Licenciatura e bacharel qual a diferença

Licenciatura e bacharel qual a diferença
 

Chegou o momento do vestibular. Além das dúvidas sobre qual profissão escolher, também bate aquela incerteza sobre como é cada curso e o que cada habilitação significa. Quer um exemplo de uma dessas indagações? Você sabe qual a diferença entre bacharelado e licenciatura?

Muitos cursos oferecem as duas habilitações e essas opções podem gerar dúvidas para quem está chegando agora nesse novo universo chamado Ensino Superior. Outros são específicos sendo apenas bacharelados ou apenas licenciaturas. O importante mesmo é que antes de qualquer decisão você conheça a graduação que vai cursar.

Pensando em te ajudar, fizemos esse artigo para te contar a diferença entre bacharelado e licenciatura. Para isso vamos te explicar sobre cada habilitação e suas distinções.

Habilitação em Bacharelado

A habilitação em Bacharelado é uma modalidade de graduação que forma profissionais voltados para o mercado de trabalho. Durante a faculdade o aluno tem contato com várias disciplinas teóricas e práticas tendo, portanto, um preparo bem generalista. Não é à toa que após a formatura esse profissional possa atuar em todas as áreas dentro da sua formação acadêmica.

O grau de bacharel é obrigatório para exercer várias profissões como arquitetura, administração, direito, engenharia, medicina e farmácia. Também é possível se especializar em um segmento específico dentro da área de formação. Para isso basta fazer uma especialização, as chamadas pós-graduações. Esses cursos normalmente duram cerca de um ano e meio e segmentam muito a atuação do profissional no mercado de trabalho.

O bacharel não é habilitado a lecionar, mas se o desejo for seguir a carreira de professor, esse profissional deve fazer Mestrado e também Doutorado para então tentar uma vaga no Ensino Superior.

Habilitação em Licenciatura

Os cursos de licenciatura são graduações que habilitam o aluno a dar aulas para os ensinos Fundamental e Médio. Com o diploma em mãos, o profissional pode também ministrar aulas particulares e em cursinhos. Com a educação continuada - fazendo pós-graduação, Mestrado e Doutorado -, o licenciado também é capaz de dar aulas no Ensino Superior.

As licenciaturas com maior espaço no mercado são as de História, Geografia, Letras, Matemática, Química, Física, Educação Física e Ciências Biológicas. Outras formações como Ciências Sociais e Filosofia tem ganhado cada vez mais espaço, já que disciplinas como a Sociologia e a Filosofia entraram na grade das escolas de Ensino Médio. O curso de Pedagogia também é um licenciatura, porém a atuação do profissional em sala de aula se dá ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

Durante a graduação, o aluno tem contato com disciplinas específicas da área de conhecimento escolhida e também com matérias voltadas para a arte de ensinar. O futuro licenciado estuda pedagogia, didática, psicologia, metodologia e outras questões que serão importantes para o trabalho no dia a dia da sala de aula, como os desafios e problemas da docência.

A diferença entre bacharelado e licenciatura

A principal diferença entre bacharelado e licenciatura está na formação profissional. Enquanto o primeiro habilita profissionais para o mercado de trabalho propriamente dito, o segundo permite o aluno atuar como professor. É possível que o mesmo curso tenha as duas habilitações? Sim, é.

É o caso, por exemplo, do curso de Filosofia. Apesar das grades serem bem parecidas, a habilitação em licenciatura possui disciplinas voltadas para a docência, como Oficinas de Ensino e Aprendizagem de Filosofia, Seminário de Política Educacional, Atividades de Enriquecimento Didático Cultural, além de Estágio Supervisionado.

Já no mercado de trabalho, o bacharel em Filosofia pode atuar fazendo parte de grupos de pesquisas, traduzindo obras filosóficas, ministrando palestras, compondo equipes de estudo do comportamento humano e também trabalhando em instituições culturais públicas, privadas e ONGs. Em sala de aula, o licenciado em Filosofia pode ministrar aulas de Ética e Filosofia para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de ter a opção de atuar como professor universitário.

É também possível que o aluno saia da faculdade com as duas habilitações. Para isso ele precisará dar continuidade aos estudos, mesmo após a conclusão de uma das modalidades. Desse jeito, o estudante sairá completo do Ensino Superior: preparado para o mercado de trabalho e apto para lecionar em qualquer instituição de ensino.

Ficou bem claro qual é a diferença entre bacharelado e licenciatura? Com essa dúvida respondida já ficou mais fácil fazer outra decisão: qual instituição de ensino escolher para fazer o seu sonho da faculdade se tornar realidade.

Fundado em 1972, o Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF) oferece atualmente 17 cursos de graduação - entre bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Com corpo docente qualificado, o CES/JF conta com 3 campi, além de um Centro Gastronômico e toda infraestrutura para te preparar para o mercado de trabalho e para a vida. São 46 anos de tradição e formação acadêmica de qualidade e competência reconhecida na cidade e no país.

A sua profissão dos sonhos pode virar realidade. Por isso não perca tempo e trace a sua caminhada e os seus objetivos. Clique AQUI e faça já a sua inscrição para o Vestibular 2019. Ou leia AQUI o edital e não perca tempo. 

Provas agendadas de 16 de outubro a 28 de fevereiro
Vestibular tradicional: 25 de novembro

Quer saber mais detalhes sobre como é a graduação, qual é o perfil ideal de aluno e como é o mercado de trabalho para as profissões de cada um dos cursos oferecidos pelo CES? Então leia nossos e-books!

Clique em um dos links abaixo e escolha o seu caminho:

Conheça o curso de Administração

Conheça o curso de Arquitetura de Urbanismo

Conheça o curso de Ciências Biológicas

Conheça o curso de Engenharia de Software

Conheça o curso de Engenharia Elétrica

Conheça o curso de Filosofia

Conheça o curso de Jornalismo

Conheça o curso de Psicologia

Conheça o curso de Publicidade e Propaganda

Conheça o curso de Sistemas de Informação

Conheça o curso de Teologia

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Interiores

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Moda

Conheça o curso de Tecnologia em Gastronomia

Conheça o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Conheça o curso de Tecnologia em Marketing

Conheça o curso de Teologia

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Interiores

Conheça o curso de Tecnologia em Design de Moda

Conheça o curso de Tecnologia em Gastronomia

Conheça o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Conheça o curso de Tecnologia em Marketing

Qual a diferença em licenciatura e bacharelado?

O que distingue as duas formações é basicamente sua área de atuação, enquanto um bacharel irá atuar nos diversos segmentos existentes no mercado de trabalho, a licenciatura tem o foco no ensino e forma profissionais capazes de repassar conhecimentos para os demais indivíduos.

Para que serve o bacharelado?

Como funciona o bacharelado O bacharelado forma profissionais generalistas, com sólidos conhecimentos nos fundamentos de uma profissão. Esse curso pode durar entre 3 e 6 anos e, ao concluir a formação, o estudante recebe um diploma de nível superior com o título de bacharel.

O que é o curso de bacharelado?

O curso de graduação bacharelado é aquele que prepara o profissional para atuar nos mais diversos segmentos de mercado. Quem faz um curso de bacharelado recebe uma formação generalista. Ou seja, pode trabalhar em diversas funções dentro da sua área.

O que vem antes do bacharelado?

Para chegar à graduação, você precisa ter terminado a educação básica e para chegar à pós-graduação, é preciso ter um diploma de graduação. Na graduação, você pode se tornar um graduado tecnólogo, bacharel ou licenciado.