O que acontece se não escovar os dentes

Ciência & Tecnologia

E se não escovar os dentes antes de dormir? O que acontece? Prepare-se para descobrir que sua mãe esteve certa o tempo inteiro!

O que acontece se não escovar os dentes

Se sua mãe é daquelas que adora ver você escovar os dentes e sempre quer checar se você já cumpriu essa obrigação, acredite, ela está certa. Por mais que você tenha escovado os dentes do jeito errado a vida toda, como já mostramos aqui, quando você dorme sem escovar os dentes a coisa pode ser muito mais desastrosa!

De acordo com quem entende do assunto, o grande mal é que a placa bacteriana monta sentinela em sua boca o tempo inteiro. Isso faz com que seja produzido um ácido prejudicial, que detona o esmalte de seus dentes e provoca cáries, caso você não tenha o hábito de escovar os dentes.

Antes de dormir, então, o cenário fica ainda mais desfavorável a você, sabia? Isso porque, nossa produção de saliva cai quando pegamos no sono e é exatamente essa “babinha” que ajuda a proteger os dentes contra essas bactérias e seus ácidos nocivos.

O que acontece se não escovar os dentes

O resultado? Sua boca fica mesmo muito mais vulneráveis se você não tiver o hábito de escovar os dentes antes de dormir.

Qual a melhor hora para escovar os dentes?

Mas, existe uma coisa realmente interessante nesse caso. Conforme o reitor da Universidade de Medicina Dental da Pensilvânia (Estados Unidos), o PhD Denis Kinane,  não é, exatamente, o horário da escovação que vai proteger seus dentes durante a noite, mas a frequência da higienização e o espaço que você dá para que as propriedades da pasta de dente possam agir.

O que acontece se não escovar os dentes

Assim, é muito melhor você escovar os dentes logo após o jantar, por exemplo, que 5 minutos antes de ir para a cama. Da mesma forma, é muito mais importante que você tenha escovado seus dentes várias vezes durante o dia, para reduzir o tempo de ação desse tal ácido, que mencionamos no início, em seus dentes.

O que acontece se não escovar os dentes

Então, resumindo, se você não escovar os dentes antes de dormir, sua boca fica completamente desprotegida contra a ação das bactérias e a formação de cáries. No entanto, escovar os dentes um tempo antes de ir para a cama, e nunca se esquecer do fio dental; é mais eficiente para criar essa proteção necessária, que escovar os dentes segundos antes de se deitar.

O que acontece se não escovar os dentes

Captou a mensagem aí? Se ainda não, você precisa MESMO de ler essa outra matéria: 8 curiosidades nada agradáveis sobre os dentes humanos.

Fontes: Greatist, Tudo Interessante

O que acontece se não escovar os dentes

Escovar os dentes com o aparelho ortodôntico é trabalhoso, sim. Mas é papel do paciente manter uma boa higienização.

O descuido da higienização do aparelho ortodôntico pode levar a uma surpresa desagradável no final do tratamento, veja nesse vídeo o que pode acontecer na hora de remover seu aparelho se ele não for bem higienizado durante o tratamento.

5 motivos para você caprichar na hora de escovar os dentes com o aparelho ortodôntico!

Escovar os dentes com aparelho ortodôntico é algo trabalhoso: gasta-se muito mais tempo já que temos que escovar todas as superfícies do aparelho e dos dentes, além do uso indispensável do fio dental, que também é bem mais complicado do que em dentes sem aparelho, exigindo mais dedicação e cuidado por parte do paciente.

A falta de atenção na hora de escovar os dentes com aparelho ortodôntico pode levar a:

  • Lesões de cárie
  • Manchas nos dentes que persistem após removido o aparelho
  • Acúmulo de tártaro
  • Inflamação nas gengivas e perda de osso ao redor dos dentes
  • Atrasos no tratamento
O que acontece se não escovar os dentes
Essa combinação é fundamental!

Veja como podem ficar os dentes caso o paciente não tome cuidado, e veja aqui dicas para cuidar bem dos seus dentes. Acesse também nossa Central de Dúvidas para saber tudo que você precisa sobre seu tratamento (que é muito mais do que apenas saber escovar dentes com o aparelho ortodôntico).

O maior responsável pelo seu tratamento é você!

Lesões de cárie e problemas gengivais durante o tratamento ortodôntico atrasam seu andamento. Você pode ajudar seu ortodontista a finalizar seu caso mais rápido, tomando cuidado para não quebrar seu aparelho, mantendo uma boa higienização e evitando faltar às consultas de ativação do seu aparelho ortodôntico. Dessa maneira, seu tratamento fluirá mais rápido e você ficará com um sorriso muito mais bonito no final, ao contrário desse da foto abaixo.

O que acontece se não escovar os dentes
Evite essa situação!

O que acontece se não escovar os dentes

Cirurgião-dentista, especialista em ortodontia pela ABO-GO com 10 anos de experiência. Mestre e doutorando em ciências da saúde pela UFG. Professor nas universidades Fasam e Integra, membro da diretoria da Associação Brasileira de Ortodontia (ABOR-GO). Credenciado no sistema Invisalign e apaixonado por ensino, música e tecnologia. Artigos publicados neste blog, sites e revistas científicas.

Quais são as consequências de não escovar os dentes?

Quando ficamos sem escovar os dentes inicia-se um processo de perda de mineral dos dentes. E se a falta da escovação se tornar mais frequente, a desmineralização da estrutura dos dentes também será rotineira, o que pode resultar no aparecimento de cárie. O mesmo pode acontecer em relação às doenças gengivais.

Quantos dias uma pessoa pode ficar sem escovar os dentes?

Ficar 1 dia sem escovar os dentes pode prejudicar gravemente a saúde se no outro dia isso for corrigido com uma boa escovação? A princípio , "gravemente" não. Mas um dia sem fazer higiene bucal , pode trazer problemas de inflamação gengival , instalação de cárie e etc...

É possível viver sem escovar os dentes?

Há 10 anos, Paul Warren descobriu que era possível viver bem sem escovar os dentes. Ele conduziu uma pesquisa em pacientes, que, durante dois anos, deixaram as escovas de dente de lado e utilizaram somente um enxaguante bucal chamado clorexidina.

O que acontece se não escovar os dentes antes de dormir?

Dormir sem escovar os dentes abre caminho para o desenvolvimento de diversos problemas bucais. É que quando dormimos, a quantidade de saliva diminui, a boca fica mais seca e com isso as bactérias fazem a festa. A proliferação delas forma a placa bacteriana, que pode levar às cáries ou problemas gengivais.