Quais as vantagens das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas incandescentes?

Quais as vantagens das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas incandescentes?
Hoje já se encontram lâmpadas LED em vários formatos e potências, substituindo com vantagem as incandescentes e fluorescentes. Crédito da foto: Pxhere

Existem muitas situações em que há desperdício de energia, com a má utilização e aproveitamento da energia gerada. Este é um tema muito importante, pois a produção de energia pode causar danos ao meio ambiente; assim, a energia disponível deve ser bem usada.

Com esse intuito, o governo federal criou alguns programas de eficiência energética, tais como o Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), Conpet (Programa Nacional de Racionalização de uso de derivados de Petróleo e Gás Natural), e o Programa Brasileiro de Etiquetagem. É nesse cenário que as lâmpadas LED ganharam destaque, por apresentarem vantagens quanto à economia de energia.

[irp posts="79802" ]

LED (Light Emitting Diode) é um componente eletrônico que gera luz com baixo consumo. As lâmpadas LED necessitam de menor quantidade de potência para gerar o mesmo fluxo luminoso de uma lâmpada incandescente, e não usam reator.

Estes são alguns dos benefícios que as lâmpadas LED apresentam:

Qualidade de luz visivelmente confortável

Baixa geração de calor

Não emite raios ultravioleta e infravermelho

Possibilidade de troca de incandescente por LED, pois as bases são do mesmo tamanho

Economia de até 80% em relação às lâmpadas incandescentes

Maior durabilidade

Fácil descarte e reciclagem por não conter chumbo ou mercúrio

Como as lâmpadas LED funcionam:

Quais as vantagens das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas incandescentes?
Crédito da foto: Reprodução Internet

As lâmpadas LED não possuem filamento, o que faz com que elas durem mais, e não produzam tanto calor. Por dentro dessa lâmpada existe um diodo (o diodo semicondutor é um dispositivo eletrônico feito de silício ou germânio que tem como função transformar corrente alternada em corrente contínua), que produz luz quando é percorrido por energia elétrica.

Existem modelos tubulares, bolinha, bulbo, milho, vela e rosca. Estas variações existem para facilitar a troca de lâmpadas mais comuns pelas LED.

Uma lâmpada LED de 3 W, por exemplo, pode substituir uma lâmpada fluorescente de 6 W e uma incandescente de 20 W, por exemplo, por ser mais eficiente; sua durabilidade chega até 25 mil horas - as lâmpadas incandescentes têm vida útil estimada em 1.000 horas, e as fluorescentes podem durar de 10 a 15 mil horas.

Ao usar uma lâmpada LED os benefícios não se restringem apenas a quem consume, mas também ao meio ambiente. A constituição das lâmpadas LED é 95% feita de materiais reciclagens, o que torna o descarte desta lâmpada fácil.

Quais as vantagens das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas incandescentes?

Quanto maior a ênfase na eficiência energética e à consciência ambiental, mais proprietários estão trocando as lâmpadas tradicionais incandescentes, fluorescentes e halôgenas pelas lâmpadas de diodo emissor de luz (LED) para iluminar suas casas. De acordo com Bobvila.com, as lâmpadas de LED podem ainda ser mais caras do que as lâmpadas tradicionais, mas a sua operação de eficiência energética poupará dinheiro a longo prazo.

Para uma melhor compreensão de quão energeticamente eficientes as lâmpadas LED são, vamos comparar suas potências em relação às lâmpadas incandescentes. Uma lâmpada LED é capaz de atingir o mesmo brilho de uma lâmpada incandescente com apenas uma fração da potência. Por exemplo, uma lâmpada LED de 7 a 9 watts emite o mesmo brilho que uma lâmpada incandescente de 40 watts, enquanto um LED de 16 a 20 watts emite o mesmo brilho de uma lâmpada incandescente de 100 watts. Além de gastar menos com eletricidade, você também gastará menos em lâmpadas novas, já que os LEDs duram mais que as lâmpadas incandescentes.

A Bobvila.com também aponta que no passado as lâmpadas LED só estavam disponíveis em uma cor branca, sendo que modelos mais modernos estão disponíveis em três temperaturas de cor diferentes – branco quente, branco macio e branco brilhante. O branco quente tende a ser mais calmo e adequado para quartos, salas de estar ou em qualquer lugar da sua casa onde você simplesmente se sente e relaxe. A luz branca suave é mais vibrante e adequada para áreas de trabalho como cozinhas, garagens e porões, enquanto a luz branca brilhante é normalmente reservada para sistemas de segurança externos e oficinas brilhantes.

No final, a Bobvila.com estabeleceu cinco lâmpadas LED que eles recomendaram como as melhores disponíveis – LED Equivalente Phillips 60-Watt, LED Equivalente  Cree 40-Watt, LED Equivalente Cree 60-Watt Daylight, LED Phillips Hue White, e LED Equivalente  Phillips 60-Watt Soft White.

Quando se trata de manter a qualidade e a consistência da luminosidade e temperatura de cor de uma lâmpada de LED, é indispensável uma solução inovadora de medição de luz da Konica Minolta Sensing. Um instrumento portátil como o CL-200A ou CL-500A pode medir a temperatura da cor, luminosidade, cromaticidade, pureza de excitação e comprimento de onda dominante de várias fontes de luz e permitir um processo de avaliação de luz mais eficiente e preciso. Descubra hoje a diferença que um instrumento de medição de luz da Konica Minolta Sensing pode fazer!

Quais são as vantagens das lâmpadas de LED?

As lâmpadas de LED são mais eficientes do que as fluorescentes e halógenas, ou seja, gastam menos energia para iluminar tão bem quanto as outras. Assim, é possível economizar na conta de luz e ainda manter hábitos mais sustentáveis.

Quais suas vantagens das lâmpadas de LED em relação às lâmpadas tradicionais?

Uma das principais vantagens da tecnologia LED é a durabilidade das lâmpadas, que ficam acesas até 25 vezes mais em relação às outras lâmpadas. Enquanto as lâmpadas incandescentes e fluorescentes têm uma durabilidade curta, o LED conta com a maior vida útil de todas as lâmpadas.

Qual a diferença entre uma lâmpada incandescente e uma lâmpada LED?

A lâmpada incandescente é a mais barata, porém, tem baixa durabilidade e elevado gasto de energia; A lâmpada fluorescente possui durabilidade e preço medianos, assim como seu consumo de energia; A lâmpada led tende a ter seu preço relativamente maior, no entanto, dura muito mais e consome muito menos!

Porque a lâmpada de LED e mais eficiente e econômica do que a lâmpada incandescente?

As lâmpadas de LED são eficientes porque elas produzem a mesma quantidade de lúmens (fluxo luminoso) com menor gasto energético. Por exemplo, para gerar o equivalente a 1300 lúmens basta uma lâmpada de LED de 20 Watts, enquanto a mesma luz só pode ser gerada por uma incandescente de 70 Watts.