Quais os outros movimentos foram influenciados pelos Iluminismo explique brevemente como foram influenciados?

Saiba o que estudar para o vestibular do Mackenzie!

A Guerra de Independência dos Estados Unidos durou mais de uma década, com uma crescente desavença entre a coroa britânica e um grande e influente segmento das colônias norte-americanas. O principal motivo para o conflito foram as tentativas britânicas de afirmar um maior controle sobre os assuntos coloniais.

No entanto, os conceitos de um novo movimento filosófico ajudaram os líderes da Revolução Americana a ter um conjunto de ideais pelo qual lutar. Visto que, até então, os direitos de liberdade de expressão, igualdade, liberdade de imprensa e tolerância religiosa defendidos por expoentes do Iluminismo não eram garantidos para os colonos norte-americanos.

O que foi Iluminismo?

Quais os outros movimentos foram influenciados pelos Iluminismo explique brevemente como foram influenciados?
Os ideais iluministas influenciaram fortemente a Revolução Francesa e outros movimentos históricos na Europa e nas Américas. (Fonte: Shutterstock/Zoltan Tarlacz/Reprodução)

O Iluminismo foi uma corrente filosófica que ganhou força nos séculos XVII e XVIII com ideias que destacavam o exercício da razão crítica em oposição ao dogmatismo religioso ou à fé irrefletida.

O movimento tornou o pensamento científico independente do pensamento religioso e enfatizou a importância da natureza e da ordem natural como fonte de conhecimento. Em oposição às disputas religiosas na Europa, os pensadores iluministas defenderam a tolerância e a liberdade religiosa.

Sua ênfase na liberdade intelectual e nos direitos humanos provocaram um conflito entre os defensores dessas novas ideias, e os políticos e religiosos que estavam no poder na Europa, influenciando outras partes do mundo, inclusive na independência de diversas colônias europeias nas Américas.

Quais são os pensadores do Iluminismo que inspiraram a Revolução Americana?

Quais os outros movimentos foram influenciados pelos Iluminismo explique brevemente como foram influenciados?
O Iluminismo forneceu coesão ideológica aos revolucionários norte-americanos. (Fonte: Shutterstock/Joseph Sohm/Reprodução)

Os pensadores iluministas influenciaram na organização do Estado e da economia dos Estados Unidos. Entre as principais ideias adotadas, está a separação de poderes legislativo, executivo e judiciário para equilibrar o controle do governo, defendida por Montesquieu em seu livro O Espírito das Leis.

Jean-Jacques Rousseau argumentava que um governo deveria existir de forma a proteger a sociedade e os cidadãos. Rousseau citou em seu livro O contrato social, que “o homem nasceu livre; e em todos os lugares ele está acorrentado”. Para recuperar a igualdade e a liberdade, o governo e cidadãos deveriam se sujeitar a um acordo.

Os fundadores dos Estados Unidos também se inspiraram nas ideias de John Locke. Para ele, “os indivíduos têm o direito natural de possuir propriedade, e isso nunca pode ser tirado deles sem o próprio consentimento”. Esse conceito da importância da propriedade privada é um dos principais valores dos Estados Unidos.

Já Thomas Hobbes foi importante para inspirar os colonos americanos para aprovar a constituição do novo país. Hobbes defendia que as pessoas devem obedecer a um grupo ou uma pessoa que está no poder, em vez de um estado de natureza. Portanto, a saída de um estado de desordem é estabelecer o contrato social para manter a paz.

Como a corrente filosófica influenciou a independência dos Estados Unidos?

Quais os outros movimentos foram influenciados pelos Iluminismo explique brevemente como foram influenciados?
Os revolucionários que declararam independência dos Estados Unidos eram inspirados em ideias iluministas. (Fonte: Shutterstock/vkilikov/Reprodução)

A corrente filosófica foi tão difundida nas colônias que poucos americanos permaneceram totalmente intocados por suas ideias. O Iluminismo teve uma importância para unificar os revolucionários que tinham origem em diversas religiões diferentes, o que culminou na noção de “religião civil” nos Estados Unidos.

O movimento foi a raiz de muitas das ideias que provocaram a Independência dos Estados Unidos e deixou marcas na sua constituição em vigência até hoje. Os principais líderes revolucionários eram propagadores de ideias iluministas.

Na Declaração de Independência, Thomas Jefferson escreveu os direitos naturais dos americanos à “vida, liberdade e busca da felicidade”, ideias propagadas por filósofos iluministas. 

Benjamin Franklin defendia que a razão, o livre-comércio e um espírito cosmopolita eram as bases para os estados-nação cultivarem relações pacíficas. Franklin foi um ferrenho defensor do federalismo e da liberdade religiosa.

James Madison, considerado como o “pai da constituição”, era defensor da tese de uma grande República com separação de poderes para dar controle e equilíbrio. O diplomata John Adams concordava com as ideias de Madison e acrescentava que o governo deveria ser planejado para restringir os efeitos de tendências apaixonadas.

Fonte: Ient, Descomplica, Internet Encyclopedia of Philosophy (IEP).

Este conteúdo foi útil para você?

5522314cookie-checkComo o Iluminismo influenciou a independência dos Estados Unidos?

Quais foram os movimentos que foram influenciados pelo Iluminismo?

Veja os principais movimentos sociais influenciados pelo Iluminismo:.
Independência das Trezes Colônias da América do Norte;.
Revolução Francesa;.
Inconfidência Mineira;.
Movimentos de independência da América Espanhola;.
Independência do Brasil..

Como o Iluminismo influenciou esse movimento?

Quais movimentos foram influenciados por ele? Os ideais iluministas foram pontos centrais na Revolução Francesa, de 1789. Os conceitos de igualdade, liberdade e fraternidade, desenvolvidos pelos iluministas, foram aplicados durante o processo revolucionário francês.

Quais as principais ideias do Iluminismo e quais movimentos foram influenciados por ele?

Iluminismo no Brasil Essas ideias passavam a questionar o próprio sistema colonial e fomentar o desejo de mudanças. Assim, o movimento das Luzes influenciou a Inconfidência Mineira (1789), a Conjuração Baiana (1798) e a Revolução Pernambucana (1817).

Quais são as influências do Iluminismo na atualidade?

Temos como influências do iluminismo na sociedade atual os Direitos Humanos e muitas teorias no campo do direito, que pregam os direitos individuais, a exemplo do direito à vida, à propriedade e à liberdade.