O que significa o lema da Revolução Francesa Liberdade Igualdade e Fraternidade?

Mestra em História (UFRJ, 2018)
Graduada em História (UFRJ, 2016)

Ouça este artigo:

Os principais ideais da Revolução Francesa fazem referência ao lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, adotado ainda nas primeiras fases da Revolução. Para melhor compreender esse mote, é necessário pensar em algumas características do movimento que foi propulsionou a Revolução: o Iluminismo.

Tendo suas raízes ainda no século XVII, a escola ilustrada de início defendia o uso da razão para a abordagem científica, principalmente em relação aos filósofos, matemáticos e físicos. Com o passar do tempo, porém, ela começou a ser vista como sendo politicamente benéfica para a sociedade como um todo. Para os iluministas, uma busca lógica pela verdade poderia ser politicamente conveniente ao levar a uma sociedade mais progressista e justa, que permitiria liberdade e felicidade para todos. Partindo disso, pode-se ver o motivo pelo qual os ilustrados eram contrários aos dogmas políticos e religiosos, e por consequência direta aos governos absolutistas em geral, o que em breve permitiria que as ideias iluministas em muito se tornassem influentes na burguesia. O pensamento iluminista via tais governos autocráticos como simples tiranias, e seus monarcas como usurpadores das prerrogativas do povo.

Pensamentos como estes são nítidos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Documento composto por 17 artigos, ele foi aprovado em 26 de agosto de 1789 pela Assembleia Nacional Constituinte, e tinha como base a defesa do que considera os direitos naturais, inalienáveis e não negociáveis do homem. Para isso, um requisito fundamental era que todos fossem livres e iguais em direitos, como definido logo no primeiro artigo da Declaração. É também expresso como a liberdade de um homem só tem como limite o direito de outros (artigo quatro), como a lei apenas proíbe as ações nocivas à sociedade por expressão da vontade da mesma (artigos cinco e seis), como ninguém pode ser molestado por suas opiniões (artigo dez) e como a livre comunicação de ideias é um dos mais importantes direitos do homem (artigo 11). Vemos, assim, a aplicação prática do lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”.

O que significa o lema da Revolução Francesa Liberdade Igualdade e Fraternidade?

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Apesar de ser tão característico da Revolução Francesa, porém, o lema demorou a ser adotado oficialmente. Em 1790, o líder da corrente radical dos jacobinos, Maximilien Robespierre, tentaria colocar o mote nos uniformes da guarda nacional e na bandeira, mas não teria sucesso. Variações do lema seriam muito utilizados pelos franceses durante o período da Convenção Nacional, mas a ascensão do Império Napoleônico fez com que tais palavras fossem abolidas, assim como outros símbolos revolucionários. Após a Revolução de 1848, que derrubou a Casa de Orléans do poder, o lema “Liberdade, Igualdade, Fraternidade” foi consagrado pela nova Constituição, tornando-se um princípio da República. Após um novo período de obscuridade durante o Segundo Império, o lema retornou definitivamente após a deposição de Napoleão III em 1870, sendo inscrito nas Constituições francesas de 1946 e 1958. Além disso, os ideais da Revolução Francesa em geral exerceram influência sobre as Cartas Magnas de vários países, incluindo o Brasil.

Bibliografia:
BINETTI, Saffo Testoni. “Iluminismo”. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfrancesco (orgs.) Dicionário de Política, Volume 1. Brasília: Editora UnB, 1998. pp. 605-609.
https://www.jurisway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=17597
https://br.ambafrance.org/Liberdade-Igualdade-Fraternidade
https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2014/01/27/revolucao-francesa-liberdade-igualdade-fraternidade-como-metas-coletivas/
http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Documentos-anteriores-%C3%A0-cria%C3%A7%C3%A3o-da-Sociedade-das-Na%C3%A7%C3%B5es-at%C3%A9-1919/declaracao-de-direitos-do-homem-e-do-cidadao-1789.html

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/historia/ideais-da-revolucao-francesa/

A Revolução Francesa é considerada como um dos mais importantes processos político e social da história. Representou, tanto para o mundo como principalmente para o continente europeu, que uma nova ordem social e política estava emergindo.

A Revolução Francesa foi um processo longo de sucessões políticas e de instabilidades que duraram dez anos, entre 1789 e 1799, até a ascensão de Napoleão Bonaparte pelo Golpe 18 de Brumário. Resumidamente, no entanto, essa revolução deu fim à monarquia aristocrática e católica francesa e inaugurou uma república secular.

Esse processo que se desenrolou na França é resultado de um longo movimento de amadurecimento intelectual, social e político proporcionado pelo Iluminismo. Em todas as sociedades, encontra-se uma relação entre pensamento e ação social. As monarquias sustentavam-se no poder a partir de uma crença de que os reis eram representantes legítimos de deus, de que existia uma superioridade natural entre a aristocracia e o povo e de que a propriedade, a terra, era uma herança e responsabilidade dada aos nobres por deus.

Ou seja, existia um conjunto de crenças e signos culturais monárquicos que sustentavam e eram apregoados na tentativa de manutenção daquele status quo. Com o surgimento da prensa e com o avanço científico e intelectual, essas crenças e argumentos religiosos começam a ser incisivamente questionados. Surgem ideais seculares que centralizam a figura da humanidade e cultivam valores pela dignificação e boa convivência entre a maioria da população da época: pobres e a emergente classe burguesa.

Surgimento dos princípios

Os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade eram princípios que vinham sendo cultivados pelo Iluminismo ao longo do século XVII e XVIII. Na França, em específico, destacam-se os escritos de François Monthe-Fénelon, escritor e pedagogo francês crítico do absolutismo, defensor dos princípios de liberdade e igualdade. Destaca-se Robespierre, advogado e líder político, que em 1790 propôs escrever esse lema no uniforme da Guarda Nacional. Antes e ao longo da Revolução Francesa esse lema variou de forma: “liberdade e união”, “união, força e virtude”, “liberdade, segurança e propriedade”, “liberdade, unidade e igualdade”, entre outros. Em geral, todas essas variações cultivavam ideais iluministas. No entanto, “liberdade, igualdade e fraternidade” foi o lema que permaneceu, inclusive na Constituição Francesa de 1848.

Liberdade – O princípio da liberdade possui relação direta com a negação e vontade de superação do sistema absolutista. Os defensores desse princípio argumentavam tanto por uma liberdade política, moral e coletiva, quanto por uma liberdade civil e individual. Politicamente significa que não se aceitaria mais o jugo monárquico, estava sendo rejeitada a prática de um rei absoluto mandar e restringir a liberdade da população. Esse princípio incluía a liberdade de pensamento e crença, rejeitando qualquer tentativa de censura ou de obrigações, como a crença numa religião oficial. Liberdade era a grande palavra de ordem da Revolução Francesa, que carregava consigo um anseio reprimido por um Estado que respeitasse minimamente a vontade da maioria e que as pessoas pudessem viver suas vidas sem restrições e obrigações desnecessárias.

Igualdade – A segunda palavra, igualdade, significava que todos os seres humanos, como seres biológicos e sociais, não poderiam ser colocados em níveis diferentes de valor. Ter um título de nobreza, ou possuir posses herdadas não poderia ser signo de superioridade humana. Esse princípio busca romper com uma lógica perversa que impossibilitava a ascensão social ou que estigmatizava as pessoas por suas origens. Posteriormente, essa igualdade civil, avança para a noção de igualdade social, onde considera-se que não apenas um status legal de igualdade é necessário, mas indica pela importância de igualdade de oportunidades e de condições para o exercício pleno da cidadania e das capacidades individuais.

Fraternidade – Por fim, fraternidade indica a necessidade de uma sociedade que valoriza a coletividade. O desenvolvimento de uma sociedade não ocorre de forma progressiva se não houver um mínimo de vontade pelo bem comum, de respeito e de valorização do outro. Ser fraterno, nesse âmbito político e social, é reconhecer os limites do egocentrismo e estar consciente das fronteiras dos direitos individuais e dos deveres para com a coletividade.

Antes de ser uma revolução social e política, a Revolução Francesa, foi uma revolução de ideias, de valores e de crenças que possibilitaram um novo caminho histórico não apenas para os franceses como para o restante do mundo ocidental, que ficara bastante marcado por esses acontecimentos. Várias constituições incorporaram direta ou indiretamente esse lema francês. Além disso, foi incorporado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, que no seu artigo primeiro diz: “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”.

Para saber mais:

Declaração Universal dos Direitos Humanos. Disponível no site da ONU. Acesso em: 06 mar. 2020.

O que significa o lema da Revolução Francesa Liberdade Igualdade e Fraternidade?

Que significado o lema Liberdade Igualdade e Fraternidade tem?

Liberté, Egalité, Fraternité (Liberdade, igualdade, fraternidade, em português do francês) foi o lema da Revolução Francesa. O slogan sobreviveu à revolução, tornando-se o grito de ativistas em prol da democracia liberal ou constitucional e da derrubada de governos opressores à sua realização.

Qual o significado do lema da Revolução Francesa explique?

Égalité A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 define a igualdade da seguinte forma: “os homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos”. As distinções sociais só podem ser baseadas no bem comum. Portanto, a igualdade significa que a lei deve ser a mesma para todos, sem distinções.

Porque o lema da Revolução Francesa Liberdade Igualdade e Fraternidade não?

Este lema, associado com a Revolução Francesa, na prática não triunfou nas antigas colônias hispano-americanas pois a revolução se deu apenas no aspecto das estruturas políticas, sem modificar essencialmente as estruturas sociais, elas mesmo ainda mais injustas que as políticas, que existiam nesta sociedade.

Quem disse a frase Liberdade Igualdade e Fraternidade?

PASSADO, PRESENTE, FUTURO. A tríade "liberdade, igualdade, fraternidade" tornou-se popular com a Revolução Francesa; Robespierre propôs em 1790 que ela fosse escrita nos uniformes da Guarda Nacional e em todas as bandeiras.