Distância da Terra a Plutão em anos-luz

Como você imagina uma viagem espacial à velocidade da luz? O que acha que veríamos se estivéssemos navegando pelo espaço, a 299.792.458 m/s? Se você já assistiu a filmes de ficção científica, como Star Wars, por exemplo, provavelmente imagina que enxergaria as estrelas como linhas brancas esticadas ao seu redor, certo? Bem, nos filmes isso é um recurso visual interessante para ilustrar - e até que faz um certo sentido: se estamos na mesma velocidade da luz das estrelas, vamos acompanhá-las na viagem. Acontece que há um problema nesse raciocínio, pois a luz, em si, não tem cor. Ou seja, não veríamos nada diferente.

  • Buraco negro supermassivo dispara jatos a 99% da velocidade da luz
  • Pequenos meteoros podem chegar perto da velocidade da luz ao cruzar a atmosfera
  • Estrela mais veloz da Via Láctea se move a 8% da velocidade da luz

É impossível viajar a essa velocidade, mas, se pudéssemos, a única diferença para uma viagem normal seria o tempo que levaríamos para chegar ao destino. Imagine só - a luz leva cerca de oito minutos para chegar à Terra. Para chegarmos à estrela mais próxima do Sol, Proxima Centauri, levaríamos um pouco mais de quatro anos. Nada espetacular como nos filmes, né?

Na verdade, seria uma viagem um pouco monótona (ok, nem tanto, o espaço parece incrível demais para se entediar tão rápido). Levaríamos cerca de cinco horas e meia para chegar a Plutão, e quase um ano para chegar aos confins do Sistema Solar, cujo limite fica na Nuvem de Oort. E, no caminho para esses lugares, não veríamos riscos brancos representando as estrelas, porque as estrelas em si não se movem nessa velocidade. Os fótons, partículas da luz, não são visíveis, muito menos brancos.

Para ilustrar, o diretor e animador norte-americano Alphonse Swinehart produziu um vídeo, chamado Riding Light, que mostra uma viagem na velocidade da luz pelo espaço interplanetário. Mais precisamente, o vídeo é protagonizado por um fóton em sua jornada, partindo do Sol e afastando, em tempo real, por 45 minutos. Até onde você acha que ele chega nesse tempo?

No vídeo, vemos as informações sobre a distância em relação ao Sol, o tempo de viagem e o quanto falta até o próximo corpo celeste. O fóton passa pelos planetas Mercúrio, Vênus, Terra, e então segue sua jornada até alcançar Júpiter. Mas, nesses 45 minutos, não dá tempo de chegar a Saturno - para isso, o fóton precisaria de 1h21.

Confira tudo o vídeo abaixo: 

Distância da Terra a Plutão em anos-luz

Fonte: YouTube/ogniank

21-05-2020

1 resposta. No seu ponto mais distante, quando os dois corpos estão nos lados opostos do sol um do outro, Plutão encontra-se 7500 bilhões metros a partir de terra . No seu mais próximo, os dois são apenas 4280 bilhões metros separado.


Simplesmente então, quanto tempo demoraria para chegar a Plutão da Terra?

O New Horizons foi lançado em 19 de janeiro de 2006 e vai chegar a Plutão em 14 de julho de 2015. Faça um pouco de matemática e você descobrirá que demorou 9 anos, 5 meses e 25 dias. A espaçonave Voyager fez a distância entre terra e Plutão em cerca de 12,5 anos, embora nenhuma espaçonave tenha realmente passado Plutão .

Posteriormente, a questão é: quanto tempo leva para chegar a Mercúrio da Terra? Mariner 10 levou 147 dias para obter a partir de terra para Mercúrio . Mais recentemente, a nave espacial MESSENGER da NASA foi lançada em 3 de agosto de 2004 para estudar Mercúrio em órbita. Ele fez seu primeiro sobrevôo em 14 de janeiro de 2008. Isso é um total de 1.260 dias para obter a partir de terra para Mercúrio .

Além disso, a que distância cada planeta está da Terra?

Planeta (ou Planeta Anão) Distância do Sol (unidades astronômicas milhas km) Número de luas
Mercúrio 0,39 UA, 36 milhões de milhas 57,9 milhões de km 0
Vênus 0,723 AU 67,2 milhões de milhas 108,2 milhões de km 0
terra 1 AU 93 milhões de milhas 149,6 milhões de km 1
Marte 1.524 AU 141,6 milhões de milhas 227,9 milhões de km 2

Quanto tempo demoraria para chegar a todos os planetas?

Quando enviamos espaçonaves para planetas ou outros objetos (asteróide ou cometa), a espaçonave é realmente colocada em uma órbita ao redor do Sol, a fim de trazê-la para perto do alvo planeta . Mas, você tem que lidar com a gravidade do Sol. Aqui estão alguns números: Marte - 7 meses, Vênus - 5 meses e Mercúrio - 5 meses.

39 Respostas de perguntas relacionadas encontradas

Quanto dura um ano-luz em anos?

Um ano-luz é a distância que a luz percorre em um ano. Quão longe é isso? Multiplique o número de segundos em um ano pelo número de milhas ou quilômetros que a luz viaja em um segundo, e aí está: um ano-luz. São cerca de 5,88 trilhões de milhas (9,5 trilhões de km).

Podemos viajar para Plutão?

Em 15 de janeiro de 2015, a espaçonave iniciou sua fase de aproximação a Plutão. Em 14 de julho de 2015, às 11h49 UTC, ele voou 12.500 km (7.800 mi) acima da superfície de Plutão, tornando-se a primeira espaçonave a explorar o planeta anão. Esta "parede" foi detectada pela primeira vez em 1992 pelas duas espaçonaves Voyager.

Do que é feito Plutão?

Acredita-se que Plutão seja feito principalmente de gelo. Provavelmente também tem um pequeno núcleo rochoso que pode conter alguns metais. O gelo na superfície de Plutão é feito de nitrogênio congelado, metano e monóxido de carbono.


Quanto tempo dura um dia em Plutão?

Plutão leva 6,4 dias terrestres (6 dias, 9 horas e 36 minutos) para completar uma rotação, então essa é a duração de um dia em Plutão. Quando a espaçonave New Horizons passou por Plutão e suas luas em julho de 2015, ela tirou centenas de imagens.

Quanto tempo levaria para dirigir até Júpiter?

A espaçonave Galileo foi lançada em outubro de 1989. Demorou pouco mais de seis anos para chegar ao gigante gasoso, chegando em dezembro de 1995. Mas a espaçonave fez uma rota muito tortuosa, viajando uma distância de 2,5 bilhões de milhas. Ele viajou ao redor de Vênus, da Terra e do asteróide Gaspra para chegar a Júpiter.

Quais planetas estão na Via Láctea?

Mercúrio. Vênus. Terra. Marte. Júpiter. Saturno. Urano. Netuno.


Quanto tempo você levará para viajar da Terra ao sol?

O Sol está a cerca de 8,3 minutos-luz da Terra. Isso significa que levaria 8,3 minutos para a luz chegar da Superfície do Sol e chegar à Terra. Se você estiver viajando em um Jumbo Jet, levaria cerca de 19 anos para chegar ao Sol.

Qual é o clima em Júpiter?

A temperatura nas nuvens de Júpiter é de cerca de 145 graus Celsius negativos (234 graus Fahrenheit negativos). A temperatura perto do centro do planeta é muito, muito mais quente. A temperatura central pode ser de cerca de 24.000 graus Celsius (43.000 graus Fahrenheit). Isso é mais quente do que a superfície do sol!

Qual é a distância atual até Marte?

A distância de Marte da Terra é atualmente de 303.529.638 quilômetros, equivalente a 2.028970 unidades astronômicas.


Quantos anéis Saturno tem no total?

Para responder à pergunta, quantos anéis Saturno tem, você realmente precisa descobrir o quão perto está olhando. Pelo que você pode ver, existem 3 anéis. Com telescópios poderosos, você pode distinguir 8 anéis. E com espaçonaves como a Cassini orbitando Saturno, esse total passa de 30.

Qual planeta está mais próximo da Terra?

Mercúrio (acima) é o planeta mais próximo da Terra - na verdade, é o planeta mais próximo de todos os outros planetas. Isso é surpreendente porque todos nós temos um equívoco embutido sobre o layout do sistema solar. É verdade que Vênus orbita o Sol entre a Terra e Mercúrio.

Podemos viajar para Júpiter?

Em 1989, os cientistas enviaram uma espaçonave a Júpiter e demorou um pouco mais de seis anos para chegar ao planeta. A razão pela qual a espaçonave demorou tanto é porque ela seguiu um caminho direto da Terra a Júpiter. A viagem a Júpiter pode durar pouco mais de 13 meses a oito anos.


Qual planeta tem o ano mais curto?

Mercúrio

Plutão é um planeta?

Plutão (designação de planeta menor: 134340 Plutão) é um planeta anão gelado no cinturão de Kuiper, um anel de corpos além da órbita de Netuno. Foi o primeiro objeto do cinturão de Kuiper a ser descoberto e é o maior planeta anão conhecido. Plutão foi descoberto por Clyde Tombaugh em 1930 como o nono planeta a partir do sol.

Quantos anos

Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.

Qual é a distância da Terra até Plutão?

Isso porque a distância entre a Terra e Plutão, algo como 5 bilhões de quilômetros, dificulta – e muito – a transmissão de dados entre a nave e o centro de comando, nos Estados Unidos.

Qual o tempo de 1 ano

Assim teremos a informação de que um ano-luz é 9.460.536.068, 016 km (9,46 trilhões de quilômetros). ... O que é um ano-luz?.

Quantos anos

Curiosidades. Mesmo sendo uma unidade muito grande, existem unidades astronômicas maiores que o ano-luz. O Parsec, por exemplo, vale cerca de 3,26 anos-luz. A distância média entre o Sol e a Terra é de aproximadamente 149.600.000 km.