Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Muralismo é o tipo de arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes.

Também conhecido como pintura mural ou arte mural, o muralismo propicia uma relação de proximidade com o público. Isso acontece na medida em que suas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos.

A arte muralista desempenha um papel social bastante forte, já que ela se aproveita da exposição pública para manifestar-se de forma crítica.

As primeiras manifestações do que viria a se tornar o muralismo são as pinturas rupestres.

Marcando forte presença no México, onde ganhou destaque, normalmente esse movimento artístico é lembrado como "muralismo mexicano".

Assim, pode-se dizer que o Muralismo é associado à arte mexicana e que se fortaleceu na primeira metade do século XX no México.

É nessa altura também que tem início a Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos.

Por isso, essa manifestação artística revela muito do que se vivia no México. Era um momento em que, sem dúvida, o povo carregava um sentimento forte de compromisso libertário.

Em 1920, após assumir o cargo de Secretário da Educação, Vasconcelos Calderon propôs a construção de murais. O objetivo era que eles retratassem a história do México e promovessem o nacionalismo.

Muralistas mexicanos

Para dar andamento ao seu projeto de arte, Vasconcelos Calderon convidou três artistas. Eles eram Diego Rivera (1886-1957), David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949).

Pelo fato de terem sido os impulsionadores do movimento muralista, ficaram conhecidos como “os três grandes”.

O maior representante dessa arte é Diego Rivera (1886-1957), artista que promoveu a popularidade do Muralismo.

Isso aconteceu em virtude do sucesso dos murais gigantescos pintados pelo artista. Seus murais podem ser vistos nos Estados Unidos, na Polônia e na China.

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Fragmento do mural Sonho de uma tarde dominical na Alameda, Diego Rivera (1947-48)

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Mural O arsenal (1928), Diego Rivera

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Do Porfirismo à Revolução, David Alfaro Siqueiros (1954)

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Prometeu, José Clemente Orozco (1930)

Muralismo brasileiro

No Brasil, Cândido Portinari (1903-1962) é o artista que se destaca na arte mural. O muralismo brasileiro, no entanto, apresenta características bastante distintas do muralismo mexicano.

Isso leva em conta principalmente as circunstâncias de como a arte surgiu entre os mexicanos, bem como com o seu objetivo.

No caso de Portinari, sua obra também reflete preocupação com os aspectos sociais. Apesar disso, em termos estéticos, o artista apresenta características de um estilo muito particular.

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Desbravamento de Mata, Cândido Portinari (1941)

Leia Arte Rupestre.

Quais foram os objetivos da construção de cada um dos muros retratados?

Arte-educadora, artista visual e fotógrafa. Licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design.

No ano de 1910, o México era governado por Porfírio Díaz, que havia implantado a ditadura no México no ano de 1876 a 1880 e de 1884 a 1911, permanecendo mais de trinta anos no poder.

A Revolução Mexicana teve como principais acontecimentos a reivindicação da reforma agrária e a manifestação dos camponeses que solicitavam um retorno à sua cultura, ou seja, a busca e a valorização da cultura indígena.

Durante as décadas de 1920 e 1930, o México passou a ser o âmago da arte no continente americano. Os pintores mexicanos, influenciados pela revolução, iniciaram uma proposta de ‘arte revolucionária’ que seria uma mistura entre influências da arte pré-colombiana (civilização Maia, Asteca, Incas) e da arte moderna.

Segundo os pintores do período, a nova arte que surgia no México deveria ser das camadas populares, ou seja, o povo teria acesso a essa arte. A influência revolucionária seria expressa em grandes murais nos edifícios públicos, que foram a principal tela dessa nova arte. As principais representações da nova arte vieram do revivamento da criatividade da antiga cultura mexicana, portanto, a sua principal proposta era o “retorno” às origens indígenas.

Como a sua principal característica era a pintura em grandes murais públicos, a nova arte que surgiu foi chamada de pintura muralista. Os principais representantes ficaram conhecidos como ‘Muralistas’, são eles: Clemente Orozco (1883-1949), David Siqueiros (1896-1974) e Diego Rivera (1886-1957). Os principais temas pintados por esses artistas foram a transmissão de mensagens de luta, à população, contra as desigualdades sociais, a miséria e a exploração dos camponeses.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os pintores muralistas mexicanos foram convidados a desenhar e expressar sua arte em outros países, como no caso de Diego Rivera, convidado a expressar sua arte no edifício Rockfeller (1933) nos Estados Unidos da América, prédio que representava o ícone do sistema capitalista. Lá, Rivera pintou, sem o conhecimento do milionário dono da Fundação Rockfeller, a imagem de Karl Marx (ícone do comunismo), fato que levou Rivera a ser convidado a retirar aquela imagem, mas o artista se recusou e a pintura foi destruída.

Outro fato importante na vida de Rivera foi ter oferecido hospedagem ao exilado soviético Leon Trótski. Este depois foi morto no México, no dia 20 agosto de 1940, por um agente do ditador soviético Stálin.

Os pintores muralistas conseguiram levar até à população mexicana (quase toda analfabeta, mas não cegos para conhecer a sua história de opressão e misérias) as mensagens representadas por fatos que contavam a história do México através das imagens pintadas nos muros.

Quais foram os objetivos da construção do primeiro muro construído entre EUA e México?

As barreiras foram construídas a partir de 1994 como parte de três "operações" maiores para diminuir o transporte de drogas ilegais fabricadas na América Latina e imigração: Operation Gatekeeper na Califórnia, Operation Hold-the-Line no Texas e Operation Safeguard no Arizona.

Quais são os principais muros do mundo?

4 muros ao redor do mundo.
Estados Unidos e México. Ao longo dos 3.185 quilômetros de fronteira entre Estados Unidos e México, mais de mil quilômetros são murados, principalmente nas cidades de El Paso, Ciudad Juárez, San Diego e Tijuana. ... .
Coreia do Norte e Coreia do Sul. ... .
Espanha e Marrocos. ... .
Israel e Cisjordânia..

Quais são os 5 muros que ainda dividem populações no mundo?

5 muros que ainda dividem populações no mundo.
CISJORDÂNIA - ISRAEL. 'Palestina Livre': Palestinos grafitam em trecho do muro isralense que cerca a cidade de Belém, na Cisjordânia. ... .
ESPANHA - MARROCOS: MUROS DE CEUTA E MELILLA. ... .
EUA - MÉXICO. ... .
GRÉCIA - TURQUIA: MURO DE EVROS. ... .
COREIA DO NORTE - COREIA DO SUL..

Por que alguns países constroem muros em suas fronteiras?

As justificativas pelos responsáveis por erguer essas estruturas nos limites entre dois países são controlar a entrada de imigrantes, criar zonas de segurança e garantir um cessar-fogo.