Quais as diferenças entre os estados da matéria sólido líquido e gasoso?

Os estados físicos da matéria nada mais são do que as formas como a mesma pode se apresentar na natureza. Os diferentes estados são resultado da combinação de fatores distintos como temperatura, pressão e forças atuantes nas moléculas.

É um tema bastante relevante para estudo pelo fato de levar em consideração as transformações sofridas pela matéria, bem como a energia envolvida nessas transformações. Continue lendo para entender mais sobre o tema.

Quais são os estados físicos da matéria?

Antes de qualquer coisa, é importante entender o conceito de matéria, ela consiste em tudo o que tem massa e ocupa um determinado lugar no espaço. É constituída por pequenas partículas, que são os átomos e moléculas.

A diferença entre um estado físico e outro da matéria é a organização e a proximidade das partículas, que podem estar mais ou menos agregadas. Basicamente, os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.

Os três estados físicos da matéria

Confira, a seguir, mais detalhes a respeito dos três estados físicos da matéria.

Estado sólido

As moléculas que compõem a matéria se mantêm fortemente unidas, tendo forma e volume constantes. Nesse estado, as partículas praticamente não se movimentam. Dois exemplos são o tronco de uma árvore ou um cubo de gelo.

Estado líquido

Nesse estado a matéria apresenta uma menor união das moléculas e um grau mais elevado de agitação. No estado líquido as partículas estão mais afastadas umas das outras, tendo maior capacidade de movimentação. A forma nesse estado é variável e o volume constante. Um bom exemplo é a água dentro de um recipiente.

Estado gasoso

Há movimentação intensa das partículas que formam a matéria, as forças de coesão nesse caso são pouco intensas. A forma e o volume da matéria nesse estado são variáveis.

A forma da matéria em estado gasoso depende do recipiente que ocupa, não estando em um recipiente será disforme, assim como o ar que respiramos e não podemos ver. Um exemplo é o botijão de gás que apresenta gás comprido que ganhou certa forma.

As mudanças de estados físicos da matéria

A quantidade de energia perdida ou recebida pela substância determina as mudanças de estados físicos. Há, basicamente, cinco processos de mudanças de estado físico que são:

Fusão

Através de aquecimento a matéria passa do estado sólido para o estado líquido. Um exemplo disso é um cubo de gelo deixado fora do congelador que vai derretendo até se transformar em água líquida.

Vaporização

Caracteriza-se pela passagem do estado líquido para o estado gasoso. Há três formas de obter esse resultado: ebulição (ex: água fervendo), calefação (ex: aquecedor) e evaporação (ex: roupas secando no varal).

Liquefação ou condensação

Através de resfriamento a matéria passa do estado gasoso para o estado líquido. Um exemplo desse processo de mudança de estado físico da matéria é a formação do orvalho.

Solidificação

Esse é o processo inverso à fusão, a matéria passa do estado líquido para o estado sólido. Essa transformação é resultado do arrefecimento, um exemplo é a passagem da água líquida para a forma de gelo.

Sublimação

Processo em que a matéria passa do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa sem que haja passagem pelo estado líquido. Pode ser resultante de aquecimento ou arrefecimento da matéria. Um exemplo é o gelo seco, que é o dióxido de carbono solidificado.

Existem outros estados físicos?

Além dos três estados básicos da matéria (sólido, líquido e gasoso) há outros dois que são o plasma e o condensado de Bose-Einstein. Conheça mais sobre esses dois estados a seguir.

Plasma

Considerado como o quarto estado físico da matéria, o plasma se caracteriza por ser o estado em que o gás se encontra ionizado. Constitui-se em um conjunto denso e quente de átomos livres, íons e elétrons, cuja distribuição é quase neutra e possui comportamento coletivo.

A matéria para formar o estado de plasma deve se encontrar em estado gasoso e ser aquecida a temperaturas muito elevadas, o mesmo que acontece no núcleo das estrelas. As estrelas e o Sol são basicamente formados de plasma. Inclusive, acredita-se que boa parte da matéria existente no universo se encontra em estado de plasma.

Condensado de Bose-Einstein

O estado da matéria conhecido como condensado de Bose-Einstein é considerado como o quinto estado físico da matéria. O nome é uma homenagem aos dois físicos que previram teoricamente sua existência, Satyendra Bose e Albert Einstein. Nesse estado, as partículas se comportam de forma bastante organizada, vibrando em uma mesma energia tal qual fosse apenas um átomo.

Trata-se de um estado que não é encontrado na natureza, em 1995 foi produzido pela primeira vez em laboratório. Para alcançá-lo é necessário que as partículas sejam submetidas a uma temperatura próxima do zero absoluto (-273°C).

Agora você conhece os estados físicos da matéria. Para conferir mais conteúdos de química, fique ligado no blog do Hexag Medicina!

Quais as diferenças entre os estados sólido líquido e gasoso?

No estado sólido, a forma e volume são bem definidos. No estado líquido, a forma e o volume são mais ou menos definidos, ao passo que, no estado gasoso, forma e volume não são definidos.

Porque o sólido o líquido e gasoso são diferentes?

O que determina o estado em que a matéria se encontra é a proximidade das partículas que a constitui. Essa característica obedece a fatores como: Força de Coesão: faz com que as moléculas se aproximem umas das outras. Força de Repulsão: faz com que as moléculas se afastem umas das outras.

Qual a diferença entre os estados da matéria?

A diferença entre um estado físico e outro da matéria é a organização e a proximidade das partículas, que podem estar mais ou menos agregadas. Basicamente, os estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.

Qual a diferença entre o estado líquido e sólido?

Por definição, uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).