O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Exercícios sobre a evolução da pirâmide etária brasileira, que nos revela a dinâmica do crescimento e da idade média da população. Publicado por: Rodolfo F. Alves Pena

“A dinâmica demográfica brasileira ilustra o acelerado crescimento ocorrido a partir de 1940 [...]. Esse processo foi contínuo até 1960, quando o crescimento populacional atingiu o ápice, com taxas médias de crescimento de quase 3% ao ano. A partir daquela década, elas começaram a declinar até atingir 1,6% no censo de 2000 – e continuam em queda”.

LUCCI, E. A. et. al. Território e sociedade no mundo globalizado: Geografia Geral e do Brasil. Ensino Médio. Editora Saraiva, 2005. p.322.

Sobre as variações no crescimento da população brasileira, assinale a alternativa que NÃO aponta um dos motivos de sua involução recente.

a) Disseminação de métodos contraceptivos.

b) Inclusão da mulher no mercado de trabalho.

c) Intensificação do processo de urbanização.

d) Controle estatal sobre os índices gestacionais.

e) Difusão do planejamento familiar.

Observe as duas pirâmides etárias a seguir:

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Pirâmide Etária A

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Pirâmide Etária B

Fonte: Organização das Nações Unidas e Wikimedia Commons

A diferença entre as duas informações é que:

a) a primeira é característica de países da Europa central, enquanto a segunda é predominante em países da América Anglo-saxônica.

b) a primeira é mais comum em países em desenvolvimento, como o Brasil, enquanto a segunda é exclusiva de países com elevada densidade demográfica, como a China.

c) a primeira faz referência a países pouco urbanizados e subdesenvolvidos, e a segunda é proveniente de países industrializados centrais.

d) a primeira destaca o envelhecimento rápido da população, e a segunda, uma maior estabilidade demográfica.

e) a primeira está relacionada com as elevadas taxas de mortalidade infantil, enquanto a segunda está associada a uma baixa expectativa de vida.

(ENEM/2012)

Composição da população residente urbana por sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 1991/2010

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Pirâmide Etária Urbana Brasileira 1991-2010

Composição da população residente rural por sexo, segundo os grupos de idade - Brasil – 1991/2010

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Pirâmide Etária Rural Brasileira 1991-2010

Fonte: IBGE, Censo Demográfico 1991/2010 BRASIL. IBGE, Censo Demográfico 1991-2010. Rio de Janeiro, 2011.

A interpretação e a correlação das figuras sobre a dinâmica demográfica brasileira demonstram um(a)

a) menor proporção de fecundidade na área urbana.

b) menor proporção de homens na área rural.

c) aumento da proporção de fecundidade na área rural.

d) queda da longevidade na área rural.

e) queda do número de idosos na área urbana.

(UERJ – 2010)

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Pirâmide Etária brasileira (1980-2010)

Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:

a) revisão das bases da legislação sindical

b) alteração das regras da previdência social

c) expansão das verbas para o ensino fundamental

d) ampliação dos programas de prevenção sanitária

respostas

A queda nas taxas de crescimento populacional da população brasileira vem resultando em profundas modificações na estrutura da pirâmide etária do país. Isso se deve ao recente desenvolvimento e difusão de métodos contraceptivos, propalados pelo poder público, com o incentivo da política de planejamento familiar, em voga principalmente desde a década de 1970. Outro fator relacionado com essas sucessivas quedas nas taxas de natalidade é a inclusão da mulher no mercado de trabalho que, por esse motivo, vem optando em ter menos filhos, o que está relacionado com o processo de urbanização intensa, que contribui para um maior ordenamento familiar, visto que no campo o número de filhos por família é sempre maior.

No entanto, ressalta-se que não há controle por parte do Estado sobre o número de gestações por mulher, como o que acontece na China.

Portanto, a alternativa a ser assinalada é a letra D.

Voltar a questão

Dentre as duas pirâmides etárias apresentadas no texto, a primeira, com população predominantemente jovem, indica a existência de altos índices de natalidade e mortalidade, algo típico de países subdesenvolvidos. A segunda apresenta os índices de natalidade menores e um envelhecimento da população em função da elevação do tempo de vida dos habitantes, algo mais comum em países desenvolvidos ou centrais.

A primeira é, assim, uma referência a países poucos urbanizados, e a segunda refere-se a regiões altamente industrializadas de países centrais. Portanto, a alternativa correta é a letra C.

Voltar a questão

Ao compararmos as duas pirâmides representadas no enunciado da questão, percebemos que a primeira (área urbana) possui uma base menos larga que a segunda (área rural), principalmente na linha mais clara que indica o ano de 2010. Isso é representativo das menores taxas de fecundidade nas áreas urbanas, decorrentes da menor necessidade de um grande número de filhos para garantir o sustento familiar, algo mais recorrente da vida no meio rural.

Portanto, a alternativa correta é a letra A.

Voltar a questão

Um dos problemas do envelhecimento populacional de um país – tal como vem ocorrendo como Brasil, o que foi evidenciado nas duas pirâmides etárias presentes no enunciado do texto – é a questão da previdência, uma vez que essa é responsável pelo pagamento das aposentadorias e é mantida por recursos públicos. Com uma população jovem menor, menores também são as riquezas produzidas e maiores são os gastos com a previdência. Por isso, as medidas atuais não só alteram as regras nesse setor, como também elevam o tempo de aposentadoria, por exemplo.

Alternativa correta: letra B.

Voltar a questão

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias de Uruguai e da Bolívia?

Leia o artigo relacionado a este exercício e esclareça suas dúvidas

O que se conclui ao comparar as pirâmides etárias do Uruguai e da Bolívia?

Resposta verificada por especialistas Com base nas pirâmides etárias dos países citados, pode-se afirmar que: em ambos os casos, 65% da população é composta de jovens em idade para trabalhar; a população idosa da Bolívia, no entanto, é significativamente menor que a do Uruguai.

O que se pode concluir ao se comparar a base e o topo das duas pirâmides?

Resposta verificada por especialistas Comparando a base e o topo vc consegue analisar a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade. Caso a base seja larga tem uma grande taxa de natalidade, caso seja pequena, uma baixa taxa de natalidade.

Qual das pirâmides melhor caracteriza um país desenvolvido Justifique sua resposta?

Resposta da questão 3: A pirâmide A com base larga e topo estreito, indica maior número de jovens e menores números de idosos, resultantes de taxas de natalidade elevadas e expectativa de vida menor caracterizando, portanto, um país subdesenvolvido.

Como se apresentam as pirâmides etárias dos países desenvolvidos?

Pirâmides etárias dos países desenvolvidos As pirâmides desses países apresentam, comumente, bases estreitas, ou seja, o número de jovens é menor. Já seu topo é largo, o que indica maior proporção do número de idosos.