Em qual associação de resistores a resistência equivalente é igual a soma dos valores da resistências separadas?

373 palavras 2 páginas

a necessidade de uma resistência maior do que a fornecida por um único resistor. Em outros casos, um resistor não suporta a intensidade da corrente que deve atravessá-lo. Nessas situações, utilizam-se vários resistores associados entre si.

Associação em Série

Um circuito elétrico com resistores, um seguido do outro, de modo a oferecer um único caminho para a passagem da corrente. Rs é o resistor equivalente da associação.
Veja algumas característica da associação em série:
1º) A intensidade de corrente i é a mesma em todos os resistores,pois eles estão ligados um após o outro.
2º) A tensão U na associação é igual à soma das tensões em cada resistor:
U=U1+U2+U3
3º) Aplicando-se a 1ª lei de Ohm a cada um dos resistores, podemos calcular a resistência equivalente da associação, da seguinte forma: do resistor
U = U1 + U2 + U3 Rs . i = R1 . i + R2 . i + R3 . i
Rs . i = i(R1 + R2 + R3)
R = R1 + R2 + R3
O resistor equivalente tem uma resistência elétrica igual à soma das resistências elétricas de todos os resistores da associação.

Associação em Paralelo

Quando dois ou mais resistores têm seus terminais ligados à mesma diferença potencial, de modo a oferecer caminhos separados para corrente.
Exemplo:

Em que Rp é o resistor equivalente da associação em paralelo.
Veja algumas característica da associação em paralelo:
1º) A tensão U é a mesma em todos os resistores, pois estão ligados aos mesmos terminais A e B.
2º) A corrente i na associação é igual à soma das correntes em cada resistor: i = i1 + i2 + i3 .
3º) Aplicando-se a 1ª lei de Ohm a cada um dos resistores, podemos determinar a resistência do resistor equivalente: i= i1 + i2 + i3 4º) O inverso da resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências associadas.
Se houver somente dois resistores em paralelo, de resistência R1 e R2, a resistência equivalente Rp dessa associação pode ser determinada por:

Associação Mista

É aquela


Relacionados

  • Associação de resistores

    534 palavras | 3 páginas

    Introdução A associação de resistores é muito comum em vários circuitos elétricos. Em muitos casos práticos tem-se a necessidade de uma resistência maior do que a fornecida por um único resistor. Em outros casos, um resistor não suporta a intensidade da corrente que deve atravessá-lo. Os resistores podem ser associados de três maneiras básicas que são: associação em série, associação em paralelo e associação mista. Associação de Resistores Os materiais utilizados foram: -Painel acrílico….

  • Associação de resistores

    2218 palavras | 9 páginas

    RELATORIO Nº 2 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES Laboratório de Física B. Nomes: Lucas Zanca Ra: 13091665 Gabriel Bernardi Ra: 13300819 Marcos Beijo Ra: 13098967 Vinicius Sparjari Ra: 13103501 Professora: Elaine 1) Objetivo O experimento tem como objetivo o estudo dos resistores em associação, sendo elas paralela ou em série e o cálculo do resistor equivalente nessas associações. 2) Contexto Histórico Um resistor (frequentemente chamado de resistência, que é na verdade a sua….

  • Associação de resistores

    1297 palavras | 6 páginas

    Laboratório de Eletricidade Professor Maurício Experiência 01 Associação de ResistoresSérie, Paralela e Mista. | Turma 1° C Grupo 02 Fernando Vasconcelos e Silva n° 13 Jimmy Ortiz Justiniano n° 17 Maritza Rodrigues Neves n° 26 Paulo Roberto Ferreira Nogueira n°28 Rômulo de Carvalho Cavalcante n° 34 Virlandio Alves Roseno Vieira n° 42 Índice Objetivo da experiência........................................................................................Pág. 03 Materiais utilizados….

  • associação de resistores

    892 palavras | 4 páginas

    UNIVERSIDADE TIRADENTES GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PETRÓLEO DISCIPLINA DE FISICA III Associação de resistores Aracaju, 2013 ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES Relatório da prática experimental Associação de resistores, realizada em setembro de 2013, da disciplina física III, turma E 05, ministrada pelo Prof (a)Denise de jesus santos , na Universidade Tiradentes. Aracaju, 2013 Sumário 1. Introdução............................….

  • associação de resistores

    434 palavras | 2 páginas

    Ra:137020 Resistor é o nome dado ao componente eletrônico (ou elétrico), que tem a propriedade de limitar o fluxo de corrente em um circuito elétrico, produzindo um diferença de potencial em seus terminais, que será igual ao valor da resistência ôhmica do resistor, multiplicada pela corrente que o atravessa. Diferença de Potencial (U) = resistência (R) x corrente (I) ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES EM PARALELO Iremos exemplificar 2 situações distintas, a associação de resistores de mesmo valor em….

  • Associação de resistores

    2126 palavras | 9 páginas

    empregados circuitos com dois ou mais resistores. Em muitos destes circuitos, um único resistor deve ser percorrido por uma corrente elétrica maior que a suportada, e nestes casos utiliza-se uma associação de resistores. Em outras aplicações vários resistores são ligados um em seguida do outro para obter o circuito desejado, como é o caso das lâmpadas decorativas de natal. Os resistores estão associados basicamente em duas maneiras diferentes: Associação em série, associação em paralelo. Objetivo:….

  • Associaçao de Resistores

    2298 palavras | 10 páginas

    Associação de Resistores Introdução Resistores são dispositivos elétricos que tem como principal função, transformar energia elétrica em energia térmica, são usados como aquecedores ou dissipadores de eletricidade. Quando dois ou mais resistores ficam interligados, forma-se um circuito, ou seja, a associação de resistores. Essa associação tem três tipos de comportamento: em série, paralelo e mista. Série Ao ligar os resistores em série, significa liga-los em um único trajeto, um ao lado….

  • associação de resistores

    282 palavras | 2 páginas

    cação e u T ecnológica do Esp írito San to Aula 10 Associações de Resistores C entro F ederal d Ed cação e u Associação de Resistores Objetivos  Analisar a associação série de resistores;  Analisar a associação paralela de resistores;  Analisar a associação mista de resistores. Tópicos Associação Série Associação Paralela Associação Mista T ecnológica do Esp írito San to Associação Série C entro F ederal d Ed cação e u T ecnológica do Esp írito San….

  • Associação de resistores

    546 palavras | 3 páginas

    Física: Associação de resistores. No trabalho a seguir abordamos os conceitos e definições sobre associação de resistores, lei dos nós e lei de Ohm aplicada a circuitos elétricos; O que são, para que servem, como funcionam. Tudo o que existe ao nosso redor, das coisas mínimas as mais complexas, tem uma explicação para física; A física nos esclarece coisas do nosso cotidiano que nem percebemos, e que existem estudos e teorias para tais….

  • Associação de resistores

    941 palavras | 4 páginas

    5. ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES 5.1 INTRODUÇÃO Nos circuitos elétricos em geral, costuma-se utilizar a associação de vários resistores, com o objetivo de se obter determinado valor de tensão ou corrente elétrica num componente do circuito. Em casa, por exemplo, onde temos vários equipamentos interligados, temos um circuito elétrico onde vários componentes estão associados (fig. 5.1). Figura 5.1: Equipamentos interligados, formando resistências associadas. As principais….

Outros Trabalhos Populares

Qual é o tipo de associação é a resistência equivalente?

Na associação de resistores em paralelo, a resistência equivalente é igual à soma dos inversos das resistências dos resistores individuais que formam o circuito elétrico.

Qual é o valor da resistência equivalente da associação?

Podemos afirmar então que a resistência equivalente de uma associação de resistores em série é igual à soma de todas as resistências individuais.

O que é uma associação em paralelo?

Na associação de resistores em paralelo, todos os resistores estão submetidos a uma mesma diferença de potencial. Sendo a corrente elétrica dividida pelo ramos do circuito.

Qual a diferença entre associação em série é em paralelo?

A principal diferença entre circuito em série e paralelo é a maneira como a tensão e a corrente apresentam-se. A tensão será a mesma em todos os pontos do circuito em paralelo e a corrente poderá variar. Já no circuito em série, é a tensão que pode ser diferente, enquanto a corrente elétrica é a mesma.