Quais os principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica?

Índice:

  1. Quais são os principais constituintes da matéria viva?
  2. Quais são os componentes químicos da matéria viva?
  3. Porque se acredita que os compostos orgânicos?
  4. Por que se acreditava que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados em laboratório o que se imaginava ver na matéria viva?
  5. Quais são os constituintes da matéria?
  6. Qual é a parte da biologia que estuda os componentes da matéria viva?
  7. Qual é a composição química dos seres vivos?
  8. Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos como estão classificados?
  9. Como é possível obter compostos orgânicos de maneira artificial?

Quais são os principais constituintes da matéria viva?

  • Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.
  • Carbono: estrutura básica da matéria viva. ...
  • Componentes celulares: proteínas (10 a 15%), lipídios (2 a 3%), açúcares (1%), ácidos nucléicos, água (75 a 85%), sais minerais e vitaminas.

Quais são os componentes químicos da matéria viva?

A constituição química da matéria viva é feita principalmente por moléculas orgânicas, uma parcela de moléculas inorgânicas, como a água, e alguns íons. A matéria viva é constituída por moléculas inorgânicas, por moléculas orgânicas e por íons.

Porque se acredita que os compostos orgânicos?

Acreditava-se que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizado porque essa substância eram produzidos a partir de uma força vital proveniente dos seres vivos.

Por que se acreditava que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados em laboratório o que se imaginava ver na matéria viva?

Inicialmente se imaginava que os compostos orgânicos não poderiam ser sintetizados em laboratórios pois acreditava-se que os organismos vivos possuíam uma força vital responsável por toda a matéria-prima, ou seja, compostos orgânicos produzidos por eles.

Quais são os constituintes da matéria?

A matéria é formada a partir da combinação de elementos químicos, iguais ou diferentes, que são constituídos de partículas: prótons, elétrons e nêutrons. A combinação dessas três partículas formam os átomos, que ao se unirem por ligações químicas, constituem a diversidade de materiais que conhecemos.

Qual é a parte da biologia que estuda os componentes da matéria viva?

A bioquímica é a parte da Biologia que estuda as substâncias químicas e as suas reações dentro dos seres vivos, especialmente nas células. Estima-se que 98% dos elementos químicos que compõem os seres vivos são de carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre.

Qual é a composição química dos seres vivos?

Todo ser vivo possui, em sua matéria, os seguintes elementos químicos: carbono (C), hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), fósforo (P) e enxofre (S), que ao lado de outros elementos que aparecem em menor escala, formam substâncias complexas que constituem os seres vivos, denominados compostos orgânicos, como os ...

Quais são os principais componentes químicos dos seres vivos como estão classificados?

Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.

Como é possível obter compostos orgânicos de maneira artificial?

Sim. Em determinada temperatura e com uma carga elétrica.

A química orgânica é o ramo da química que estuda os compostos carbônicos ou os compostos orgânicos, que são aqueles formados por átomos de carbono.

Em suma, a química orgânica consiste no estudo dos compostos de carbono.

Os compostos orgânicos são os que apresentam carbono, hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. São exemplos: as proteínas, os glicídios, lipídios, vitaminas e enzimas.

Histórico da Química Orgânica

O início do estudo da Química Orgânica data da metade do século XVIII, quando acreditava-se que os compostos orgânicos eram somente sintetizados pelos organismos vivos. Ao mesmo tempo, os compostos inorgânicos eram aqueles originários de organismos não-vivos, os quais pertenciam ao Reino Mineral.

A Teoria da Força Vital postulava que as substâncias orgânicas não poderiam ser sintetizadas em laboratório, pois apenas os organismos vivos possuíam a energia necessária para isso.

Porém, em 1828, o químico alemão Friedrich Wöhler (1800-1882) sintetizou a ureia em laboratório a partir de um composto inorgânico, o cianato de amônio. Com isso, ele demonstrou que nem sempre os compostos orgânicos são originários de organismos vivos.

A partir daí, a Química Orgânica passou a se referir apenas ao estudo dos compostos de carbono.

Características do Carbono

O carbono é o elemento químico principal que forma todos os compostos orgânicos. Ele é um ametal e conforme a tabela periódica, possui as seguintes características:

  • Massa atômica (A) igual a 12;
  • Número atômico (Z) igual a 6;
  • Configuração eletrônica: K = 2 e L = 4;
  • Distribuição eletrônica em estado fundamental: 1s2 2s2 2p2;
  • Apresenta quatro elétrons na camada de valência;
  • Pode formar quatro ligações covalentes;
  • Pode formar cadeias curtas ou longas e com várias disposições;
  • Alta capacidade de se ligar a outros átomos.

O carbono é classificado de acordo com a posição que ocupa na cadeia carbônica. Ele pode ser primário (ligado a um carbono), secundário (ligado a dois carbonos), terciário (ligado a três carbonos) ou quaternário (ligado a quatro carbonos).

Cadeias carbônicas

A cadeia carbônica representa o conjunto de todos os carbonos e demais elementos presentes em um composto orgânico.

As cadeias carbônicas podem ser abertas, fechadas ou mistas:

  • Cadeias carbônicas abertas, acíclicas ou alifáticas: são aquelas que possuem duas ou mais extremidades livres.
  • Cadeias carbônicas fechadas, cíclicas ou alicíclicas: são aquelas em que não há extremidades livres, ou seja, forma-se um ciclo.
  • Cadeias carbônicas mistas: são aquelas que possuem uma porção com extremidade livre e outra porção fechada.

As cadeias carbônicas podem ainda ser homogêneas, heterogêneas, saturadas e insaturadas:

  • Cadeias carbônicas homogêneas: as que possuem apresentam átomos de carbono e hidrogênio.
  • Cadeias carbônicas heterogêneas: as que apresentam heteroátomo.
  • Cadeias carbônicas saturadas: apresentam apenas ligações simples entre os átomos de carbono.
  • Cadeias carbônicas insaturadas: apresentam alguma ligação dupla ou tripla entre os átomos de carbono.

Funções Orgânicas

A função química representa um grupo de compostos com propriedades químicas semelhantes. Eles são identificados por meio dos chamados grupos funcionais.

De acordo com os grupos funcionais, as funções orgânicas são as seguintes:

  • Funções Nitrogenadas: Composto formado de nitrogênio na cadeia carbônica, são eles: Aminas, Amidas, Nitrilas e Nitrocompostos.
  • Funções Oxigenadas: Composto formado de oxigênio na cadeia carbônica, são eles: Aldeídos, Cetonas, Ácidos carboxílicos, Ésteres, Éteres, Fenóis, Álcoois.
  • Funções Halogenadas: Composto formado por haletos, são eles o Flúor (F), Cloro (Cl), Bromo (Br), Iodo (I) e Astato (At).
  • Funções Hidrogenadas: Composto formado por carbono e hidrogênio, os chamados por hidrocarbonetos (Alcanos, Alcenos, Alcinos, Alcadienos, Cicloalcanos, Cicloalcenos).

Saiba mais, leia também:

  • Haletos Orgânicos
  • Isomeria
  • Nomenclatura de hidrocarbonetos
  • Exercícios sobre Química Orgânica

Quais os principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica?

Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.

São os principais elementos químicos que compõem a matéria orgânica?

Esses elementos são o CARBONO (C), o HIDROGÊNIO (H), OXIGÊNIO (O), NITROGÊNIO (N) e em menor quantidade, o fósforo (P) e o enxofre (S). A Tabela A matéria que forma os seres vivos é constituída por átomos, assim matéria inanimada.

Qual e o principal elemento da Química Orgânica?

A Química Orgânica estuda a composição e as propriedades dos compostos que apresentam o carbono como principal elemento químico.

Quais são os elementos orgânicos?

Compostos orgânicos são moléculas formadas por átomos de carbono ligados por meio de ligações covalentes entre si e com outros elementos, como hidrogênio, oxigênio, nitrogênio, fósforo e halogênios.