Pílula do dia seguinte preço Portugal

Para que serve?

A pílula do dia seguinte (contraceção de emergência) é o único método que pode ser utilizado após a relação sexual para prevenir a gravidez não desejada. Não é um método de planeamento familiar.

Quantas horas após a relação sexual a pílula do dia seguinte tem eficácia?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada nas primeiras 48 horas após a relação sexual e apenas quando o método contracetivo habitual falha ou foi esquecido.
A eficácia é tanto maior quanto mais precocemente for tomada a pílula.

Com que recorrência posso tomar?

A pílula do dia seguinte não é um método contracetivo e só deve ser utilizado excecionalmente. Não previne a gravidez que possa resultar de uma relação sexual posterior à toma da contraceção de emergência (CE), mesmo que no dia a seguir.

Quais são os efeitos secundários?

A pílula do dia seguinte pode ter consequências como:

  • dor de cabeça
  • náuseas
  • vómitos
  • fadiga

Após alguns dias podem surgir dor nas mamas, uma pequena hemorragia vaginal e antecipação da menstruação.

É também possível que a menstruação fique desregulada por algum tempo.

Como funciona?

A contraceção de emergência atua pelos mesmos mecanismos que a “pílula de toma regular”. A pílula do dia seguinte atrasa ou impede a ovulação e previne a fertilização ou a implantação. Se já estiver grávida, a medicação não interrompe a gravidez.

Como se toma?

A pílula do dia seguinte deve ser tomada dentro das 72 horas após as relações desprotegidas e no máximo até ao 5º dia, sendo que quanto mais cedo for tomada, maior a sua eficácia.

Quando deve ser utilizada?

A contraceção de emergência deve ser utilizada depois da relação sexual sem proteção ou se houver falha do método habitual (por exemplo, rutura do preservativo ou esquecimento da pílula).

Onde posso adquirir gratuitamente?

Pode adquirir a pílula do dia seguinte de forma gratuita:

  • no centro de saúde (consulta de planeamento familiar)
  • no hospital (serviço de ginecologia e obstetrícia)

Pode ainda adquirir na farmácia, por venda livre.

É um método abortivo?

Não. A pílula do dia seguinte não é abortiva e não causa um desenvolvimento pré-natal alterado.

Fonte: Direção-Geral da Saúde (DGS)

Esta informação foi útil?

Está na hora de declarar o fim do estigma e desmistificar este método de contraceção de emergência.

Pílula do dia seguinte preço Portugal

É certo de que preferíamos não ter de lhe recorrer, mas acidentes acontecem e não há nada de errado com isso. Então, mais vale estarmos prevenidas e informadas - até porque o que não falta são mitos que só nos deixam assustadas e hesitantes. A Vogue falou com a ginecologista Ana Isabel Machado para verificar todas as informações que por aí circulam sobre este método de contraceção de emergência, que pode ser utilizado “sempre que há relações sexuais desprotegidas, quando há falha de um método contracetivo”, seja a pílula, o anel ou o adesivo.

A pílula do dia seguinte só é eficaz 24 horas depois da relação sexual

Não é bem assim. Antes de mais, a ginecologista explica que existem dois tipos de pílulas disponíveis no mercado: “O levonorgestrel, que está licenciado para utilizar até três dias e quanto mais precocemente é tomado melhor e mais eficaz é; e o acetato de ulipristal, que são comprimidos que são eficazes nos primeiros cinco dias e não perdem eficácia ao longo do tempo. Se for utilizado numa fase antes da ovulação e até 24 horas após a relação sexual desprotegida, o levonorgestrel é 95% eficaz e se for até às 72 horas é cerca de 58%”. Contudo, Ana Isabel Machado deixa o alerta que “na altura da ovulação, a pílula de levonorgestrel não tem qualquer eficácia”. Já a “pílula de acetato ulipristal tem eficácia de 99% a 98%” ao longo dos cinco dias após o relacionamento desprotegido.

A pílula do dia seguinte é o único método de contraceção de emergência

Para além das duas pílulas disponíveis, existe um outro método de contraceção de emergência: o dispositivo intrauterino de cobre. A ginecologista esclarece que “o DIU de cobre pode ser colocado até cinco dias após relações sexuais não protegidas e a eficácia é muito grande, perto dos 99%”. No que toca ao ciclo hormonal, salienta que este é o método mais seguro “se estivermos muito perto da ovulação”. Para além disso, tem a vantagem de, uma vez colocado, ficarmos “com contraceção futura”. Talvez a única desvantagem é que “a sua colocação depende de um médico”.

Só podemos tomar 3 pílulas do dia seguinte durante toda a vida

Não há que enganar: “não há número máximo de pílulas que se possa tomar” ao longo do tempo. No entanto, se a toma deste método de emergência for uma prática recorrente, isto pode ser um sinal de “que estamos a fazer mal a contraceção”.  

É necessário consultar um médico para ter acesso à pílula do dia seguinte

Enquanto que, para colocar o DIU de cobre, é necessário recorrer a um profissional de saúde, adquirir a pílula do dia seguinte é muito mais fácil. Ana Isabel Machado diz que a pílula de levonorgestrel “pode ser comprada por exemplo em parafarmácias”, enquanto que “precisa de uma farmácia onde adquirir” a pílula de acetato ulipristal. Em ambos os casos, “nem sequer precisa de receita médica”.  

A pílula do dia seguinte torna-nos inférteis

Este método de contraceção de emergência “não tem impacto negativo na fertilidade”, garante Ana Isabel Machado. As consequências posteriores prendem-se apenas pelos efeitos secundários, que a ginecologista diz poderem ser “dor de cabeça, náuseas, vómitos, tonturas e alguma sensibilidade mamária”. Para além disso, “a menstruação pode não aparecer na altura certa, podendo ser antecipada ou atrasada um ou dois dias. Se o período não aparecer na altura prevista tendo em conta estes dois dias”, devemos fazer um teste de gravidez.

Tem pílula do dia seguinte em Portugal?

Existem dois tipos de pílulas do dia seguinte disponíveis em Portugal: Pílula com levonorgestrel (Norlevo, Postinor e Levodonna) – Pode ser tomada até 72 horas (3 dias) após a relação sexual de risco. Encontra-se à venda em farmácias e também está disponível gratuitamente nos hospitais e centros de saúde.

Quanto é o preço da pílula do dia seguinte?

Valor da pílula do dia seguinte Além disso, a pílula do dia seguinte pode ser encontra pelo preço que varia de R$ 3 a R$ 30 em farmácias, a depender da região, da dosagem e do laboratório que a desenvolveu. Pode ser adquirida sem prescrição médica.

Quais são os riscos de tomar a pílula do dia seguinte?

Os principais efeitos colaterais da pílula do dia seguinte são dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, cólicas menstruais, cansaço, tontura, irritabilidade e maior sensibilidade nas mamas. Esses sintomas também podem durar ao longo do mês em que o contraceptivo foi usado.

Quanto tempo dura o efeito da pílula do dia seguinte?

O hormônio da pílula fica no corpo por cerca de 24 horas, mas o impacto no nosso ciclo pode ser um pouco mais longo, até 15-20 dias.