Pesquisa sobre planejamento integrado de recursos energéticos é registre suas principais informações

A IEI Brasil apresenta, nesta página, a segunda edição do livro  “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos”, escrito originalmente pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil, e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.

A nova edição, que contém atualização de termos, conceitos e bibliografias, ganhou o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces”. Ela será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento. No total, serão quatro capítulos, que serão consolidados em um livro digital. 

Com essa medida, o objetivo é que estudantes, pesquisadores e demais interessados na área já tenham acesso ao conteúdo, composto também por apêndices, exercícios práticos e suas respostas. O livro tem sido revisado por estudantes e colaboradores do professor Gilberto Jannuzzi, em especial o prof. E.T. Sica do Instituto Federal de Santa Catarina – IFSC (Florianópolis) e J. Marques que revisaram exercícios e atualizaram algumas referências. O download dos Capítulos 1 e 2 e dos Apêndices A, B, C e D está disponível ao final deste texto. 

A primeira versão da obra foi publicada há 20 anos, em inglês, sob o título “Tools and methods for integrated resource Planning”. Em 1997, uma versão em português foi elaborada por Jannuzzi e J. Swisher, com o apoio do PROCEL e do PNUD, porém, encontra-se esgotada.

“Nessas últimas duas décadas experimentamos muitas e relevantes transformações na indústria de energia, tecnologias, leis e regulações. Já era necessário revisar o conteúdo desse livro para contemplar a realidade da geração distribuída, das tecnologias de armazenamento de energia e mesmo da maior disseminação de tecnologias mais eficientes de uso final”, analisa Jannuzzi.

How to cite

A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

  • ABNT

    UDAETA, Miguel Edgar Morales. Novos instrumentos de planejamento energético e o desenvolvimento sustentável - Planejamento Integrado de Recursos energéticos na USP: pesquisa científica realizada e ferramentas metodológicas consolidadas do PIR na USP aplicadas a RAA. 2012. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/3/tde-05052014-125907/pt-br.php. Acesso em: 09 nov. 2022.

  • APA

    Udaeta, M. E. M. (2012). Novos instrumentos de planejamento energético e o desenvolvimento sustentável - Planejamento Integrado de Recursos energéticos na USP: pesquisa científica realizada e ferramentas metodológicas consolidadas do PIR na USP aplicadas a RAA (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/3/tde-05052014-125907/pt-br.php

  • NLM

    Udaeta MEM. Novos instrumentos de planejamento energético e o desenvolvimento sustentável - Planejamento Integrado de Recursos energéticos na USP: pesquisa científica realizada e ferramentas metodológicas consolidadas do PIR na USP aplicadas a RAA [Internet]. 2012 ;[citado 2022 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/3/tde-05052014-125907/pt-br.php

  • Vancouver

    Udaeta MEM. Novos instrumentos de planejamento energético e o desenvolvimento sustentável - Planejamento Integrado de Recursos energéticos na USP: pesquisa científica realizada e ferramentas metodológicas consolidadas do PIR na USP aplicadas a RAA [Internet]. 2012 ;[citado 2022 nov. 09 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/3/tde-05052014-125907/pt-br.php

Planejamento Integrado de Recursos Energéticos

O Planejamento Integrado de Recursos Energéticos (IRP - Integrated Energy Resources Planning) é uma metodologia de planejamento para o atendimento das necessidades e dos serviços energéticos ao custo mínimo, incluindo os socioambientais. Para o processo de Planejamento Integrado de Recursos são necessários planos de ação (cenários), acoplados no tempo e no espaço, compostos pela integração de opções pelo lado da oferta (GLO), pelo lado da demanda (GLD) e pela Demand Response para o atendimento da demanda de energia elétrica relativa as necessidades e serviços energéticos requeridos.
A obra precursora sobre o IRP foi publicada, originalmente, pelos pesquisadores Gilberto de Martino Jannuzzi, diretor da IEI Brasil (http://iei-brasil.org/), e por Joel Swisher e Robert Redlinger, ambos do United Nations Environment Programme (UNEP) Centre for Energy and Environment.
A nova edição dessa obra tem o título de “Planejamento Integrado de Recursos Energéticos: oferta, demanda e suas interfaces” e será disponibilizada de forma fracionada, capítulo a capítulo, enquanto seu processo de revisão está em andamento, pelo IEI Brasil, sendo disponível em http://iei-brasil.org/livro-pir/.

O Laboratório (LAPR)

O Laboratório de Planejamento Integrado de Recursos Energéticos, LAPR, está situado na sala C215 do Bloco Central no campus Florianópolis do IFSC. O LAPR foi instituido como um "Laboratório Piloto" por meio do projeto de pesquisa aplicada e desenvolvimento tecnológico intitulado "Gestão Energética pelo Lado da Demanda em unidades consumidoras de Baixa Tensão por meio de Microgeração fotovoltaica" aprovado na Chamada MEC/SETEC/CNPq n. 94/2013. O projeto foi desenvolvido em cooperação técnica e tecnológica com a MEP Projeto de Energia Solar do Brasil e proporcionou fisicamente:
i. a instalação de um sistema on-grid de 3kWp (12 módulos solares);
ii. a instalação de um sistema off-grid de 90Wp (3 módulos solares); e
iii. a instituição do LAPR.

Responsáveis

Everthon Taghori Sica, Dr. Eng. (E: )
Enga. Bruna Peixoto de Souza
Eng. Allon Soares

Quais são as principais informações e finalidades de planejamento integrado de recursos energéticos?

A principal finalidade do planejamento integrado de recursos energéticos é lidar com as fontes de energia para que a energia seja utilizada da forma mais inteligente possível.

Qual é o planejamento integrado de recursos energéticos?

O Planejamento Integrado de Recursos Energéticos (IRP - Integrated Energy Resources Planning) é uma metodologia de planejamento para o atendimento das necessidades e dos serviços energéticos ao custo mínimo, incluindo os socioambientais.

O que significa dizer planejamento Integrado de Recursos?

O planejamento integrado de recursos compreende é um processo de planejamento direcionado a otimização da disposição de recursos, que considera aspectos como o uso racional de insumos energéticos, a determinação da capacidade de conservação, custos e benefícios, entre outros aspectos.