Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

O departamento de Recursos Humanos tem sido cada vez mais valorizado dentro das empresas e com essa notoriedade os desafios de RH estão aumentando.

Por isso, compreender os desafios de RH e solucioná-los a fim de obter uma equipe preparada e uma empresa com bons resultados tem se tornado cada vez mais importante. Afinal, todas as empresas querem sair em vantagem nesse novo mercado corporativo. 

Pensando nisso, trouxemos um conteúdo apresentando os 10 maiores desafios de RH e as maneiras de solucioná-los. 

  • Por que saber dos desafios de RH é importante?
  • Quais são os principais desafios de RH e como solucionar?

Boa leitura!

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

Por que saber dos desafios de RH é importante?

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

O Recursos Humanos é considerado uma das áreas mais importantes de uma empresa, pois ele é o setor que cuida das pessoas que atuam na instituição desde a contratação até o desligamento delas.

Além disso, o Recursos Humanos é responsável pelo plano de carreira dos funcionários, pela comunicação interna, por definir os cargos e salários de cada um, pela segurança do trabalho e qualidade de vida dentro e fora das organizações e claro, pela jornada de trabalho.

Por ter essas e outras funções, alguns desafios surgem no decorrer das atividades de trabalho dos profissionais de RH e é necessário pensar nesses obstáculos quando a empresa preza por bons resultados.

Por isso, algumas empresas optam por ferramentas tecnológicas para automatizar algumas funções e ter um foco maior na gestão de pessoas, visto que a mudança do mercado corporativo exige um RH mais estratégico, inovador e flexível.

Quais são os principais desafios de RH e como solucionar?

Devido às inúmeras mudanças no meio corporativo, o setor de Recursos Humanos se tornou um grande foco das empresas porque viram que os colaboradores são as peças mais importantes de uma organização, pois tem total influência no crescimento de uma empresa.

Pensando nesse crescimento, trouxemos 10 desafios de RH e possíveis soluções para a realização de resultados mais efetivos.

1 – Recrutar bons talentos

Recrutar bons talentos é um dos desafios de RH, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas que acabam competindo com grandes instituições.

Sabe-se que atualmente um bom salário não é mais o atrativo para uma efetivação. As pessoas estão buscando benefícios, flexibilidade, ambiente de trabalho saudável e outros. 

Por essas demandas, uma excelente solução para um bom recrutamento é construir uma marca forte principalmente nas redes sociais. Uma boa atuação nas redes (LinkedIn) e plataformas de pesquisa (Google) torna uma empresa mais forte e confiável. 

Além disso, a empresa pode realizar atividades de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) podendo estabelecer um compromisso com o desenvolvimento da sociedade e a preservação do meio ambiente. 

Essas ações sociais acabam gerando uma maior sensibilidade no olhar para a marca – principalmente no vínculo empregado e empresa – e melhoram o employer branding.

E claro, após a contratação é importante ter um processo de integração para ajudar na melhor experiência do novo contratado, assim ele terá uma maior ambientação e se sentirá mais confortável no local de trabalho.

2 – Manter funcionários na empresa

Manter os funcionários na empresa também se torna um dos desafios de RH, visto que é muito comum o desligamento dos funcionários em algumas empresas, esse processo pode ser  chamado de turnover que são as taxas de rotatividade dos funcionários. 

Quando existe um número muito grande de rotatividades, pode indicar alguns problemas dentro da empresa, como a má administração, falta de infraestrutura, baixa remuneração, a inflexibilidade e a não possibilidade crescimento profissional dos colaboradores

Algumas soluções para diminuir essa rotatividade são:

  • Oferecer um plano de carreira;
  • Investir na capacitação dos funcionários;
  • Fornecer benefícios;
  • Estimular a comunicação interna;
  • Pesquisar o clima organizacional;
  • Aprimorar o processo seletivo.

Mas claro, existem empresas que usam do turnover como benefício para melhorar os processos e os comportamentos internos.

3 – Alinhar metas e objetivos

O alinhamento de metas e objetivos é necessário para garantir que a equipe compreenda melhor as atividades e que cada um possa exercer a sua funcionalidade de maneira estratégica a fim de entregar bons resultados.

Essas metas são responsáveis por dar um norte para os colaboradores a fim de ter um melhor desempenho e sucesso no mercado. Porém, com diversas demandas, o setor de RH acaba tendo uma maior dificuldade no processo de alinhamento.

Esse desafio do RH pode trazer inúmeros malefícios para a empresa. Imagine que os colaboradores não entenderam os objetivos e nem as metas a serem alcançadas. 

Essas atividades não iriam corresponder com as expectativas e os resultados não seriam bons e o relacionamento entre o funcionário e a liderança seria prejudicado.

Por isso, alinhar as metas significa direcionar os colaboradores para alcançar o objetivo da empresa com uma comunicação que seja compreendida por todos.

Dessa forma, é possível alcançar as metas importantes para a organização garantindo um bom resultado.

Com a prática de alinhamento de metas é possível evitar desentendimentos prejudiciais entre as equipes.

Porém, por mais simples que pareça, alguns RHs têm dificuldades no alinhamento das metas e objetivos por meio da falta de comunicação. Por isso, é importante desenvolver a habilidade da sociabilidade em todo o time para que usem dela como benefício para a empresa.

4 – Gerenciar crises

Durante o período de fragilidade institucional, o RH é um dos setores mais afetados, pois é um momento delicado que acaba recorrendo a demissões, otimizações de processos e o gerenciamento de crises surge justamente para reverter essa situação.

Para manter os funcionários motivados e ativos durante esse processo de crise, é importante observar os principais desafios de RH:

Promover uma gestão humanizada: o departamento deve levar em consideração o relacionamento com os colaboradores, pois ele é o responsável por manter a equipe motivada e satisfeita.

Manter uma comunicação transparente: esse é um dos desafios de RH, pois ele reflete na confiança da empresa com o colaborador. Quando essa relação é possível, os funcionários conseguem compreender o que a instituição espera de cada um e isso pode ajudar nos momentos de crise.

Assumir uma postura de resiliência: o RH precisa contribuir para a estruturação de um bom ambiente organizacional. Uma excelente solução para isso é utilizar ferramentas de dinâmicas em grupo que mostrem as estratégias de resiliência da empresa em casos de crise.

Por isso, para gerir uma crise é importante contar com um setor de RH competente que irá apaziguar o time e comunicar francamente o que está acontecendo e as possíveis soluções para a melhoria.

5 – Evoluir com a tecnologia

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

Para que o setor de RH seja qualificado atualmente, é importante acompanhar as novidades tecnológicas, por meio do RH 5.0, que estão disponíveis para esse segmento, pois eles oferecem uma melhor otimização.

Pensando nessa otimização, hoje existem inúmeras plataformas, softwares e ferramentas de armazenamento de dados na nuvem que facilitam o trabalho dos gestores de RH.

Uma das vantagens desse recurso é a assinatura digital que oferece a praticidade e a segurança de assinar os documentos diminuindo o tempo de realizar as atividades operacionais. Outra vantagem é a possibilidade de arquivar os documentos em pastas virtuais evitando o consumo de papéis e economizando espaço e dinheiro.

Por isso, a integração da tecnologia nesses setores é imprescindível e pode assegurar bons resultados.

6 – Garantir engajamento e produtividade

O engajamento é a conexão estabelecida entre o colaborador e a empresa. Ele está inteiramente ligado à motivação profissional, sejam elas psicológicas, afetivas e emocionais e quando não trabalhadas oferece grandes riscos para a empresa.

O engajamento oferece inúmeros benefícios não somente para o colaborador, mas também para a empresa. Visto que as estratégias e ações quando bem estabelecidas geram a satisfação profissional e social.

As soluções para um melhor engajamento e produtividade dos colaboradores são:

Envolver o RH nos projetos: além do apoio dos colaboradores, é importante que o setor de RH incentive a produção de novos projetos para que todos possam ter um crescimento de carreira.

Fazer one-on-one: uma das melhores estratégias de engajamento é fazer com que os colaboradores se sintam ouvidos e assistidos pela empresa.

Feedbacks: é muito importante que o funcionário tenha retorno a respeito daquilo que ele tem feito dentro da instituição, por isso dar feedbacks deve ser uma prática.

Aproximação: Algumas empresas optaram pelo método de trabalho home-office, mas mesmo com essa distância física, é importante estabelecer uma comunicação fácil para auxiliar nas jornadas de trabalho.

Comunicação: Um bom setor de RH sabe ouvir e entender as necessidades de seus colaboradores e uma excelente estratégia para avaliar os níveis de satisfação é aplicando pesquisas, assim é possível reconhecer os problemas recorrentes dentro das equipes.

Reconhecer o valor: reconhecer o valor de cada um dentro da empresa e ter consciência da importância de suas funcionalidades gera um bom engajamento, uma boa forma de fazer isso é oferecendo benefícios e remunerações, além de elogios e comemorações de resultados.

7 – Proporcionar um ambiente corporativo saudável

Para que um ambiente seja considerado saudável é necessário que os colaboradores e gerentes cooperem para a melhoria da segurança e saúde física e psicológica de cada componente.

Quando o ambiente corporativo é saudável, os colaboradores têm um melhor desempenho e buscam, juntos, obter bons resultados. 

Existem inúmeros benefícios de obter um ambiente saudável, como:

  • Diminuição do turnover;
  • Melhoria no engajamento;
  • Melhoria nas relações interpessoais.

O RH pode oferecer algumas soluções para que esse ambiente seja uma realidade, mas antes é importante realizar pesquisas internas com os colaboradores para compreender seus desejos e optar por uma gestão horizontal onde todos podem ter autonomia.

8 – Acompanhar a jornada de funcionários

O acompanhamento da jornada de trabalho dos funcionários é também um dos desafios de RH, pois é uma das principais funções do setor que acaba ocupando a maior parte do tempo. 

Dependendo do porte da empresa ou do modo de trabalho escolhido – híbrido ou home-office-, entender como está a jornada dos funcionários é um empecilho para muitos profissionais de RH.

Por exemplo, como o gestor de RH de uma empresa com mais 100 funcionários vai conseguir saber exatamente como está o horário de entrada e saída de cada colaborador, quem está com muitas horas extras ou quem está chegando muitas vezes atrasado? É quase impossível de imaginar.

Por isso, esse processo de acompanhamento, além de evitar fraudes e erros na folha de pagamento, facilita muitas empresas a realmente entenderem como está o dia a dia dos seus funcionários e intervir com antecedência qualquer problema, sem precisar chegar no fechamento final do mês.

Para isso, a solução ideal é utilizar um sistema de controle de ponto com acompanhamento em tempo real. O PontoTel é um software de registro, controle e tratamento de ponto que fornece para gestores e profissionais de RH informações automatizadas dos colaboradores.

9 – Cumprir leis trabalhistas

As leis trabalhistas estão cada vez mais mutáveis, pois, da mesma forma que as formas de trabalho mudam e se adaptam, a CLT tende a acompanhar essas mudanças por meio de medidas provisórias e decretos.

Essas leis referem-se a contratos, benefícios, controle de ponto, vale-alimentação, pagamentos e outras atividades que exigem um conhecimento específico para que não haja problemas com os funcionários.

A solução para esses desafios de RH é a contratação de agências de conformidade estatutária, sua vantagem é a otimização de tempo e uma melhor orientação vinda de um especialista do assunto. 

Mas mesmo com a contratação, é indispensável que tanto o setor de RH quanto os colaboradores estejam cientes das leis que regem o trabalho. Uma ótima tática para educar são as campanhas de conscientização dentro da comunicação interna.

10 – Lidar com atividades burocráticas

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

Um dos principais desafios de RH são as atividades burocráticas e o tempo que elas levam a ser feitas. Por isso, algumas instituições optam por tecnologias que facilitam na hora do fechamento de folha e no cálculo das horas extras, além do acompanhamento do banco de horas.

A solução para essas atividades burocráticas são os pontos eletrônicos que são fáceis de usar, reduzem custos e erros e facilitam a gestão de horários até mesmo para os funcionários. 

O PontoTel oferece o melhor sistema de ponto eletrônico que facilita e otimiza o tempo dos setores de RH/DP proporcionando otimização, agilidade nos processos e praticidade no dia a dia.

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

Conclusão

O setor de Recursos Humanos tem um papel muito importante dentro das empresas, pois ele trabalha diretamente com todas as peças mais importantes da instituição.

Mesmo que haja desafios de RH e inúmeras demandas, é imprescindível a criação desse setor, pois ele busca maneiras de apresentar bons resultados desde a contratação até mesmo nas entregas dos produtos/serviços oferecidos.

E para obter bons resultados, uma ótima estratégia é a busca de tecnologias para a otimização, pois elas evitam erros e permite que o setor se dedique a outros meios de aprimorar a gestão de pessoas.

Lembre-se que um dos principais pilares para solucionar os desafios de RH é a comunicação e a transparência, com essa habilidade torna-se possível ter boas relações, recrutar grandes talentos, garantir o engajamento das equipes, proporcionar um ambiente saudável e entre outros benefícios.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais, e não deixe de acessar o blog da PontoTel.

Quais os maiores desafios para o profissional de RH no cenário atual?

Compartilhe em suas redes!

Quais os principais desafios do RH nos dias atuais?

Quais são os principais desafios do RH?.
Cultura organizacional que não valoriza a área. O primeiro dentre os desafios do RH que vamos apresentar hoje tem relação com o fato de que nem sempre os colaboradores da empresa valorizam a área. ... .
Dificuldade de engajar a liderança..

Quais são os maiores desafios da área e dos profissionais de recursos humanos?

Os 10 principais desafios de RH e suas soluções.
Competição (atrair e reter bons talentos) ... .
Trabalho e adaptação cultural. ... .
Remuneração e benefícios. ... .
Gestão de Mudanças. ... .
Aprendizado contínuo e planejamento de sucessão. ... .
Gestão de Desempenho e Alinhamento. ... .
Diversidade. ... .
Desenvolvimento de liderança..

Qual o maior desafio do RH no futuro?

5 grandes desafios do RH para o futuro das empresas.
Saúde e qualidade de vida dos colaboradores. ... .
Atrair e reter talentos. ... .
Engajar os talentos. ... .
Mais diversidade. ... .
As mudanças radicais nas formas de contratar..

Quais são os desafios da atuação do gestor de recursos humanos?

1.Contratação e recrutamento Uma das principais responsabilidades do departamento de recursos humanos é recrutar o talento certo. Os gerentes de RH precisam acompanhar ativamente os cargos vagos na empresa e garantir que sejam preenchidos dentro do tempo necessário.