Na ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima

1605 palavras 7 páginas

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA – CEAD COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA GEOGRAFIA DISCIPLINA: CLIMATOLOGIA I COORDENADOR: PROF. MSc. KLEYSON CAMPÊLO DE ARAÚJO NOME: ACELINO PEREIRA NETO MATRICULA: 2014962590 EXERCÍCIOS
A ciência da atmosfera, usualmente é feita uma distinção entre tempo e clima [...]. Por tempo (Weather) nos entendemos o estado médio da atmosfera numa dada porção de tempo e em determinado lugar. Por outro lado, clima é a síntese do tempo num dado lugar durante um período de aproximadamente 30-35 anos (AYOADE, 2004).
Para o melhor entender os tipos de tempo e clima dos diferentes pontos da terra, os conteúdos da climatologia são comumente abordados a partir dos elementos e dos fatores do clima (ou fatores geográficos do clima) que os condicionam, de modo a subsidiar a compreensão das características e da dinâmica da atmosfera sobre os diferentes lugares em sua permanente interação com a superfície (DANNI- OLIVEIRA & MENDONÇA, 2007).
.
Tendo os fragmentos de texto acima como referência, disserte sobre o clima, seus elementos e fatores, abordando: Elementos e fatores climáticos, relacionando-os; As variações temporais, espacial e vertical da temperatura do ar atmosférico; O campo higrométrico; Campo barométrico; Tipos de ventos.
O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade, do tipo de precipitação (chuvas, neve ou granizo), da sucessão das estações úmidas e secas, etc. Por essa razão, o clima é definido por Max Sorre como uma "sucessão habitual dos tipos de tempo num determinado local da superfície terrestre", enquanto o tempo é apenas o estado da atmosfera de um lugar, num determinado momento.
Os elementos do clima são os atributos básicos que servem para definir o tipo climático de uma determinada região como

Relacionados

  • Relatório de Climatologia I

    3263 palavras | 14 páginas

    Curso: Geografia Disicplina: Climatologia I Aluna: Lilian Silva Relatório de trabalho de campo de Climatologia I 2004 Apresentação O presente relatório refere-se ao trabalho de campo realizado pela disciplina de Climatologia I do curso de Geografia. O trajeto teve início em São Paulo com destino a Santos (SP), com o intuito de conhecermos as unidades climáticas em escala local, visto que foram realizadas medições dos elementos do clima através de instrumentos apropriados. O objetivo….

  • Elementos De Climatologia Ques I

    3079 palavras | 13 páginas

    QUESTIONARIO DE ELEMENTOS DE CLIMATOLOGIA Pergunta 1 a. Redução da flora. b. Elevação das marés. c. Erosão das encostas. d. Laterização dos solos. e. Fragmentação das rochas. Comentário: o ciclo hidrológico incorpora a toxidade lançada na atmosfera pelos processos industriais, que passam a impactar a vegetação (o elo mais frágil mencionado, da cadeia); só, então, vão atuar sobre os solos, as encostas e as rochas, nessa ordem. Pergunta 2 “O desperdício e o aumento do….

  • RESENHA MENDONÇA, Francisco., OLIVEIRA, Inês Moresco Danni Cap I In: ClimAtoloGia noções básicas e climas do Brasil

    374 palavras | 2 páginas

    INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO NÚBIA CELESTINO NOBRE 146406 X RESENHA MENDONÇA, Francisco., OLIVEIRA, Inês Moresco Danni Cap I In: ClimAtoloGia noções básicas e climas do Brasil SP: Oficina de textos O homem tomou consciência de sua interdependência, intervenção e influencia no sistema e no meio natural. Desvendar a dinâmica dos fenômenos naturais proporciona compreensão de fenômenos do meio. No inicio da….

  • pre projeto

    1487 palavras | 6 páginas

    CLIMA E TEMPO Pré-projeto elaborado pela acadêmica: Emanuelle Cristina Amorim de Jesus, referente a disciplina de Trabalho Final de Curso I, do curso de Licenciatura em Geografia – 7º Semestre da Universidade Federal de Mato Grosso, sob a orientação do Prof. Dr. Rodrigo Marques. CUIABÁ-MT 2014 1 – INTRODUÇÃO A climatologia aborda os padrões de ação da atmosfera em suas influências antrópicas com a superfície terrestre (Mendonça; Danni-Oliveira, 2007). No campo da geografia….

  • 013 TRABALHO DE CAMPO NA ESTA O METEOROL GICA UMA EXPERI NCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA

    2084 palavras | 9 páginas

    TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA TRABALHO DE CAMPO NA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO EM CLIMATOLOGIA Rosilene Carvalho de Paiva Aguiar Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí Elias Aguiar de Souza Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí José Ricardo Rodrigues Rocha Universidade Federal de Goiás, Câmpus Jataí Zilda de Fátima Mariano, Universidade….

  • Climatogeografia

    3057 palavras | 13 páginas

    Questionário I 3 2.2. II. Natureza e campo da climatologia 4 2.2.1. III. Fatores e elementos climáticos 4 2.2.2. IV. Observações meteorológicas 5 2.2.3. V. Os Sistemas Climáticos 7 2.2.4. VI. Efeitos de ENSO em Moçambique 8 2.2.5. VII. Climas da Terra 8 2.2.6. VIII. Classificação climática de Koppen 9 3. Unidade I 10 4. Unidade II 10 5. Unidade III 10 6. Unidade IV 11 7. Unidade V 11 8. Unidade VI 12 9. Unidade VII 12 10. Unidade VIII 12 11. Conclusão 13 Bibliografia 14 1. Introdução A climatologia é um….

  • Reforma protestante

    1063 palavras | 5 páginas

    Curricular do curso de Geografia: Licenciatura - a partir de 2008 4 anos (Currículo 05) 1º Ano Cód. 44.66 44.67 44.68 44.69 44.70 88.76 88.80 44.71 44.73 Total Disciplinas História do Pensamento Geográfico Geografia da População Fundamentos de Geologia Climatologia Métodos e Técnicas de Pesquisa Aplicada à Geografia Introdução à Filosofia Antropologia Social Cartografia Geral Geoestatística Atividades Acadêmicas/científicas e Culturais C.H. 108 72 108 72 72 72 72 108 72 72 806 C.H. 72 108 108 72 108 108 108….

  • climatologia

    21532 palavras | 87 páginas

    Instituto Federal de Mato Grosso do Sul DISCIPLINA: Climatologia PROFESSOR : Eng. Agron. Msc. Tomaz Alves de Souza METEOROLOGIA AGRÍCOLA COMO CIÊNCIA INTRODUÇÃO A Meteorologia Agrícola como ciência teve seu início em 1913, quando a “Organização Meteorológica Internacional” (IMO), sentiu necessidade de criar a “Comissão Especial de Meteorologia Agrária” com a finalidade de estudar a influência conjunta e particular dos elementos meteorológicos e fatores climáticos sobre as plantas e….

  • Meteorologia e Climatologia

    139204 palavras | 557 páginas

    METEOROLOGIA E CLIMATOLOGIA Mário Adelmo Varejão–Silva VERSÃO DIGITAL 2 Recife, Pernambuco Brasil Março de 2006 i SUMÁRIO SUMÁRIO APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO AGRADECIMENTOS i v vii ix CAPÍTULO I CONSEQÜÊNCIAS METEOROLÓGICAS DOS MOVIMENTOS DA TERRA. 1. Forma da Terra. 2. Pontos, linhas e planos de referência. 3. Coordenadas terrestres. 4. O referencial local. 5. Culminação e declinação de um astro. 6. Movimentos da Terra. 7. Estações do ano. 8. Variação do fotoperíodo….

  • Cap 6aqui Balancohidrico

    1856 palavras | 8 páginas

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA RURAL DISCIPLINA: Hidrologia e climatologia (ENR 5512) Balanço hídrico climatológico Prof. Rosandro Boligon Minuzzi www.labclimagri.ufsc.br E-mail: Telefone: 3721-5484 1. Introdução Para estudar o ciclo da água em uma cultura de maneira geral é necessário considerar o balanço hídrico. Este não é nada mais que o somatório das quantidades de água que entram e saem de um elemento….

Outros Trabalhos Populares

Qual é a diferença entre o tempo e o clima atmosférico?

Tempo e clima são conceitos distintos. Tempo refere-se a um estado momentâneo das condições atmosféricas. Já clima é duradouro, tratando-se de uma sucessão habitual de tempos.

Qual é a diferença entre o clima e tempo atmosférico Brainly?

A diferença entre tempo e clima é que o tempo é uma estado momentâneo, enquanto o clima é um estado duradouro da atmosfera.

O que determina o clima?

Os principais fatores climáticos são: latitude, altitude, maritimidade e continentalidade, massas de ar, vegetação, correntes marítimas e até o relevo.

São as ciências que estudam o clima e o tempo respectivamente?

Dessa forma, fica posta a diferença entre os dois ramos do conhecimento, pois a meteorologia estuda o tempo atmosférico (também chamado de tempo meteorológico) e a climatologia estuda o clima.