Parto com 38 semanas de gestação é seguro

Parto com 38 semanas de gestação é seguro
 Arte: Victoria Daud/Getty Images

Publicidade

Publicidade

Com o passar dos meses e a com barriga cada vez maior, é difícil para a gestante conter a ansiedade em relação à chegada do bebê. E aí surge a dúvida clássica: com quantas semanas será que o pequeno vai nascer?

Para sanar a curiosidade e entender a partir de quando a família pode se preparar para receber o filho, conversamos com Carlos Moraes, ginecologista e obstetra pelos hospitais Santa Casa, Albert Einstein, São Luiz e Pro Matre, e membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Confira!

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

“Hoje, a gravidez a termo, ou seja, a que está no tempo mais adequado para o bebê nascer, é considerada entre 39 semanas completas até 40 semanas e 6 dias de gestação. É neste período que a criança está no que chamamos de termo completo.

Existem também subclassificações para isto. O termo inicial é o intervalo entre 37 semanas até 38 semanas e 6 dias de gravidez, já o termo final vai de 41 semanas até 41 semanas e 6 dias e o pós termo, depois de 42 semanas de gestação.

No passado, se considerava que o bebê já estava maduro para nascer em um intervalo que variava de 37 até 41 semanas, aproximadamente. Entretanto, o que invariavelmente acontecia era que as crianças que nasciam com menos de 39 semanas às vezes apresentavam uma imaturidade do sistema respiratório, que outras, com 39 semanas de gestação, não possuíam.

Portanto, hoje sabe-se que o ideal é que o parto seja agendado, quando existe esta possibilidade, a partir de 39 semanas, quando o bebê está de termo completo. Este é o melhor momento para ocorrer o nascimento, até para a equipe médica garantir uma boa segurança no procedimento”, explica o ginecologista.

Continua após a publicidade

  • Da Gravidez ao Primeiro Chorinho
  • Gravidez
  • Gravidez - Parto
  • Parto Normal
  • Semanas da gravidez

  • Saúde

  • Gravidez

  • Remédios

  • Fitness

  • Pet

  • Skincare

  • Beleza

  • Covid-19

Gravidez

Publicado em: 04/07/2019Última atualização: 10/08/2021

Publicado em: 04/07/2019Última atualização: 10/08/2021

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

Durante este período, a mulher pode começar a preparação para o parto. É importante conversar com o obstetra e tirar todas as dúvidas sobre esse dia.

Pode-se, ainda, treinar a respiração e as posições que mais deixam a gestante confortável para o parto.

Partes do enxoval como o berço e a cadeirinha para colocar no carro devem ser providenciadas o quanto antes, já que o bebê pode nascer a qualquer momento.

A mãe também deve receber apoio emocional nesta fase e procurar controlar a ansiedade. Repouso e alimentação saudável são dois fatores que podem contribuir  a reta final da gestação.

Leia mais: Nono mês de gravidez: o que saber sobre o último mês gestacional

38 semanas são quantos meses? Já pode nascer?

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

A 38ª semana de gestação indica que a mulher está no início do 9º mês. O bebê está formado e começado a preparar-se para nascer.

Nesse momento, ele está do mesmo tamanho que uma jaca, podendo ter mais de 50cm e pesar mais que 3kG.

A provável data do nascimento já pode ser estimada pelo obstetra que acompanha a gestação.

Se estiver tudo bem com a mãe e com o bebê, o parto pode acontecer a qualquer momento.

Leia mais: Exercícios para grávidas (pré-parto): natação, respiratórios e mais

O bebê mexe muito com 38 semanas de gestação?

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

A agitação do bebê é menor em comparação com os outros meses, mas a mãe ainda deve senti-lo mexer todos os dias.

Alguns, por característica própria, podem movimentar-se mais do que outros, mas a tendência é que, devido ao menor espaço, os movimentos sejam mais limitados.

Nessa fase, o bebê está virando e encaixando-se para nascer, ou seja, com a cabeça virada para o canal vaginal e os pés encostados na costela da mãe.

Esse movimento de encaixe na pélvis pode apertar a bexiga da mãe, causando vontade frequente de urinar.

Mesmo assim, o consumo de água para evitar a desidratação é fundamental.

Por outro lado, quando o neném vira de cabeça para baixo, o pulmão e o diafragma são menos comprimidos, o que possibilita que a gestante respire com mais facilidade.

Pode fazer cesárea com 38 semanas?

Desde 2016, o Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou uma resolução em que o parto cesáreo sem necessidade clínica só pode ser feito depois de 39 semanas. Por isso, com 38 semanas, a mãe só pode fazer cesárea se houver indicação médica visando reduzir riscos à mãe e ao bebê.

Após esse tempo, caso haja desejo da mãe pela operação, o parto pode ser avaliado com a(o) médica(o) e agendado.

O problema ao fazer uma cesárea agendada é que o tempo gestacional é apenas uma especulação da formação do bebê. Mas cada neném tem seu desenvolvimento e a cesárea pode acabar induzindo um parto prematuro.

Por exemplo, se uma mulher acredita que está com 38 semanas de gestação, mas o bebê não estiver completamente formado, ao fazer uma cesárea agendada, o bebê nascerá prematuro.

A saúde da mulher também pode ser comprometida com essa cirurgia, uma vez que, com 38 semanas, o organismo pode não ter começado a dar sinais de parto (contrações e dilatações), podendo ser comprometer o útero.

É importante conversar com o obstetra que acompanha a gestação sobre a possibilidade de se fazer um parto cesariano.

A cesárea é indicada para casos de gravidez que apresentem riscos para a mamãe e para o neném.

Sendo que instituições de saúde, incluindo a Organização Mundial de Saúde, estimulam a opção pelo parto normal.

O que sente com 38 semanas de gestação?

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

Também é comum que mulheres tenham alguns sintomas bastante característicos e normais dessa fase final. Apesar desses sinais serem comuns, se a gestante perceber algo anormal ou muito intenso, deve ser levada à maternidade ou centro de atendimento.  Entre as manifestações normais dessa fase estão:

Dor (na barriga, nas costas)

A dor na barriga durante o 9º mês de gestação pode ser causada pelo bebê que está sem muito espaço para mexer-se.

Cólicas no baixo ventre, sensação de ardência ou queimação no útero, gases e diarreia são complicações que podem aparecer nessa fase, decorrentes de movimentação da criança.

Ao completar 9 meses de gestação, a mulher pode começar a ter contrações e dilatações que preparam o organismo para o parto.

Dores nas costas também são normais, já que a barriga causa certo peso que influencia na postura e no equilíbrio do corpo. É importante a mulher encontrar posições que fique confortável ao deitar ou sentar.

Mamas inchadas

Ao terminar o 8º mês, a produção de leite já começou. Por isso, as mamas podem estar maiores causando a impressão de que estão inchadas.

Durante a gravidez e a amamentação, os seios tendem a ficar doloridos e a aréola das mamas mais escura.

Barriga dura e contrações

A sensação de barriga dura é um dos sinais das contrações, que devem acontecer cada vez com mais frequência.

Esses dois sinais indicam que o parto está próximo e deve ocorrer dentro dos próximos dias.

As contrações devem ser passageiras, durando em torno de 1 minuto. Também é importante anotar a frequência em que acontecem.

Se as contrações forem a cada 10 minutos, a mulher entrou em trabalho de parto mesmo que não se tenha dilatação ou se a “bolsa estourou”.


A 38ª semana de gestação indica que o parto está cada dia mais próximo. Por isso, a gestante deve fazer todos os preparos para esse grande momento.

O Minuto Saudável ainda traz muitos conteúdos sobre gravidez. Acompanhe nossas postagens!!!

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

Este artigo foi escrito por:

Rafaela Sarturi Sitiniki

CRF/PR: 37364Farmacêutica generalista graduada pela Faculdade ParananseLeia mais artigos de Rafaela

Compartilhe

Relacionados
  • Parto com 38 semanas de gestação é seguro

    Quais vacinas podem ou não ser aplicadas na gestação?

    Por: Redação Minuto Saudável
  • Parto com 38 semanas de gestação é seguro

    7 vitaminas e minerais importantes durante a gravidez

    Por: Redação Minuto Saudável
  • Parto com 38 semanas de gestação é seguro

    Como converter semanas em meses de gestação?

    Por: Redação Minuto Saudável

Sobre o Minuto Saudável

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Somos uma empresa do grupo Consulta Remédios. No Minuto Saudável você encontra tudo sobre saúde e bem-estar: doenças, sintomas, tratamentos, medicamentos, alimentação, exercícios e muito mais. Tenha acesso a informações claras e confiáveis para uma vida mais saudável e equilibrada.

Parto com 38 semanas de gestação é seguro

Nos acompanhe nas redes sociais:

Atenção: O conteúdo do site Minuto Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substitui o conselho médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Se você acha que pode ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente. Minuto Saudável não recomenda ou endossa quaisquer testes específicos, médicos (profissionais de saúde), produtos, procedimentos, opiniões, ou outras informações que podem ser mencionados no site. A confiança em qualquer informação contida no site é exclusivamente por sua conta e risco. Se persistirem os sintomas, procure orientação do farmacêutico ou de seu médico. Leia a bula.

Minuto Saudável © 2022 — Blog de Saúde, Beleza e Bem-estar
Política de Privacidade

Qual o risco do bebê nascer com 38 semanas?

A cesariana marcada, sem indicação médica, é um problema porque o tempo de uma gravidez não é exato, alguns bebês vêm ao mundo com 38 semanas e outros com 42. O risco de fazer uma cesariana na 38ª semana de gestação é que o bebê pode ter apenas 36 semanas, ou seja, nasceria prematuro.

É normal entrar em trabalho de parto com 38 semanas?

A duração média da gravidez é de 280 dias, ou 40 semanas. Mas não há como saber exatamente quando você entrará em trabalho de parto. A maioria das mulheres dá à luz entre 38 e 41 semanas de gravidez.

Quem nasce com 38 semanas é prematuro?

É considerado prematuro, ou pré-termo, todo bebê que nasce com menos de 37 semanas de gestação, sendo prematuros precoces aqueles nascidos com menos de 34 semanas e tardios entre 34 e 37 semanas.

Qual o peso do bebê com 38 semanas de gestação?

O seu bebê na 38ª semana de gravidez O seu bebê mede uns 50 cm e pesa perto de 3 quilos e, ainda que continue aumentando de peso, não seguirá crescendo de tamanho.