Quais os dois processos envolvidos na síntese proteica explique os brevemente?

If you're seeing this message, it means we're having trouble loading external resources on our website.

Se você está atrás de um filtro da Web, certifique-se que os domínios *.kastatic.org e *.kasandbox.org estão desbloqueados.

Existem diferentes tipos de RNA: o mRNA contém as informações necessárias para síntese de proteínas, o tRNA transporta aminoácido e o rRNA forma os ribossomos.

O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula importante para o organismo, pois é nela que estão as informações que garantirão a produção de proteínas. O RNA é um ácido nucleico e, portanto, é formado por unidades chamadas de nucleotídeos, os quais são compostos por um fosfato, um açúcar e uma base nitrogenada.

O DNA também é um ácido nucleico, entretanto, apresenta diferenças quando comparado ao RNA. Esse último apresenta-se como uma fita simples e seu açúcar é do tipo ribose. As bases nitrogenadas também diferenciam o RNA do DNA, pois o RNA possui uracila no local da timina.

→ Principais tipos de RNA

O RNA pode ser classificado em três tipos: RNA mensageiro (mRNA), RNA transportador (tRNA) e RNA ribossomal (rRNA).

  • RNA mensageiro: O mRNA é responsável por apresentar os códons que serão lidos durante a tradução, ou seja, ele possui as informações codificadas para que a síntese de proteínas aconteça. Em face dessa propriedade, é fácil compreender que essas moléculas variam muito de tamanho, uma vez que existem proteínas de diferentes dimensões. Um mRNA pode apresentar de 500 a 6000 nucleotídeos diferentes. Apesar de sua grande importância, o mRNA é o tipo de RNA menos abundante.

  • RNA transportador: O tRNA é responsável por promover o transporte do aminoácido correto para a síntese de proteína. Ele se destaca por apresentar uma estrutura que lembra a forma de um trevo e é composto por cerca de 70 a 90 nucleotídeos. Todos os tRNA apresentam quatro braços característicos, sendo dois extremamente importantes: o braço do aminoácido e o braço do anticódon. O braço do aminoácido liga-se ao aminoácido específico, enquanto o anticódon possui a sequência complementar do mRNA.

    Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

  • RNA ribossomal: O rRNA é o responsável por formar os ribossomos, locais onde ocorre a síntese de proteína. Cada ribossomo é formado por duas subunidades: uma maior e outra menor. De uma maneira geral, o ribossomo de um eucarionte é maior do que o ribossomo de um procarionte. Estima-se que o rRNA represente cerca de 80% de todo o RNA presente em uma célula.

→ Tipos de RNA e a tradução

Denomina-se de tradução o processo em que se forma uma cadeia polipeptídica. Esse processo ocorre no citoplasma e necessita do mRNA, tRNA e rRNA.

Inicialmente, a unidade pequena do ribossomo liga-se ao mRNA em um códon denominado de códon de iniciação (AUG), o qual é reconhecido por uma molécula de tRNA que transporta metiolina. Posteriormente, a subunidade grande liga-se e completa o ribossomo, permitindo o início da síntese de proteínas. Os tRNAs iniciam o transporte de aminoácidos específicos de acordo com a sequência observada nos códons do mRNA. Os aminoácidos ligam-se até que o códon de terminação seja lido e o fator de liberação finalize a tradução.

Para compreender de maneira mais aprofundada o processo de tradução, não deixe de acessar nosso texto sobre o tema clicando aqui!

Videoaula relacionada:

Sabemos que as proteínas, substâncias essenciais para o funcionamento do corpo, são um conjunto de aminoácidos que estão ligados entre si por ligações peptídicas. A sequência de aminoácidos de uma proteína será determinada pela disposição das bases nitrogenadas em um RNAm. Este, por sua vez, será produzido a partir de uma molécula de DNA. Podemos dizer, portanto, que o DNA fornece as informações para a produção das proteínas.

O código genético pode ser definido como a relação entre as trincas (códons) encontradas no RNAm e os aminoácidos encontrados em uma proteína. Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G).

As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes. Desses códons, 61 codificarão os 20 tipos diferentes de aminoácidos existentes. Os outros três códons (UAA, UAG e UGA) serão responsáveis por indicar os locais de término da síntese, sendo chamados também de códons de parada. Eles não codificam nenhum aminoácido e não são lidos por RNAt, mas sim por proteínas chamadas de fatores de liberação.


Observe as trincas de nucleotídeos e os aminoácidos que elas codificam

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Observe que existem apenas 20 tipos de aminoácidos, mas 61 trincas diferentes que os codificam. Isso ocorre pelo fato de que um mesmo aminoácido pode ser codificado por diferentes códons. A glicina, por exemplo, é codificada pelas trincas GGU, GGC, GGA e GGG. Essa característica faz com que o código genético seja considerado degenerado ou redundante.

É importante destacar que apenas dois aminoácidos são codificados exclusivamente por uma trinca: a metionina (AUG) e a triptofano (UGG).

Esse código é universal, sendo o mesmo para todas as espécies de seres vivos do planeta. As únicas exceções são encontradas no RNA produzido por mitocôndrias de algumas espécies.

Podemos dizer, portanto, que o código genético apresenta três características importantes:

- Especificidade: Uma trinca sempre codificará o mesmo aminoácido;

- Universalidade- Todos os seres vivos utilizam o mesmo código genético para codificar os aminoácidos;

- Redundância- Um aminoácido pode ser codificado por diferentes trincas.


Por Vanessa dos Santos
Graduada em Biologia

Quais os processos envolvidos na síntese proteica explique?

De uma maneira resumida, podemos dizer que o processo de síntese proteica ocorre em três etapas: iniciação, alongamento e finalização. O processo inicia-se quando uma subunidade ribossomal pequena liga-se ao mRNA no códon de iniciação, o qual é identificado por uma molécula de tRNA que transporta metionina.

Quais são os três tipos de RNA existentes e explique suas funções?

Existem diferentes tipos de RNA: o mRNA contém as informações necessárias para síntese de proteínas, o tRNA transporta aminoácido e o rRNA forma os ribossomos. O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula importante para o organismo, pois é nela que estão as informações que garantirão a produção de proteínas.

O que é processo de transcrição e tradução?

A transcrição ocorre de maneira diferenciada em organismos procariontes e eucariontes. Como em organismos procariontes o DNA não está localizado separadamente das estruturas responsáveis pela síntese de proteínas (processo conhecido por tradução), esse processo inicia-se ainda enquanto ocorre a transcrição.