O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?

Geografia

A especialização dos indivíduos nasce com a sociedade moderna e urbana. Afinal, o camponês do período medieval, para produzir o necessário para seu consumo e subsistência, dependia de sua habilidade e técnica com as ferramentas à disposição.

Esse momento histórico marca uma sociedade em que cada indivíduo, apesar da interdependência social, é o principal responsável por produzir o que vai consumir.

Nesse período, dada a autossuficiência da sociedade, a primeira forma de organização da produção foi o artesanato, em que o artesão era o dono dos meios de produção (instalações, ferramentas manuais e matéria-prima), realizando todas as etapas do processo de produção.

Com o passar do tempo, e principalmente devido ao crescimento populacional que gerou o aumento do consumo, o trabalho artesenal foi dando lugar a outras formas de organização da produção.

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?
Artesanato – Renda de bilro.

A partir do século XV, com o surgimento de novos mercados, resultado da expansão marítimo-comercial e do surgimento de novos polos de produção, a necessidade de expandir ainda mais a produção levou ao surgimento da manufatura.

Nesse sistema produtivo, o artesão perde o controle de suas ferramentas e passa a trabalhar para o comerciante, que tem interesse em incentivar a produtividade para elevar seus ganhos.

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?
Manufatura – Indústria Têxtil.

Na segunda metade do século XVIII, o processo de Revolução Industrial levará à substituição da manufatura pela maquinofatura.

A maquinofatura (fábricas) é o sistema de produção que cria espaços de trabalho onde o artesão se torna obsoleto e é substituído por um novo tipo de trabalhador: o operário; este tem a necessidade de vender sua força de trabalho nas cidades como forma de garantir sua sobrevivência, submetendo-se ao trabalho industrial, cujo ritmo passa a ser determinado pela máquina.

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?
Maquinofatura – Produção de autopeças.

É importante salientar que, nesta primeira fase da Revolução Industrial, as transformações tecnológicas ocorreram dentro do âmbito da linha de produção, sendo o operário o principal responsável por cuidar das máquinas, embora não fosse ele o seu dono. Dessa forma, consolidou-se a separação entre trabalho e meios de produção.

A Revolução Industrial, em suas várias etapas, concretizou o sistema capitalista, que predomina em nossos dias.

Por: Wilson Teixeira Moutinho

Veja também:

  • Consequências da Revolução Industrial

Assuntos relacionados:

A Primeira Revolução Industrial foi gerada pela Revolução Comercial que ocorreu na Europa entre os séculos XV e meados do século XVIII.

A expansão do comércio internacional e o aumento da riqueza permitiram o financiamento do progresso técnico e a instalação de indústrias.

Revolução Industrial na Inglaterra

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?
Trabalhadores na Fábrica

A Primeira Revolução Industrial teve início na Inglaterra por volta de 1750, e logo alcançou a França, a Bélgica e posteriormente a Itália, a Alemanha, a Rússia, o Japão e os Estados Unidos. Por essa época, as atividades comerciais comandavam o ritmo da produção.

Na revolução industrial inglesa, a principal manufatura era a tecelagem de lã. Mas foi na produção dos tecidos de algodão que começou o processo de mecanização, isto é, da passagem da manufatura para o sistema fabril.

A matéria prima vinha das colônias (Índia e Estados Unidos). Cerca de 90% dos tecidos ingleses de algodão eram vendidos no exterior, o que teve papel determinante na arrancada industrial da Inglaterra.

A Mecanização e as Invenções

A mecanização se estendeu do setor têxtil para a metalurgia, para os transportes, para a agricultura e para outros setores da economia. Diversos inventos revolucionaram as técnicas de produção e alteraram o sistema de poder econômico.

A grande fonte de riqueza deslocou-se da atividade comercial para a industrial. Quem desenvolvesse a capacidade de produzir mercadorias passaria a ter a liderança econômica no mundo.

E foi isso o que aconteceu com a Inglaterra, sendo o primeiro país a se industrializar utilizando a máquina na produção:

  • a máquina de fiar, que transforma em fios as fibras têxteis de algodão, seda e lã, para o fabrico de tecidos. Essa invenção revolucionou a técnica de produção, transformando a Inglaterra no maior produtor de fios para tecidos. Essa invenção substituiu a roca, um dos mais simples e antigos instrumentos de fiar.
  • o tear mecânico, inventado em 1785, em substituição ao tear manual, aumentou de forma considerável a produção de tecidos, colocando a Inglaterra na liderança mundial da época.
  • a máquina a vapor, cujo uso na indústria de tecido, nas usinas de carvão mineral, na industrialização do ferro, nas embarcações (navios a vapor), nas estradas de ferro (locomotiva a vapor), entre outras, representou uma revolução no transporte de passageiros e cargas.

A invenção de máquinas, o aproveitamento da energia calorífica do carvão mineral e sua transformação em energia mecânica para fazer funcionar as máquinas, representaram um grande avanço nas técnicas empregadas para a fabricação de mercadorias e, consequentemente, no aumento da produção.

A Inglaterra passou, assim, da manufatura para a maquinofatura. Produzia e vendia seus produtos industriais em todo o mundo, graças, entre outros fatores, à expansão do sistema colonial.

Dessa forma, no século XVIII, o pais tornou-se a maior nação capitalizada do mundo, sendo Londres a capital financeira internacional.

Esse momento representou uma verdadeira revolução no modo de produzir mercadorias em tempo bastante menor, se comparado à manufatura.

O desenvolvimento inicial das indústrias têxteis mecanizadas em grande parte da Europa e nos Estados Unidos dependia de muitas dessas invenções britânicas. Essa revolução ficou conhecida como Primeira Revolução Industrial.

Quer saber mais sobre o tema? Leia também:

  • Revolução Industrial
  • Segunda Revolução Industrial
  • Terceira Revolução Industrial
  • Fases da Revolução Industrial
  • Causas da Revolução Industrial
  • Consequências da Revolução Industrial
  • Questões sobre Revolução Industrial

O que substituiu o modo de produção artesanal durante a Primeira Revolução Industrial?

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

O que substituiu o modo de produção artesanal na Revolução Industrial?

A Revolução Industrial pode ser entendida como um conjunto de transformações significativas que aconteceram no modo de produção vigente, entre os séculos XVIII e XIX, nas quais substituiu-se o trabalho artesanal pelo trabalho assalariado e iniciou-se a adoção de máquinas.

O que aconteceu com o artesanato a partir da Revolução Industrial?

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação ...

Como era a produção artesanal antes da Revolução Industrial?

Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal.

Que momento marcou a substituição do modo artesanal pelo fabril?

A Revolução Industrial gerou ainda transformações profundas na produção de mercadorias com a substituição do modo de produção manufatureiro pelo da maquinofatura.