Em qual estrutura do aparelho reprodutor feminino são produzidos os hormônios sexuais estrógeno e progesterona escolha uma a no endométrio?

Índice

Introdução

O Sistema Reprodutor Feminino tem como função principal a produção de células sexuais femininas, ou gametas, chamados óvulos, que serão responsáveis pela reprodução. 

Além disso, esse sistema é responsável pela nutrição e acomodação do feto até o seu nascimento e a produção de hormônios.

O sistema Reprodutor Feminino é formado por ovários, tubas uterinas, vagina e pudendo feminino.

Em qual estrutura do aparelho reprodutor feminino são produzidos os hormônios sexuais estrógeno e progesterona escolha uma a no endométrio?
Esquema simplificado do Sistema Reprodutor Feminino

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚  

Ovários

São duas glândulas sexuais de formato arredondado. São responsáveis pela produção das células sexuais femininas (gametas femininos), os ovócitos

ovócito só recebe o nome de óvulo após ser fecundado pelo espermatozóide. Desde que nasce a menina já tem em seus ovários milhares de ovócitos. 

A partir da puberdade, um hormônio estimula o desenvolvimento e a liberação de ovócitos, iniciando um processo de ovulação, por meio do qual a mulher libera um ou mais ovócitos, mais ou menos a cada 28 dias. 

Os ovários produzem o hormônios sexuais femininos: o estrógeno e a progesterona, responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos (mamas, pelos pubianos, etc.), controle da menstruação e preparação do útero para receber o futuro embrião.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Tubas uterinas

São dois tubos que conduzem o ovócito do ovário ao útero. As paredes das tubas uterinas são revestidas por cílios, que juntamente com a contração das paredes musculares das tubas, empurram o ovócito até o útero. No interior da tuba uterina normalmente ocorre a fecundação, nome dado ao encontro do ovócito com o espermatozóide.

Útero

É um órgão oco com paredes musculares, que apresenta a forma e tamanho de uma pêra invertida. O útero abriga o embrião durante o seu desenvolvimento até o momento do parto.

Vagina

É o canal que liga o útero ao meio externo e tem, aproximadamente, sete centímetros de comprimento. A abertura da vagina pode ser parcialmente fechada por uma membrana chamada hímen. Essa membrana pode ser rompida no momento da primeira relação sexual. A vagina apresenta uma grande elasticidade, o que permite a relação sexual e a passagem do bebê durante o parto.

Pudendo feminino

Anteriormente denominado como vulva, é a parte genital externa, formada pelos lábios maiores, lábios menores e pelo clitóris. 

Os lábios maiores são duas dobras de pele que recobrem os lábios menores. Os lábios menores são duas dobras de pele que protegem a entrada da vagina e o clitóris é um pequeno órgão rico em terminações nervosas. 

Fica localizado na região anterior das partes externas do Sistema Genital. O clitóris também se enche de sangue e aumenta de tamanho durante a excitação sexual e tem como função proporcionar prazer à mulher. 

A regulação hormonal e o ciclo menstrual

Os ovários, além de produzirem os gametas femininos, produzem os hormônios sexuais femininos estrógeno e progesterona, sob a regulação dos hormônios FSH e LH.

Durante a vida fetal, o FSH estimula os ovários a produzirem os gametas. Muitas dessas células se degeneram até a puberdade, época em que a secreção dos hormônios da hipófise e dos hormônios sexuais começa a aumentar. 

Na puberdade, a menarca é a fase em que se iniciam os ciclos menstruais. Define-se a menarca a partir da primeira menstruação apresentada pela mulher.

Durante o ciclo menstrual, ocorrem algumas alterações nos ovários e no útero, comandadas por diferenças nas taxas dos hormônios ao longo do ciclo.

Alguns dias após a menstruação, os níveis de FSH e LH no sangue começam a aumentar. O FSH é responsável pelo crescimento de vários folículos ovarianos em um dos ovários; eles aumentam de tamanho e passam a secretar o hormônio estrógeno. O aumento da taxa de estrógeno liberado pelo folículos provoca diminuição da secreção de FSH e de LH.

A ovulação, que corresponde à expulsão do ovócito de dentro do folículo, ocorre em torno do 14º dia do ciclo menstrual. Nos dias que antecedem esse evento, observa-se um aumento acelerado na concentração de LH e menos intensamente de FSH no sangue. 

O LH estimula células do folículo desenvolvido a secretar menos estrógeno e a iniciar a produção do hormônio progesterona. Esse processo culmina com a ruptura do folículo e a eliminação do ovócito para a tuba uterina.

Logo após a ovulação, as células do folículo aumentam de tamanho e passam a armazenar lipídios. Essa estrutura passa a ser chamada corpo lúteo e secreta grande quantidade de estrógeno e progesterona. 

Mas, devido a queda da secreção de LH, o corpo lúteo começa a degenerar depois da ovulação. A consequência da degeneração do corpo lúteo e consequentemente da queda na produção dos hormônios sexuais é a menstruação

Caso não tenha ocorrido fecundação do óvulo, a secreção de FSH e LH é estimulada novamente dando origem a um novo ciclo.

As variações na concentração de estrógeno e progesterona durante o ciclo menstrual promovem alterações na parede do útero, que é revestida por um tecido intensamente vascularizado chamado endométrio

O endométrio muda de espessura durante o ciclo menstrual, de acordo com a ação hormonal. Se o ovócito não for fecundado, o corpo lúteo degenera e as taxas de estrógeno e progesterona diminuem, o que provoca a descamação do endométrio. 

menstruação corresponde à eliminação da camada superficial do endométrio, com perda de sangue, por contrações da musculatura uterina.

Exercício de fixação

Quero Bolsa

O sistema genital feminino é composto por diversos órgãos que permitem a fecundação e a gestação de um bebê. Observe a figura a seguir e marque a alternativa que apresenta, respectivamente, os números que indicam os locais onde ocorre a fecundação e o desenvolvimento do feto.

Observe atentamente as partes do sistema genital feminino indicadas pelos números:

A 1 e 2.

B 2 e 3.

C 3 e 4.

D 1 e 4.

E 1 e 3.

Em qual estrutura do aparelho reprodutor feminino são produzidos os hormônios sexuais estrógeno e progesterona?

Os principais hormônios sexuais femininos são o estrógeno e a progesterona, produzidos principalmente pelos ovários durante a vida reprodutiva. Além disso, o hormônio folículo-estimulante (FSH, sigla em inglês) é produzido pela hipófise, uma glândula localizada na base do cérebro.

Em qual estrutura do aparelho reprodutor feminino são produzidos os?

Ovários: no corpo feminino observa-se a presença de dois ovários, os quais são responsáveis por produzir os gametas femininos.

Quais os hormônios produzidos pelo ovário e qual a sua função?

Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona. O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.

Em qual local são sintetizados estradiol e progesterona em cada fase do ciclo?

A progesterona é produzida pelo corpo lúteo (estrutura que se forma a partir do folículo) e, juntamente como estrógeno, atua nas diversas fases do ciclo menstrual.