virtual : atendimento de conversa textual.
E-mail ou WhatsApp : fale com a sua zona eleitoral.
e-Título : baixe a via digital do título eleitoral no Google Play ou App Store .

Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Artes: Marilda Etsuko Yoshida
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter , Instagram , SoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Qual aplicativo para transferir título?

O aplicativo e-Título, disponibilizado gratuitamente pela Justiça Eleitoral, traz informações sobre zona e seção, com endereço do local de votação, e se você está em dia com essa obrigação. Se você tiver biometria cadastrada no Tribunal Regional Eleitoral, a via digital do título traz a sua foto.

Como transferir o título de eleitor al?

OS SERVIÇOS ELEITORAIS ELEITORAIS: TRANSFERÊNCIA/ALISTAMENTO/REVISÃO/QUITAÇÃO DE MULTA, PODEM SER FEITOS NO PORTAL DO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE ALAGOAS (TRE/AL), ATRAVÉS DA FERRAMENTA TÍTULO NET, OU PRESENCIALMENTE, PORÉM NO DIA 04 DE MAIO DO CORRENTE ANO OCORREU O FECHAMENTO DO CADASTRO ELEITORAL, RETORNANDO ...

Como transferir título de eleitor para MG?

Ele deverá procurar o atendimento no município para qual deseja se transferir. Condições para requerimento do serviço: Que tenha decorrido pelo menos 1 ano da inscrição (primeiro título) ou da última transferência. Residência mínima de 3 meses no endereço.

Como transferir o título de eleitor para Argentina?

Documentação em comum para todos os casos Documento brasileiro de identificação (certidão de nascimento; carteira de identidade; carteira de trabalho; passaporte). Título de Eleitor. Comprovante de residência no exterior (conta de água, luz, gás ou telefone) ou carteira de motorista estrangeira.