O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano

O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano

O que explica a diversidade de paisagens naturais encontradas no continente americano?

Os aspectos naturais do continente americano caracterizam-se pela ampla diversidade provocada pelas variações de latitude e pelo tectonismo ativo em algumas áreas. O continente americano apresenta uma larga extensão territorial no sentido norte-sul, ou seja, possui uma grande variação em suas latitudes.

O que explica a diversidade na paisagem natural?

O Brasil apresenta distintas paisagens vegetais que variam de acordo com as características naturais e originais dos tipos de vegetações existentes no país. ... Os elementos que mais determinam uma vegetação são o clima e o solo, esses são responsáveis pela variedade de espécies da flora.

Quais são os recursos naturais do continente americano?

Os principais recursos minerais da América são zinco, extraído em numerosos centros produtores no Canadá, cobre, chumbo, ferro e estanho; os principais produtores são Estados Unidos, Canadá, México, Peru, Bolívia e Argentina.

Qual a diversidade do continente americano?

Um continente de diversidade O continente americano possui ampla extensão territorial no sentido Norte-Sul. ... Por essa razão, é possível achar no continente uma grande variedade de biomas, tais como as florestas, tropicais e temperadas, as formações desérticas, a tundra, a taiga e as estepes, entre outros.

Quais são as duas grandes massas continentais do continente americano?

O Continente Americano é formado por duas grandes massas continentais, uma localizada ao norte e que engloba a América do Norte, Central e o Caribe, e outra localizada ao sul, onde se encontra a América do Sul.

Que outro fator explica a diversidade das paisagens do Brasil?

O principal fator é o tamanho do território brasileiro que ocupada diferentes zonas da terra, e assim possuindo diferentes tipos de climas. O clima é o principal fator de influência da formação da paisagem e por isso existem diferentes tipos de paisagens, porque ocorrem diferentes influências climáticas no Brasil.

O que significa diversidade natural?

A diversidade natural pode ser entendida como a variação ou diversidade dos elementos bióticos (biodiversidade) e abióticos (geodiversidade) de uma determinada região.

Quais são os recursos minerais dos Estados Unidos?

Estados Unidos e Canadá contam com grandes reservas de inúmeros minerais, como petróleo, gás natural, ouro e cobre.

Quais são as paisagens naturais da geografia?

  • Paisagens Naturais Geografia As paisagens naturais são aquelas que não foram modificadas pelo homem ou que pouco se alteraram em função das atividades antrópicas.

Qual o relevo do continente americano?

  • O relevo do continente americano também é bastante diversificado, com uma tendência a apresentar menores latitudes a leste e pontos mais elevados a oeste, onde há zonas de encontro entre placas tectônicas. No norte, o tectonismo proporcionou a formação de relevos como as Montanhas Rochosas, já no sul, a gênese da Cordilheira dos Andes.

Qual é a população do continente americano?

  • Observe o mapa abaixo: Mapa físico do continente americano. Com uma população de quase 1 bilhão de habitantes e uma área territorial de 42.549.00 km², a América é o segundo maior continente (atrás apenas da Ásia) e conta com 14,2% da população mundial. Ao todo, são 35 países independentes e 16 colônias.

Será que esse continente é mais novo que o continente europeu?

  • Eventualmente, esse continente é chamado de “Novo Mundo”, mas isso não significa que ele seja mais novo realmente que os demais continentes, pois essa denominação foi criada após o descobrimento pelos europeus, tratando-se, portanto, de uma visão eurocêntrica da América.

América (continuação)

Tipos de clima e paisagens vegetais do continente americano

Na América, os fatores que exercem influência no clima interagem em diferentes combinações, constituindo diferentes tipos climáticos que se espalham por todo o continente americano.

Clima polar

No extremo norte da América, onde o clima polar é dominante, as temperaturas médias anuais são negativas, com a ocorrência de neve praticamente o ano todo. Por essa razão, o solo está sempre coberto de gelo e neve. Durante os meses do verão polar desenvolve-se a tundra, vegetação formada de musgos e liquens.

Clima frio

Ao norte do continente americano, nas altas latitudes, ao sul da região de clima polar, no Canadá, prevalece o clima frio. Nessas áreas os invernos são extensos e as temperaturas estão sempre abaixo de zero grau. Como consequência, durante a maior parte do ano, o solo fica coberto por neve. Os verões proporcionam temperaturas médias próximas dos 10 °C.

Nessas regiões desenvolve-se a taiga, constituída fundamentalmente por coníferas, muito explorada economicamente.

Clima frio de montanha

O clima frio de montanha domina no oeste do continente, onde se localizam as montanhas Rochosas e a cordilheira dos Andes. Nessas áreas as temperaturas médias anuais variam entre 5°C e 15°C.

Em regiões com essas temperaturas prevalece a vegetação de altitude, que apresenta características variáveis, de acordo com a altitude do terreno.

Clima temperado

Areas de clima temperado proporcionam estações do ano bem definidas, com verões quentes e invernos muito frios. Este tipo de clima ocorre sobretudo na América do Norte, onde ocupa ampla área. Na América do Sul manifesta-se apenas em pequenas áreas ao sul.

A vegetação predominante dessas áreas é a floresta temperada, com árvores de grande porte e folhagens densas que caem no inverno. Essa vegetação foi praticamente destruída e deu lugar, principalmente, a áreas destinadas à agricultura.

Nas regiões de clima temperado também ocorrem as pradarias, constituidas basicamente por gramíneas e alguns arbustos. No Brasil, as pradarias são chamadas de campos e ocorrem especialmente no Rio Grande do Sul. No Rio Grande do Sul e na Argentina, os campos também são conhecidos como pampas.

Clima subtropical

O clima subtropical ocorre em áreas de passagem entre as zonas temperadas e as zonas tropicais. Os invernos são agradáveis e os verões são quentes, apresentam temperatura média de 18 °C. As chuvas bem distribuídas durante o ano todo. Ocorre no sul do Brasil e no sudeste dos Estados Unidos.

As regiões no Brasil onde esse tipo climático ocorre apresentam vegetação de matas de araucária ou matas dos pinhais.

Clima tropical

Nas áreas onde o clima tropical predomina a temperatura média anual comumente é superior a 20 °C, com ocorrência, normalmente, de chuvas concentradas no verão e invernos secos.

Esse tipo de climático é influenciado pelas massas de ar úmido oriundas do oceano. A umidade permite o aumento das florestas tropicais, como no Brasil e em áreas da América Central. No interior da América do Sul, onde a umidade é menor encontramos as savanas, um tipo de vegetação que vem sendo destruída e suprimida pela agricultura comercial.

Clima equatorial

O tipo climático equatorial, típico de áreas próximas à linha do Equador, apresenta temperaturas elevadas e altos índices de chuvas bem distribuídas o ano todo.

Nessas regiões predomina a floresta equatorial, ou floresta Amazônica, que diferencia-se pela diversidade de animais e vegetais.

Clima semiárido

O tipo climático semiárido apresenta altas temperaturas elevadas, normalmente superiores a 25 °C, com chuvas insuficientes e mal distribuídas.

Na região Nordeste do Brasil, o clima semiárido favoreceu o desenvolvimento da Caatinga, tipo de vegetação de estepe que apresenta árvores de pequeno porte, com troncos retorcidos e espinhosos, e cactos, que armazenam água no seu caule.

Na América do Norte há uma ampla área de clima semiárido no centro-oeste  dos Estados Unidos. Igualmente na porção centro-sul da América do Sul, na Argentina, encontramos uma grande área desse tipo climático, com regiões recobertas por estepes.

Clima árido ou desértico

Esse tipo climático tem como principais características a escassez de chuvas, as temperaturas elevadas durante o dia e muito baixas à noite. Este clima aparece em áreas dos Estados Unidos, México e Chile.

A vegetação dessas regiões é insignificante, às vezes constituída por plantas espinhosas e de raízes profundas; em outras vezes é inexistente.

O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano
  
O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano

O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano

O que explica a diversidade de climas encontrados no continente americano

Como referenciar: "América - Tipos de clima" em Só Geografia. Virtuous Tecnologia da Informação, 2007-2022. Consultado em 11/11/2022 às 08:47. Disponível na Internet em http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Continentes/America/content11.php

O que explica a diversidade de climas no continente americano?

As grandes variações de latitude são um fator muito importante para a composição dos aspectos naturais do continente americano, que, por isso, apresenta uma grande variabilidade tanto em seus tipos climáticos quanto em sua vegetação.

Como se caracteriza o clima no continente americano?

No continente americano destacam-se os climas tropicais, subtropicais, equatoriais, desérticos, semiáridos, mediterrâneo temperado, polar, frio de montanha, úmidos ou secos,etc. Aparecendo, em alguns pontos, o tropical de altitude.

Como explicar sobre o continente americano?

Esse continente possui vários tipos de divisões regionais, das quais podemos destacar duas. Uma divide-o em América do Norte, Central e do Sul, e a outra o divide em América Latina e Anglo-Saxônica. A América do Norte possui apenas três países: Canadá, Estados Unidos e México.