Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

As cadeias de montanhas podem ser encontradas em todo o mundo nos sete continentes. De fato, a maioria das montanhas está nessas cadeias. A razão disso pode ser rastreada até sua formação: placas tectônicas colidentes ou convergentes podem dobrar e distorcer a crosta terrestre de modo que partes da crosta subam alto no ar.

A palavra “montanha” vem do latim montaneus e da palavra francesa montaigne. E o termo montanha pode ser definido como uma fileira de montanhas ligadas por um terreno elevado. As montanhas individuais devem ter pelo menos 300 metros de altura para receber esta classificação. E, portanto, as cadeias de montanhas devem ter picos múltiplos, estreitamente relacionados em posição e direção, que excedam os 300 metros de altitude.

Muitas cadeias montanhosas estão cobertas de neve por causa da pressão do ar e da queda de temperatura que acompanham sua extrema elevação. A pressão do ar cai cerca de 70% no topo do Monte Everest, o pico mais alto da Terra, e as temperaturas médias ali ficam em torno de -27 graus Celsius. Outras montanhas sofrem quedas similares, se menos extremas, de pressão e temperatura.

Na lista abaixo, separamos algumas das maiores cadeias de montanhas do mundo.

Os Andes, os Alpes e os Himalaias estão dentre as maiores cadeias de montanhas do mundo, e são algumas das mais famosas. Contudo, há outras através dos continentes, e até mesmo uma no fundo do oceano.

1. Andes (7.000 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

Os Andes ocupam o topo na lista das maiores cadeias de montanhas do mundo. O conjunto atravessa sete nações: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. A cordilheira é conhecida por ser lar de vários vulcões, pelas ruínas de civilizações antigas, e pela localização do remédio para a malária.

Os Andes são uma cordilheira alonga e estreita, que se divide em três partes. O clima e habitats variam bastante em cada uma de suas regiões.

2. Grande Escarpa (5.000 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

A Grande Escarpa, segunda dentre as maiores cadeias de montanhas do mundo, é uma cadeia na África que atravessa a África do Sul, Zimbábue, Suazilândia, Lesoto, Namíbia e Angola.

O planalto central da região é dividido da faixa costeira relativamente limitada pela borda sul da África. É um fator geográfico significativo da África, que compreende encostas íngremes que descem em direção aos oceanos que cercam a África Austral em três lados do alto planalto central da África Austral.

3. Montanhas Rochosas (4.800 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

As Montanhas Rochosas percorrem a porção ocidental da América do Norte, do Alasca ao México, e continuam como as montanhas dos Andes na América do Sul. No centro dos EUA, as Montanhas Rochosas tem cerca de 5.000 km de comprimento e 500 km de largura.

As Montanhas Rochosas nos Estados Unidos foram criadas por subducção única. Por causa do ângulo raso em que a placa Farallon entrou em subducção sob a placa norte-americana, houve um aumento do atrito, o que levou ao acúmulo de camadas de crosta umas sobre as outras.

4. Montes Transantárticos (3.500 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

A quarta dentre as maiores cadeias de montanhas do mundo cobre a região da Antártida, separando a parte oeste da parte leste do continente. Esses montes contêm vários grupos de montanhas, vários dos quais são subdivididos em grupos menors.

5. Cordilheira Australiana (3.500 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

A Cordilheira Australiana é a cadeia de montanhas mais longa da Austrália. Ela percorre de maneira quase paralela a costa leste e sudeste do país, contendo muitas montanhas, planaltos e colinas. Sustenta grande variedade de espécies de plantas e animais que não são encontrados em nenhum outro lugar do planeta. Tanto as maiores montanhas quanto os maiores rios do país se originam na cordilheira. A agricultura, exploração florestal e mineração são indústrias de destaque na áera.

6. Himalaias (2.600 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

Os Himalaias se estendem pelas bordas ao norte do subcontinente indiano por 2.600 km, formando um largo arco contínuo. A cadeia se estende por cinco países: Índia, Paquistão, China, Nepal e Butão. Os Himalaias separam os planaltos tibetanos do subcontinente indiano.

Nas regiões sul e leste do continente asiático, mais de 15.000 geleiras cobrem grandes áreas de terra e fornecem água para mais de um bilhão de pessoas. Mais de 50 montanhas com mais de 7.200 metros fazem parte dos Himalaias, incluindo o Monte Everest, com 8.848 m de altura, o pico mais alto do mundo.

7. Montes Urais (2.500 km)

Quais são as duas grandes cadeias de montanhas existentes na América?

Os Montes Urais são uma das maiores cadeias de montanhas do mundo, e separam a Europa da Ásia, que se estende ao longo da porção ocidental da Rússia. Os Urais estão dentre as montanhas mais antigas da Terra, tendo se formado há 250 e 300 milhões de anos atrás devido às colisões entre continentes.

Os Urais são minerados há centenas de anos e estão entre as regiões minerais mais ricas do mundo. Para muitos, as montanhas podem ser uma fonte de sustento, comida e água, bem como um antigo símbolo cultural e espiritual, assim como um destino turístico.

Quais são as duas principais cadeias de montanhas da América?

Apesar de uma série de exemplos belos e imponentes, as cadeias de montanhas da América apresentam duas protagonistas: as Montanhas Rochosas e a Cordilheira dos Andes.

Quais as duas grandes cadeias de montanhas?

As maiores cadeias de montanhas do mundo. Os Andes, os Alpes e os Himalaias estão dentre as maiores cadeias de montanhas do mundo, e são algumas das mais famosas.

Qual a maior cadeia de montanhas da América?

Cordilheira dos Andes é uma grande formação montanhosa que se estende ao longo da porção oeste da América do Sul, passando por sete países sul-americanos. A Cordilheira dos Andes é formada por grandes montanhas. A Cordilheira dos Andes é a principal formação montanhosa do mundo.

Quais são as grandes cadeias montanhosas?

Entre as cordilheiras mais conhecidas em escala global estão a dos Alpes (Europa), Rochosas (América do Norte), dos Andes (América do Sul) e do Himalaia (Ásia).