Diferencie metais e não metais

Em nossa natureza, existem diferentes tipos de materiais presentes ao nosso redor, principalmente elementos e compostos. Os elementos subdividem-se em dois materiais chamados Metais e Não Metais. Basta olhar ao seu redor, você está cercado pelos elementos, agora a questão é: você pode diferenciar o que é metal ou não metal? O fio de cobre ou a janela de alumínio são metálicos ou não metálicos? Portanto, na ciência, existem algumas propriedades, principalmente propriedades físicas e químicas que nos ajudam a distinguir entre as duas. Por exemplo, suponha que haja vaca e cachorro, embora ambos sejam animais, podemos diferenciá-los facilmente apenas por vê-los. Ambos parecem completamente diferentes um do outro, e podemos facilmente dizer que este é um cachorro e aquele é uma vaca. Antes de diferenciar entre os dois, vamos primeiro entender o que eles realmente são?

O que é Metal e Não Metal?

Os metais são a maior parte dos elementos presentes na tabela periódica, são brilhantes por natureza, conduzem tanto calor quanto eletricidade, são maleáveis ​​e dúcteis. Por exemplo, ferro, cobre, ouro e prata são metais. Por outro lado, os Não Metais ficam do lado esquerdo da tabela periódica. Não Metais não apresenta nenhuma propriedade metálica, pois não conduz calor e eletricidade, nem maleável nem dúctil por natureza. Oxigênio, Carbono são alguns exemplos de Não Metais. Além disso, os não-metais existem principalmente no estado gasoso, enquanto os metais estão presentes no estado sólido.

Propriedades Físicas de Metais

  • Lustrous: os metais são brilhantes por natureza, mas o que isso significa? Lustroso significa superfície brilhante, por exemplo ouro e prateado têm brilho metálico, portanto, são usados ​​para fazer joias. Além disso, os utensílios feitos de metal têm um brilho metálico. 
  • Bom condutor de eletricidade e calor: O metal é um bom condutor de eletricidade e calor. Por isso usamos utensílios metálicos para cozinhar, pois conduzem calor aos alimentos. Além disso, usamos fios metálicos, pois os metais são bons condutores de calor. Os melhores condutores de calor e eletricidade são o cobre e a prata, enquanto o mercúrio e o chumbo são maus condutores.
  • Alta densidade e ponto de fusão: Todos os metais têm alto ponto de fusão e também alta densidade. Aqui, a densidade se refere à massa de uma substância por unidade de volume e o ponto de fusão se refere à temperatura em que os sólidos começam a derreter.
  • Maleável e dúctil: os metais são maleáveis, o que significa que podem ser batidos em uma folha com um martelo ou rolo. Além disso, os metais são dúcteis por natureza, ou seja, podem ser facilmente esticados em um fio quando são puxados. O ouro é o metal mais dúctil que pode esticar até 1 km com o uso de apenas 1 g de ouro.
  • Sonoro: A propriedade é mostrada pelo metal quando atinge uma superfície dura produz um som denominado sonoro. Os sinos das escolas anteriores eram feitos de metais devido à propriedade de sonoridade.
  • Estado sólido: À temperatura ambiente, os metais existem no estado sólido, exceto o mercúrio, que existe no estado líquido à temperatura ambiente. Além disso, os metais são duros por natureza e sua dureza varia de metal para metal.

Propriedades Químicas de Metais

  • Facilmente corrosível: os metais têm a propriedade de se corrosão facilmente. A corrosão se refere a um processo em que o metal se converte naturalmente em uma forma estável como óxido, sulfeto ou hidróxido que leva à destruição do metal. Por exemplo, ferrugem de metal de ferro.
  • Pode perder elétrons: os metais podem formar íons de carga positiva perdendo seu elétron ao reagir com um não-metal.
  • Forma óxidos básicos: O metal pode formar óxidos básicos ao reagir com o oxigênio. Enquanto alguns óxidos de metal como óxido de alumínio e óxido de zinco apresentam comportamento ácido e básico. Esses tipos de óxidos são chamados de óxidos anfotéricos. 

Metal + Oxigênio -> Óxido de metal (óxido básico)

  • Têm baixa eletronegatividade: a eletronegatividade se refere à capacidade do átomo de atrair elétrons para formar uma ligação química. Portanto, alta eletronegatividade significa que atrairá elétrons com muita facilidade, e baixa eletronegatividade significa menos capacidade de atrair elétrons. Assim, os metais apresentam baixa eletronegatividade.

Propriedades Físicas de Não Metais

  • Não Lustroso: Não Metais não tem brilho, ou podemos dizer não lustroso. Enquanto o diamante e o iodo são as exceções, pois são brilhantes por natureza.
  • Mau condutor de calor e eletricidade: Ao contrário dos metais, os não-metais são maus condutores de calor e eletricidade, exceto o grafite, que é um ótimo condutor de eletricidade.
  • Baixa densidade e ponto de fusão: A maioria dos não-metais tem ponto de fusão muito baixo e baixa densidade.
  • Frágil: os não-metais são muito frágeis por natureza, o que significa que podem quebrar se forem esticados ou batidos, o que significa que os não-metais não são maleáveis ​​nem dúcteis na natureza.
  • Sonoro: Não-metais não são sonoros, pois não produzem nenhum som de toque.
  • Sólido, líquido, gás: a maioria dos não-metais presentes no estado gasoso, mas também existem alguns metais que existem no estado líquido e também no estado sólido.

Propriedades Químicas de Não Metal

  • 4-8 elétrons na camada externa: Basicamente, a camada externa não metálica tem de 4 a 8 elétrons e, portanto, tem a tendência de atrair elétrons.
  • Pode ganhar elétrons: os não-metais podem formar íons de carga ao ganhar seu elétron ao reagir com um metal.
  • Forma óxidos ácidos: o não metálico pode formar óxidos ácidos ao reagir com o oxigênio.

Não metálico + oxigênio-> óxidos não metálicos (de natureza ácida)

  • Têm alta eletronegatividade: como já discutimos o que é eletronegatividade, e sabemos que em não metais, há 4-8 elétrons presentes na camada externa, portanto, ela tem mais capacidade de ganhar elétrons. Assim, podemos dizer que não metais possuem alta eletronegatividade.

Então, essas são algumas diferenças básicas entre metais e não metais. Vamos resumir em breve com a ajuda de uma tabela:

Metais  Não Metais 
Os metais são lustrosos por natureza   Os não metais não são lustrosos, exceto o iodo.
Todos os metais têm um alto ponto de fusão, bem como alta densidade Os não metais são maus condutores de calor e eletricidade, exceto grafite.
Alta densidade e ponto de fusão  Baixa densidade e ponto de fusão 
Maleável e dúctil Frágil
Sonoro: Não sonoro
Metais têm baixa eletronegatividade Não-metais têm alta eletronegatividade
O metal pode formar óxidos básicos ao reagir com o oxigênio. O não metálico pode formar óxidos ácidos ao reagir com o oxigênio.
Os metais podem formar íons de carga positiva perdendo seu elétron ao reagir com um não-metal. Não-metais podem formar íons de carga ganhando seu elétron ao reagir com um metal.

Exemplos de perguntas

Pergunta 1: O que você quer dizer com eletronegatividade? Qual elemento possui metal de alta eletronegatividade ou não metal?

Responder:

Eletronegatividade é referida à capacidade do átomo de atrair elétrons para formar uma ligação química. Portanto, alta eletronegatividade significa que atrairá elétrons com muita facilidade, e baixa eletronegatividade significa menos capacidade de atrair elétrons. Como conhecemos os não-metais, existem 4-8 elétrons presentes na camada externa, portanto, ela tem mais capacidade de ganhar elétrons. Assim, podemos dizer que não metais possuem alta eletronegatividade.

Pergunta 2: Por que ouro e prata são usados ​​para fazer enfeites?

Responder:

Isso se deve à propriedade Lustrous dos metais, que torna o ouro e a prata brilhantes e atraentes.

Pergunta 3: “Todos os não metais são maus condutores de eletricidade”. Se a afirmação acima estiver correta, explique os motivos de sua resposta.

Responder:

Esta afirmação é incorreta, pois o grafite é um não metálico que é um bom condutor de eletricidade.

Pergunta 4: O que você quer dizer com metais e não metais?

Responder:

Os metais são a maior parte dos elementos presentes na tabela periódica, são brilhantes por natureza, conduzem tanto calor quanto eletricidade, são maleáveis ​​e dúcteis. Por exemplo, ferro, cobre, ouro e prata são metais. Por outro lado, os Não Metais ficam do lado esquerdo da tabela periódica. Não Metais não apresenta nenhuma propriedade metálica, pois não conduz calor e eletricidade, nem maleável nem dúctil por natureza. Oxigênio, Carbono são alguns exemplos de Não Metais. Além disso, os não-metais existem principalmente no estado gasoso, enquanto os metais presentes no estado sólido

Pergunta 5: Qual metal não é sólido à temperatura ambiente? Escreva a fórmula química desse metal.

Responder:

O mercúrio (Hg) é o único metal que não é sólido à temperatura ambiente, existe na forma líquida.

Pergunta 6: O que é corrosão? Dê um exemplo.

Responder:

A corrosão se refere a um processo em que o metal se converte naturalmente em uma forma estável como óxido, sulfeto ou hidróxido que leva à destruição do metal. Por exemplo, ferrugem de metal de ferro.

Qual a diferença entre metais é não metais?

Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.

Quais os metais é não metais?

Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais. Os ametais ou não metais são os onze elementos químicos mostrados acima, isto é, carbono, nitrogênio, fósforo, oxigênio, enxofre, selênio, flúor, cloro, bromo, iodo e astato.

Qual a diferença entre metais não metais é gases nobres?

Metais possuem a tendência de doar eletrons, isso os define como bons condutores de eletrecidade, pois são pouco eletronegativos. Ametais possuem a tendência de receber eletrons, tornando-se muito eletronegativos. Gases nobres não conduzem eletrecidade por serem átomos totalmente estáveis segundo a regra do Octeto.

Quais são os metais?

Metais são elementos caracterizados pelo brilho, resistência, condutividade térmica e elétrica..
Ferrosos: substâncias que contêm ferro em sua composição. ... .
Não ferrosos: ligas formadas por outros tipos de metais, como alumínio, cobre, níquel, zinco, titânio..
Metais pesados: chumbo, níquel, zinco, mercúrio..