O que você entende por bioenergética é porque é importante o seu estudo em um curso de Fisiologia do exercício?

FISIOLOGIA DO EXERCICIO ESTUDO DIRIGIDO TRANSFERENCIA DE ENERGIA

766 palavras 4 páginas

FISIOLOGIA DO EXERCICIO

ESTUDO DIRIGIDO

CENTRO UNIVERSITARIO DE CARATINGA – UNEC
CURSO – Educação Física
Fisiologia do Exercício

1) O que significa: hidrólise, fosforilação e fosforilação oxidativa?

2) Quais são os métodos de gerar ATP?

3) Qual a relação de potência e capacidade com a priorização de cada sistema?

4) Por que o sistema ATP-CP é uma fonte rápida de gerar ATP? Por que é considerada anaeróbia alática?

5) Quanto tempo dura os estoques de ATP-CP aproximadamente?

6) O que é o sistema glicolítico?

7) Explique a diferença de glicólise aeróbia e anaeróbia?

8) Onde é realizado o sistema oxidativo?

9) Quais são os 3 processos para produção de ATP dentro do sistema oxidativo?

10) Qual é a melhor fonte energética no sistema oxidativo? Por que?

11) O que você entende pela expressão “As gorduras queimam em uma chama de carboidratos”?

RESPOSTAS
1 – Hidrólise é uma reação química de quebra de uma molécula por água.
Reação de alteração envolvendo fluido aquoso com íons de hidrogênio (H+) ou de hidroxila (OH–) substituindo íons que são liberados para a solução.

Fosforilação é a adição de um grupo fosfato (PO4) a uma proteína ou outra molécula, é um dos principais participantes nos mecanismos de regulação das proteínas.É importante nos mecanismos de reações da qual participa o trifosfato de adenosina (ATP), que funciona como uma "moeda de energia" nas células dos organismos vivos.
É processo de armazenamento de energia através da formação de ATP a partir de outras fontes químicas.

Fosforilação oxidativa é o processo metabólico de síntese de ATP a partir da energia liberada pelo transporte de elétrons na cadeia respiratória

2 - Existem 3 métodos de gerar ATP: O sistema ATP-CP - é o sistema mais rápido para ressintetizar ATP.
O sistema Glicolítico - utiliza-se da degradação (lise) da glicose para produção de energia. O sistema Oxidativo - é o mais complexo dos sistemas energéticos em função da grande quantidade de reações químicas


Relacionados

  • fisiologia do esforço

    7957 palavras | 32 páginas

    1. Introdução à fisiologia do esforço 1.1. Conceitos 1.2. Classificação das capacidades físicas 2. Princípios gerais e sistemas energéticos 2.1. A energia e o ATP 2.2. Formas de obtenção e fontes de produção de ATP 2.3. Transferência da energia no movimento 2.4. Medida de consumo energético 2.5. Consumo energético (repouso e em actividade física) 2.6. A fadiga 2.7. Noção de adaptação, homeostasia e heterostasia 2.8. Noção de estímulo – acção motora 2.9. O estímulo como factor desencadeador….

  • Plano de curso

    1996 palavras | 8 páginas

    ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MARIA KONDER BORNHAUSEN PLANO DE CURSO BIOLOGIA PROFESSORA 2013 OBJETIVOS GERAIS O ensino de biologia no Ensino Médio prioriza como objeto de estudo da disciplina, o fenômeno vida em toda sua diversidade de manifestações, proporcionando o conhecimento dos processos evolutivos e organizacionais dos seres vivos através dos tempos e a possibilidade de reflexão sobre eles, visando um futuro melhor. É importante reconhecer elementos da biologia que torna possível….

  • Biologia

    1538 palavras | 7 páginas

    servirão como alicerce para a fisiologia e demais disciplinas. Fornecer subsídios para a compreensão das alterações morfológicas (teciduais) decorrentes do exercício físico e atividades fisioterapeuticas. Interpretar o mecanismo de transferência de energia pelas células e tecidos. III. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Interpretar a atividade física do ponto de vista celular. Entender a ação de isotônicos e a manutenção da homeostase celular. Compreender a transferência de energia dos alimentos para as….

  • trabalho sobre a bioenergética e fotossíntese

    3789 palavras | 16 páginas

    BIOENERGÉTICA Bioenergética é o estudo quantitativo da transdução de energia que ocorre em células vivas e da Natureza e também a função dos processos químicos que fundamentam essas transduções. A bioenergética está relacionada com processos catabólicos. O eixo da Análise Bioenergética está calcado nos conceitos de saúde vibrante, grounding, respiração, carga e descarga de energia, movimento livre e espontâneo. Compreende a personalidade, a qualidade dos….

  • Radiologia

    12812 palavras | 52 páginas

    .......................................................... 5 4.3. Práticas Pedagógicas Previstas .................................................................................................... 6 5. Critérios de Aproveitamento de Estudos e Certificação de Conhecimentos ............................... 7 6. Critérios de Avaliação da Aprendizagem ......................................................................................... 7 7. Instalações, Equipamentos e Biblioteca….

  • Habilitações Biomedicina

    7591 palavras | 31 páginas

    34. 35. Acupuntura Análise Ambiental Análises Bromatológicas Anatomia Patológica Auditoria Banco de Sangue Biofísica Biologia Molecular Biomedicina Estética Bioquímica Citologia Oncótica Embriologia Farmacologia Fisiologia Fisiologia Geral Fisiologia Humana Genética Hematologia Histologia Humana Imagenologia Imunologia Informática de Saúde Microbiologia Microbiologia de Alimentos Parasitologia Patologia Patologia Clínica (Análises Clínicas) Perfusão Psicobiologia….

  • Aprendizagem

    2382 palavras | 10 páginas

    discípulo com seu mestre foram objeto de reflexões dopróprio Freud e sua idéia básica era a de que os professores herdam as inclinaçõescarinhosas ou agressivas antes dirigidas aos pais.Assim que se formou Freud começou a trabalhar no laboratório de Fisiologia deErnest Brucke, uma pessoa que inspirava respeito. Abandonou o mestre, depois de 6anos, convencido por ele de que a pesquisa pura era adequada para aqueles quepossuíam melhores recursos financeiros. Ingressou, em seguida no Hospital Geral deViena….

  • Ement Rio Educa O F Sica 2014 2 1

    21627 palavras | 87 páginas

    Introdução ao conhecimento científico Os Conhecimentos e a Ciência; Fundamentos Básicos da Organização dos Estudos Acadêmicos. Unidade Temática 2 - A importância da leitura na produção do conhecimento A leitura como base de construção do conhecimento; A compreensão do texto científico como base para a construção do trabalho acadêmico. Unidade Temática 3 - Organização e sistematização do estudo acadêmico Metodologia para a Redação de Trabalhos Acadêmicos: Fichamentos; Metodologia para a Redação de….

  • BQ QUIM Aula 7 Metabolismo e Bioenergética

    2460 palavras | 10 páginas

    nosso organismo Todos os organismos vivos derivam sua energia direta ou indiretamente da energia radiante da luz solar Os organismos vivos são interdependentes, trocando energia e matéria através do meio ambiente METABOLISMO . soma de todas as reações enzimáticas que ocorrem na célula com integração altamente coordenada . processos orgânicos da onde se utiliza e obtém energia . essencial como processo bioquímico de aproveitamento da energia O METABOLISMO EQUILIBRA AS FUNÇÕES FISIOLÓGICAS distúrbios….

  • Psicologia

    5122 palavras | 21 páginas

    discípulo com seu mestre foram objeto de reflexões do próprio Freud e sua idéia básica era a de que os professores herdam as inclinações carinhosas ou agressivas antes dirigidas aos pais. Assim que se formou Freud começou a trabalhar no laboratório de Fisiologia de Ernest Brucke, uma pessoa que inspirava respeito. Abandonou o mestre, depois de 6 anos, convencido por ele de que a pesquisa pura era adequada para aqueles que possuíam melhores recursos financeiros. Ingressou, em seguida no Hospital Geral de….

Outros Trabalhos Populares

O que você entende por bioenergética e por que é importante o seu estudo em um curso de Fisiologia do Exercício?

O estudo da bioenergética permite entender como a capacidade para realizar trabalho (exercício) está dependente da conversão sucessiva, de uma em outra forma de energias.

O que é a bioenergética e qual é a sua importância?

Para Lowen (1985), a bioenergética é uma maneira de entender a personalidade em termos do corpo e de seus processos energéticos que estão relacionados ao seu estado de vitalidade. Neste sentido, a produção de energia por meio da respiração e do metabolismo e descarga de energia por meio dos movimentos.

Qual a importância da bioenergética para a atividade física?

Fornece energia para atividades como dormir, descançar, sentar,andar e outros. Quando a atividade vai se tornando um pouco mais intensa a produção de ATP fica por parte do sisrtema ácido lático e ATP-CP .

O que é bioenergética do exercício físico?

Bioenergética Processo metabólico pelo qual as células utilizam a energia necessária obtida pela conversão de nutrientes alimentares (gorduras, proteínas, CHO) em uma forma de energia biologicamente utilizável.