Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

A legenda dos mapas divide-se em três principais tipos de símbolos: os pontuais, os lineares e os zonais.

No âmbito da cartografia, um dos principais aspectos a serem considerados na produção ou na leitura de mapas e cartas gráficas é a compreensão da legenda cartográfica, um dos itens de obrigatória presença e que é responsável pela designação dos símbolos utilizados nas representações e os seus respectivos significados.

A importância e função da legenda dos mapas é facilitar a comunicação, ajudando um determinado mapa a atingir o seu objetivo, que é informar e fornecer dados acerca de acontecimentos ou elementos existentes no espaço geográfico. Por isso, faz-se necessário o entendimento dos diferentes tipos de símbolos ou signos cartográficos.

Os símbolos cartográficos são escolhidos a partir de critérios específicos, como a demarcação de áreas, a necessidade de pontuar elementos ou a busca por indicar caminhos ou localidades em geral. Por isso, existem três principais tipos de signos cartográficos: os lineares, os pontuais e os zonais.

Os símbolos lineares costumam ser utilizados para elementos naturais ou artificiais cuja feição mais importante é a extensão, e não a largura, a exemplo de ruas, estradas, ferrovias e pequenos e medianos cursos d'água.

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Os símbolos lineares indicam a extensão de elementos cuja largura não tenha importância

Os símbolos pontuais são utilizados quando a área dos objetivos é desimportante, sendo mais relevante a indicação mais ou menos precisa de sua localidade. São muito utilizados para indicar capitais em mapas de escala pequena, cidades, casas, endereços, entre outros. Podem ser utilizados pontos ou ícones específicos, a exemplo do símbolo de um avião para aeroportos, entre outros.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Os símbolos pontuais costumam indicar apenas a localização, e nunca a área ou extensão

Já os símbolos zonais são utilizados para a indicação de áreas ocupadas, quando a largura e a extensão são importantes. Eles podem indicar regiões, áreas ocupadas ou diferenciações naturais no relevo, na vegetação etc.

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Os símbolos zonais são indicativos de áreas ocupadas

Além desses três tipos de legendas nos mapas, é possível diferenciar também os fenômenos em relação às características, qualidades ou intensidades de determinadas ocorrências. Assim, utilizam-se perfis de cores e granulações para estabelecer distinções, como em um mapa de relevo, onde as altitudes maiores são mais escuras e as menores são mais claras, em um mesmo tipo de cor. Vale ressaltar que existem determinadas cores que, por convenção, costumam ser destinadas a significados específicos, como o azul para a água e o verde para a vegetação.

Por: Rodolfo F. Alves Pena

Cartografia reúne a ciência e a arte de elaborar mapas. Saiba quais são os elementos obrigatórios de um mapa e conheça os diferentes tipos de representação da Terra.

Tudo começou quando o homem pré-histórico passou a desenhar no interior de cavernas a localização de seu entorno. Foi assim que surgiram os primeiros mapas. À medida em que o homem foi conquistando novos espaços, cruzando mares, aprimorando as técnicas de cartografia e os mapas foram se tornando mais sofisticados.

O que é a cartografia

Com o passar dos anos, os mapas tiveram importantes funções estratégicas, como a expansão marítima comercial europeia no século XV, e atualmente são fundamentais para que as administrações públicas desenvolvam projetos de organização territorial.

Os mapas possibilitam o levantamento de dados de diversos temas. Por isso, eles são imprescindíveis ao estudo da Geografia física e humana e à compreensão de vários aspectos que movem o mundo.

Elementos de um mapa

A cartografia é dotada de uma linguagem própria, com símbolos, indicadores e representações. Dentro de um mapa deve conter alguns elementos importantes para interpretação, são eles:

  • Título: Mostrando o tema da análise.
  • Fonte: demonstrando a origem das informações e dados utilizados para compor o mapa.
  • Legenda: o elemento mais importante, pois dá significados aos elementos apresentados, como cores, símbolos, siglas, etc.
  • Escala: indica a relação entre o espaço verdadeiro e seu correspondente no mapa. Quantas vezes a imagem real foi reduzida (em alguns casos ampliados) para caber no mapa.
  • Norte: indicação de orientação do Norte Magnético ou Verdadeiro, para fins de localização.

Coordenadas geográficas

Para  fazer um mapa foram necessários muitos séculos de estudos e desenvolvimento em diversas partes do mundo até que conseguisse chegar a pontos comuns de marcação, para que todos se entendessem.

A partir daí ficaria mais fácil encontrar determinado lugar em navegações, viagens por terra ou mesmo nas áreas urbanas para achar a casa de alguém ou um órgão público. Se o que se busca é chegar a um destino certo, só precisamos saber o nome da cidade, do bairro, da rua e o número da casa para chegaremos ao destino.

No entanto, nem todas as regiões do planeta têm um endereço com essas informações. Por isso, para obtermos a localização de qualquer ponto ou área da superfície terrestre, utilizamos as coordenadas geográficas. Trata-se de um sistema obtido a partir do cruzamento de uma rede de linhas imaginárias – os meridianos e paralelos.

Latitude e longitude

Os meridianos cruzam a Terra no sentido norte-sul, de um polo ao outro do globo. Os meridianos nos indicam a Longitude, que é a distância expressa em graus entre um local no mapa e o meridiano de Greenwich.

Os paralelos são linhas perpendiculares aos meridianos, que cruzam a Terra no sentido leste-oeste. Eles determinam a latitude, também expressa em graus, e nos indicam a distância entre um local no planisfério e a linha do Equador.

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Aprofunde seus conhecimentos sobre coordenadas geográficas com o vídeo do professor Carrieri:

Linha do Equador

A linha do Equador é equidistante (distância igual) em relação aos polos Norte e Sul da Terra. Ela serve como referência para traçar os paralelos, como o trópico de Câncer e o Circulo Polar Ártico (que estão ACIMA da linha do Equador) e o Trópico de Capricórnio e o Circulo Polar Antártico (que estão ABAIXO da linha do Equador).

A linha do Equador divide o planeta em porção Norte, ou Setentrional, e Sul, ou Meridional.

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

As linhas que partem do Equador são divididas de 0 a 90 graus para as duas direções. Quanto mais longe a linha estiver da Linha do Equador, mais alta é a latitude do ponto.

O Meridiano de Greenwich

O Meridiano de Greenwich divide o planeta entre Ocidente e Oriente. A partir dele, as distâncias são contabilizadas de 0 a 180 graus, tanto para leste quanto para oeste. A longitude de um lugar é a sua distância até o meridiano de Greenwich. Quanto mais distante, maior será sua longitude.

Tipos de projeções cartográficas

Ao longo dos séculos, os cartógrafos vêm se empenham em desenvolver mapas-múndi (mapa do mundo todo) da forma mais fiel possível.

O problema é que a Terra tem um formato esférico, com um leve achatamento nos polos. O maior desafio na criação dos mapas, portanto, é representar este planeta esférico em uma superfície plana. Para termos a ideia da dificuldade de realizar essa transposição, no decorrer dos anos surgiram mais de 200 tipos de projeções cartográficas e todas apresentam algum tipo de distorção da realidade.

Dependendo da figura geométrica utilizada para desenvolver o mapa, as projeções podem ser classificadas da seguinte forma:

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Projeção Cilíndrica

Este tipo de projeção é produzido como se um cilindro envolvesse a esfera terrestre e fosse então planificado. A projeção cilíndrica ainda consegue representar como menos distorções as baixas latitudes e mais distorção nas altas latitudes.

Projeção Cônica

Neste tipo de projeção, a representação é feita como se um cone envolvesse o planeta e depois fosse planificado. Esta projeção é utilizada para mapas de latitudes médias, pois nessa região a distorção é menor.

Projeção Plana ou Azimutal 

O mapa é construído sobre um plano que tangencia algum ponto da superfície terrestre. Seu uso mais comum é para melhorar a visibilidade, menor distorção, das regiões polares e de suas proximidades.

Outros tipos de projeções

As projeções também podem ser classificadas de acordo com os parâmetros utilizados para conservar ou distorcer as áreas:

Conforme

Prioriza a forma, ou seja, o contorno dos continentes e oceanos e distorce a área, principalmente nas latitudes maiores. Na Projeção de Mercator abaixo, a Groelândia, que tem cerca de 2,8 milhões de Km², aparece no mapa com quase o mesmo tamanho da África, com seus mais de 30 milhões de Km².

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?

Equivalente

Mantém a equivalência da área, ou seja, a proporção entre as áreas reais e sua representação no mapa. No entanto, as formas ficam distorcidas, como a América do Sul e a África, que aparecem mais alongadas no mapa, como se nota acima na Projeção de Peters.

Arbitrária ou Afilática

Não se prende totalmente a nenhuma regra, distorcendo tanto a área como a forma, porém sem exagerar essas distorções, buscando um resultado mais equilibrado. O exemplo mais representativo é a Projeção de Robinson, utilizada na maior parte dos atlas e livros escolares.

Quais os principais fenômenos podem ser retratados no mapa de símbolos lineares?
Projeção de Robinson

Videoaula sobre cartografia

Para complementar a revisão de Cartografia, assista esta super videoaula do professor Raphael Carrieri que preparamos para você:

Exercícios sobre cartografia

Sobre o(a) autor(a):

Priscila é formada em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Compartilhe:

Quais os principais fenômenos podem ser retratados nos mapas lineares?

Os símbolos lineares são aqueles utilizados para representar objetos e elementos de larga extensão, mas que não possuem uma largura relevante. Essas representações precisam necessariamente estarem de acordo com a escala do mapa para indicar corretamente a extensão dos pontos indicados. Exemplo: rodovias e ferrovias.

O que indicam os símbolos lineares?

Linear: Os símbolos lineares são utilizados para representar objetos ou elementos de largura muito pequena, mas grandes em extensão. Exemplos: rodovias, rios e ferrovias. Zonal: Os símbolos zonais são utilizados para representar objetos ou áreas de grande extensão com relação à área representada.

Quais os principais fenômenos dos mapas de símbolos pontuais?

Nos mapas de símbolos pontuais, os principais fenômenos interpretados são elementos que possuem áreas muito pequenas dentro de um mapa de grande escala, ou seja, que representa uma área geográfica muito superior ao ponto que queremos destacar.

O que representa o significado dos símbolos que aparecem no mapa?

Legenda: As legendas são os significados dos símbolos existentes nos mapas. Esses símbolos podem apresentar-se em forma de cores, ícones, hachuras, pontos, linhas e outros.