Quais as principais diferenças entre a Teoria Malthusiana e reformista?

Qual a principal diferença entre as teorias malthusiana e reformista?

Teoria Reformista As idéias básicas desta teoria são todas contrárias às de Malthus: sua principal afirmação nega o princípio malthusiano, segundo o qual a superpopulação é a causa da pobreza. Para os reformistas, é a pobreza que gera a superpopulação.

O que é reformista e malthusiana?

A teoria reformista é a principal teoria crítica ao malthusianismo, e defende que o crescimento populacional é consequência do subdesenvolvimento e da pobreza, e não suas causas. As soluções propostas se encontram no campo das políticas públicas para a garantia de melhorias socioeconômicas.

Quais são as principais características da teoria reformista?

A teoria reformista foi elaborada em resposta à teoria neomalthusiana. Segundo a teoria reformista, uma população jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, não é causa, mas consequência do subdesenvolvimento.

Quais são as principais características da Teoria Malthusiana?

Malthus concluiu esse argumento baseando-se na ideia de que o crescimento demográfico ocorreria em progressão geométrica (1, 2, 4, 8, 16…) e dobraria de tamanho a cada 25 anos, em contrapartida da produção de alimentos que cresceria em progressão aritmética (1, 2, 3, 4, 5…).