Quais são as atribuições específicas do enfermeiro da equipe de saúde da família?

15 de julho de 2021 por filipesoares

Quais são as atribuições específicas do enfermeiro da equipe de saúde da família?
 Imprimir

Analisa as competências profissionais de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e as estratégias para desenvolvê-las.


A Estratégia da Saúde da Família é constituída por equipe multiprofissional, na qual o enfermeiro tem papel de articulador e, muitas vezes, condutor dos profissionais que compõem esta equipe.

Quais são as atribuições específicas do enfermeiro da equipe de saúde da família?

Competências dos Enfermeiros da Estratégia Saúde da Família. Foto: Divulgação

Neste cenário, onde as atividades são de alta complexidade, o enfermeiro da equipe da saúde detém função relevante e possui atribuições específicas tais como, planejar, gerenciar, executar e avaliar ações no âmbito da saúde individual e coletiva, supervisionar a assistência à população, realizar ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação, articular ações coordenadas e intersetoriais, gerenciar os serviços e processos de saúde, desenvolver educação em saúde e educação permanente, bem como conduzir essas equipes.

Saúde da Família

Assim, para atender às demandas desta área, é requerido dos enfermeiros o desenvolvimento de diversas competências. O presente estudo teve como objetivo geral analisar as competências profissionais de enfermeiros da Estratégia Saúde da Família de um município do interior de Minas Gerais e as estratégias para desenvolvê-las.

É um estudo do tipo exploratório, de abordagem qualitativa. Os participantes que compuseram o estudo foram 19 enfermeiros, inseridos há mais de três meses no cenário da investigação. Para a coleta de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, sendo realizadas no período de maio a junho de 2018. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo indutiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. Os resultados revelaram predominância do sexo feminino, na faixa etária entre 36 e 40 anos, com tempo de formação na enfermagem de 16 a 20 anos e tempo de atuação na ESF de 11 a 15 anos. Em relação à formação e capacitação dos profissionais enfermeiros do estudo, os dados apontaram que 17(89%) enfermeiros realizaram cursos de pós-graduação, totalizando 34 títulos, sendo 30 certificados pós graduação Lato sensu, e 04 certificados de pós-graduação Stricto Sensu. Os dados também revelaram competências necessárias para o enfermeiro atuar na ESF, tais como: liderança, ética, comunicação, trabalho em equipe, tomada de decisão, gestão de pessoas e recursos materiais e comunicação. Estratégias organizacionais são oferecidas aos enfermeiros, como: treinamento, educação permanente, reuniões, colegiados, congressos, seminários, atividades lúdicas, palestras e roda de conversa. Ainda foram apontadas estratégias individuais, ou seja, de iniciativa dos próprios enfermeiros: pós-graduação, cursos, aperfeiçoamentos, congressos, seminários e leituras.

Estratégia

O mapeamento das competências dos enfermeiros apresentou-se como elemento-chave para traçar o perfil que se deseja deste profissional para atuar na Estratégia de Saúde da Família. Acredita-se que estratégias organizacionais e individuais podem contribuir para mudanças e transformações nas práxis, no cuidar, no relacionamento com usuários e equipe.

A partir dos discursos, foi construído e disponibilizado um folheto informativo contendo o perfil de competências percebidas pelos próprios enfermeiros, material que deve auxiliar e provocar reflexão de gestores e centros formadores na identificação do perfil deste profissional e sobre o seu papel no aprimoramento de competências

Quais as suas atribuições específicas dentro da equipe de saúde da família?

Sua atuação não deve estar restrita a problemas de saúde rigorosamente definidos. Seu compromisso envolve ações que serão realizadas enquanto os indivíduos ainda estão saudáveis. Ressalte-se que o profissional deve procurar compreender a doença em seu contexto pessoal, familiar e social.

Quais são as principais atribuições do enfermeiro?

São muitas as atribuições do enfermeiro, como: realizar triagens, preencher prontuários, oferecer os primeiros atendimentos, coletar exames, administrar medicamentos e monitorar o estado de saúde dos pacientes. Eles são os profissionais que estão na chamada “linha de frente”.

Quais as atribuições do enfermeiro na unidade básica de saúde?

Faz consulta de enfermagem, medicações. Faz visitas domiciliares, visitas para as pessoas que têm hepatite, tuberculose, para avaliar se o paciente está acompanhando direito, dá orientações sobre medicamentos, tratamento e alimentação.

São atribuições específicas dos profissionais das equipes que atuam na atenção básica?

As atribuições dos profissionais das equipes que atuam na Atenção Básica deverão seguir normativas específicas do Ministério da Saúde, bem como as definições de escopo de práticas, protocolos, diretrizes clínicas e terapêuticas, além de outras normativas técnicas estabelecidas pelos gestores federal, estadual, ...