O texto exemplifica uma importante alteração socioambiental, comum aos centros urbanos.

O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

BARBOSA, R. V. R. Áreas verdes e qualidade térmica em ambientes urbanos: estudo em microclimas em Maceió. São Paulo: EdUSP, 2005.

As ilhas de calor são fenômenos climáticos recorrentes nas áreas urbanas, provocadas pela intensa impermeabilização do solo, baixa reflexão de luz solar pelo asfalto e grande concentração de edifícios, que dificultam a circulação de brisas. Além disso, a diminuição de áreas verdes nos centros urbanos contribuem para este fenômeno climático.

Qual é o fenômeno apontado pelo texto é que tem um importante impacto socioambiental?

O fenômeno de ilha de calor é o exemplo mais marcante da modificação das condições iniciais do clima pelo processo de urbanização, caracterizado pela modificação do solo e pelo calor antropogênico, o qual inclui todas as atividades humanas inerentes à sua vida na cidade.

O que é o fenômeno de ilha de calor?

Ilhas de calor é o nome que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.

Qual é a maximização do fenômeno ilha de calor?

A ilha de calor é um fenômeno climático de origem antrópica ocasionado pelo aumento da temperatura, em especial nas zonas centrais da cidade. Esse aumento é resultado justamente do adensamento urbano.