Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?

Principais características: valorização das inovações trazidas pela industrialização e tecnologia; temas da vida urbana; uso de cores fortes e contrastes; experimentações de técnicas e estilos. Embora tenha iniciado no final do século XIX, foi nas primeiras décadas do XX que este movimento artístico alcançou seu auge.

Quais são as principais vanguardas europeias?

Foram extremamente radicais e influenciaram manifestações artísticas em todo o mundo. As cinco principais correntes vanguardistas foram: futurismo, cubismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo.

Quais as principais vanguardas europeias suas características e principais representantes?

Vanguardas Artísticas Europeias: Resumo

  • O Grito (1893) de Edvard Munch.
  • A dança (1910), de Matisse.
  • As damas d’Avignon (1907) de Pablo Picasso.
  • Velocidade do Automóvel (1913) de Giacomo Balla.
  • A Fonte (1917), de Marcel Duchamp.
  • A Persistência da Memória (1931) de Salvador Dalí

Qual o principal objetivo das vanguardas europeias?

O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes. De certa forma, as vanguardas europeias carregavam até mesmo o irracionalismo ao seu contexto.

Quais os principais artistas da vanguarda?

Os principais artistas que representaram esta vanguarda foram: Pablo Picasso, Fernand Léger, André de Lothe, Juan Gris e Georges Braque, na pintura, e Apollinaire e Cendras na literatura.

O que são as vanguardas europeias?

As vanguardas europeias configuraram uma época marcada por grandes movimentos artísticos e culturais iniciados na Europa a partir do século XX. … Nessa época, as vanguardas europeias que mais se destacaram foram: o Dadaísmo, o Expressionismo, o Futurismo, o Surrealismo e o Cubismo.

O que característica a arte de vanguarda?

A arte de vanguarda procura romper com toda a conceção artística e cultural até então vigente. Apresenta-se como uma revolução cultural que busca novas estruturas, estéticas e pensamentos.

Qual o objetivo é quando surgiram as vanguardas europeias?

As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

O que foram as vanguardas artísticas europeias?

As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do início do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo, Futurismo, Expressionismo.

Qual artista brasileira teve maior influência das vanguardas europeias?

Influência para o Modernismo no Brasil O primeiro escândalo no país envolvendo as vanguardas europeias aconteceu em 1917 durante uma exposição em que a artista Anita Malfatti participou. Ela havia acabado de concluir os estudos na Europa, trazendo várias ideias expressionistas para o Brasil.

Quem são os principais representantes do cubismo?

O cubismo é o primeiro movimento das vanguardas europeias e surgiu em 1907, com a obra As senhoritas de Avignon, de Pablo Picasso.

O que foram as vanguardas europeias quando e onde surgiram?

As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.

Qual a importância das vanguardas europeias?

As vanguardas europeias foram importantes para o desenvolvimento da arte moderna no Brasil. … Por essa razão, a tensão emocional dos artistas falava alto e determinava o tipo de criação artística e literária.

Qual a característica que todas as vanguardas têm em comum?

Cada uma das vanguardas tem especificidades e desenvolveu-se como um movimento próprio, cujo eixo em comum era a renovação estética, que repudiava o gosto e a cultura que dominavam a arte até então. … Figuras deformadas, cores vibrantes e estética do grotesco são algumas de suas características.

As vanguardas europeias surgiram em oposição aos horrores da guerra, assim como à miséria humana, destacando-se grandes nomes das artes mundiais.

As vanguardas europeias foram movimentos de cunho artístico e também cultural ocorridos no século XX. Com a sua deflagração, houve uma espécie de ruptura com todo tipo de arte praticada no século XIX.

No rol das transformações, modificaram-se as formas de se produzir diversas manifestações artísticas. Houve alteração na literatura, na arquitetura, na pintura, na escultura, sobretudo no cinema e no teatro.

Merecem um destaque bem especial, entretanto, o Cubismo, o Futurismo, o Dadaísmo, o Expressionismo e o Surrealismo.

Contexto Histórico

Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?

A sociedade europeia já vinha de profundas transformações, por causa da Revolução Industrial. Com a deflagração da Primeira Guerra Mundial, entretanto, o cenário da Europa foi definitivamente alterado. Diversas descobertas científicas aconteceram, além de melhoria tecnológica e industrial.

Essa mudança toda de cenário, obviamente, teria que refletir na forma de se fazer arte. Não existia mais o mundo no contexto do século XIX. Uma estética contemporânea, que abrangesse os novos desafios, precisava surgir.

E um posicionamento unânime entre os artistas do período foi a oposição a tudo que se ligasse à guerra. Para isso, o instrumento era muitas vezes a ironia, posto que desejavam espantar a população.

Mas havia também a exaltação à vida e ao bem-estar, opondo-se aos horrores da guerra e à miséria. Houve exceção, como é o caso do Futurismo Italiano, uma exaltação aos tempos modernos e à tecnologia.

As vanguardas artísticas

O termo vanguarda vem do francês “avant-garde”, ou seja, “guarda avançada”. No caso desse movimento artístico, é aplicado no sentido de pioneirismo das artes.

Com as vanguardas europeias surgiram vários movimentos importantes, posto que influenciaram a moderna arte no mundo. Elas modificaram conceitos na literatura, pintura, música, escultura, arquitetura, inclusive no cinema e no teatro.

Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?

Inovaram muito além das fronteiras impostas à arte, uma vez que questionaram os paradigmas impostos. No Brasil, influenciaram de forma direta no Movimento Modernista iniciado através da Semana de Arte Moderna de 1922.

Quais foram as vanguardas europeias?

Nas vanguardas europeias se destacaram artistas que se eternizariam, posto que criaram grandes obras. Também os movimentos surgidos mudariam a maneira de se encarar a arte no mundo, tamanha sua importância.

O Expressionismo apareceu na Alemanha (1905) e se firmou na exploração das emoções, assim como dos sentimentos. Ele tinha um caráter bem subjetivo, focado na irracionalidade, pessimismo, além de se voltar à tragédia.

Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?
Quadro “O Grito”, pintado por Edvard Munch em 1893

Com isso trazia o foco para as mazelas mundiais daquele período. Quem iniciou o movimento foi o pintor Edvard Munch, cuja obra de maior destaque foi “O Grito” (1893). Mas igualmente merecem menção os artistas Van Gogh, Modigliani, Paul Klee, Kandinsky.

Cubismo e o Futurismo

Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?
Tela Les Demoiselles D’Avignon, de Pablo Picasso.

Um destaque especial tem que ser dado ao Cubismo, posto que se baseou na geometrização, além do abstracionismo das formas. Ele começou em 1907 com o pintor Pablo Picasso, através da tela “Les Demoiselles d’Avignon”.

Mas podemos mencionar também Juan Gris, Georges Braque, e Fernand Léger. Já no Brasil o maior nome é, sem sombra de dúvida, Tarsila do Amaral.

Por sua vez, o Futurismo destacou a tecnologia, a velocidade, as máquinas, além do progresso. Seu precursor foi o poeta italiano Filippo Marinetti (1909), só que devemos lembrar ainda de Giacomo Balla.

Os ideais do Futurismo atravessaram o Oceano Atlântico, conquanto inspiraram a Semana de Arte Moderna (1922). Os modernistas brasileiros procuraram se desvencilhar do passado, além de exaltar o futuro promissor.

Dadaísmo e o Surrealismo

O Dadaísmo veio com ideais surrealistas e ilógicas, tendo por precursor Tristan Tzara (1916). Só que se destacaram igualmente o poeta alemão Hugo Ball, além de Hans Arp. O Dadaísmo se caracteriza pela arte espontânea, além de focada na liberdade de expressão, no absurdo e irracionalidade.

A expressão maior do movimento foi o pintor e escultor francês Marcel Duchamp, posto que usava objetos prontos. Esses chamados “ready-made”, na concepção do artista, se distanciavam da sua função original.

Quais são as principais características das vanguardas artísticas europeias?
Peça “A Fonte”, de Marcel Duchamp (1917).

A obra mais representativa do Dadaísmo francês é a peça “A Fonte” (1917), de Duchamp, que nada mais é que um mictório de porcelana branca.

Por fim, o Surrealismo pode ser caracterizado como uma artes fincada no fantástico, no onírico e na impulsividade. Despontou na capital francesa em 1924, tendo como vanguardista o artista André Breton. Salientem-se os artistas: Salvador Dali, Max Ernst, Giorgio de Chirico, Joan Miró, além de René Magritte.

O Surrealismo influenciou sobremaneira alguns artistas no Brasil, a exemplo do escritor Oswaldo de Andrade. E nas artes plásticas destacaram-se Tarsila do Amaral (novamente), Ismael Nery e Cícero Dias.

Leia também sobre o Parnasianismo, o que é, onde surgiu e quais suas características literárias.

Fonte: Toda Matéria, Info Escola, Mundo Educação, Guia do Estudante, Brasil Escola, Educa Mais Brasil, Portugueses, Sua Pesquisa, Educação.

Fonte das imagens: Youtube, DCM, Youtube, Wikipédia, Pintereste, Wikipédia.

Quais as principais características das vanguardas artísticas europeias?

Principais características: valorização das inovações trazidas pela industrialização e tecnologia; temas da vida urbana; uso de cores fortes e contrastes; experimentações de técnicas e estilos.

Quais as principais características das vanguardas europeias resposta?

Resposta. As vanguardas europeias foram movimentos artísticos (artes plásticas e literatura), ocorridos na Europa durante o século XX, que apresentavam como principais características a oposição ao academicismo (tradicionalismo) e a adoção de projetos inovadores e experimentais.

Quais são as principais características da vanguarda?

Suas principais características são: Ruptura com a arte histórica. Valorização do urbano. Valorização da industrialização e da mecanização.

Quais as principais vanguardas artísticas europeias?

São chamadas vanguardas europeias as diversas tendências artísticas que floresceram no continente europeu no início do século XX e que acabaram por influenciar todo o mundo ocidental..
Futurismo..
Surrealismo..
Cubismo..
Expressionismo..
Dadaísmo..