Quais são as principais características e objetivos do tênis de mesa?

Quais são as principais características e objetivos do tênis de mesa?
Adaptação do tênis de quadra, disputado em uma mesa, com raquetes de madeira e bolinha de plástico

O tênis de mesa, ou ping-pong como também é chamado, é um dos esportes e práticas esportivas mais populares do mundo. Trata-se de uma adaptação do tênis cujas principais características são a disputa de uma partida com jogadores em uma mesa retangular; os atletas utilizam raquetes de madeira para golpear uma pequena bolinha de plástico, esta ação produz um som característico e único conhecido por todos.

Que a bolinha passe da rede e...... ponto!

As regras deste jogo são como do tênis de quadra. A mesa é dividida de forma igual em duas partes por uma rede e o objetivo do jogo é fazer com que os jogadores através de suas raquetes golpeiem a bolinha para passar ao outro lado, quando isso não ocorre, ou seja, a bolinha não ultrapassar a rede ou sair da mesa, o ponto será do adversário.

O único momento do jogo em que a bolinha pode quicar no próprio campo é no saque, em seguida, a bolinha só pode pingar no campo do adversário. Enfim, é desta maneira que o saque é válido.

Da mesma forma que o tênis o jogo pode ser disputado entre dois jogadores rivais ou então em parceria sendo dois contra dois. Neste último caso, a regra é que os jogadores da mesma equipe batam na bolinha de maneira alternada.

Uma das características mais particulares deste esporte é a intensa velocidade do jogo, especialmente pelas partidas disputadas entre atletas profissionais ou de muita prática.

Pontuação e vitória

Enquanto isso, os pontos conquistados por cada jogador são somados e vencerá o jogo ou set o participante que somar sete ou onze pontos conforme o caso. O ganhador da partida será aquele que vencer dois, três ou até cinco sets, obviamente isso depende do acordo antecipado em questão.

Esporte olímpico com origem no Reino Unido

O tênis de mesa é um esporte olímpico desde os jogos de 1988, foi criado na Inglaterra, no final do século XIX e assim se estendeu como também se popularizou em todo o mundo.

Imagem: iStock, BraunS

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Tênis de Mesa. Em https://conceitos.com/tenis-de-mesa/. São Paulo, Brasil.

Qual era a ideia inicial do tênis de mesa?

O tênis de mesa surgiu na Inglaterra no século XIX. Imitando o jogo de tênis em um ambiente fechado, objetos do dia a dia eram usados como equipamento: uma fileira de livros poderia ser usada como rede, uma rolha de garrafa como bola e uma caixa de charutos como raquete.

Quais os 2 fundamentos do tênis de mesa?

Fundamentos do tênis de mesa O objetivo do tênis de mesa é conquistar pontos em relação ao adversário, ganhando sets ímpares. Assim, para atingir esse objetivo, os mesatenistas (nomenclatura que designa os/as jogadores/as) fazem uso de dois fundamentos principais: o saque e a recepção.

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).

Qual a definição de tênis de mesa?

O tênis de mesa, também conhecido como pingue-pongue, é o jogo em que duas pessoas ou duplas usam raquetes de madeira para passar uma bolinha de um lado a outro de uma rede instalada em uma mesa. O nome pingue-pongue deve-se ao barulho que a bola faz ao bater na raquete e na mesa.

Qual a origem do tênis de mesa?

Inglaterra
Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados.

Como começou a prática do tênis de mesa no Brasil?

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.

Quais são os fundamentos do tênis?

Os fundamentos forehand, backhand e saque representam as armas mais poderosas do jogo de tênis, o domínio desses fundamentos é de suma importância para que se tenha um resultado satisfatório. As fases dos fundamentos devem ser treinadas separadamente para que haja um entendimento dos mesmos, e consequente evolução.

Qual o fundamento do tênis?

O tênis é um esporte de origem inglesa disputado por dois ou quatro jogadores dentro de uma quadra, que pode ser feita de grama, piso duro ou saibro (terra batida). Basicamente, o objetivo do jogo é rebater a bola com a raquete para o lado do adversário, a fim de marcar pontos.

Quais os benefícios do tênis de mesa?

Tênis de mesa faz bem à saúde, sabia?

  • Coordenação motora e saúde muscular. Um jogo intenso estimula, principalmente, a coordenação entre os olhos e a mão. …
  • Queima calorias. Tênis de mesa emagrece. …
  • Cérebro em forma. …
  • Terapia para distúrbios mentais.

30 de abr. de 2019

Qual as características do tênis de mesa?

O tênis de mesa é um esporte jogado sobre uma mesa com o uso de raquetes. O objetivo do jogo é marcar pontos. … A bola só pode bater uma vez de cada lado da mesa. No saque (início da jogada), a bola deve tocar uma vez em cada metade da mesa.

Quais são as principais características do tênis de mesa?

O tênis de mesa não tem uma duração de tempo definida. O jogo é disputado numa melhor de sete games, sendo que um game é vencido pelo primeiro jogador a fazer 11 pontos. Caso o placar fique empatado em 10 a 10, um dos jogadores deve abrir uma vantagem de dois pontos para que vença o game.

Como é conhecido o tênis de mesa para fins recreativos?

ping-pong
O Tênis de Mesa foi inventado no Reino Unido, mais precisamente na Inglaterra no século XIX onde era conhecido como ping-pong, até se tornar uma marca registrada e por isso mudou-se o nome na Europa para tênis de mesa, sendo o nome ping-pong atualmente usado apenas para fins recreativos.

Como e quando surgiu o tênis?

Há registros de jogos disputados apenas com uma bola e as mãos desde o Egito Antigo até a Europa do século 5. Uma versão mais parecida com o tênis moderno surgiu no século 12, na Itália e na França, onde monges praticavam algo similar em pátios fechados, delimitando o espaço de jogo.

Como começou a prática do tênis de mesa em seu país?

No Brasil, os iniciantes da prática do esporte eram turistas ingleses que, mais ou menos em 1905, começaram a implantar o tênis de mesa no país. Pode-se fixar o ano de 1912 como o início das atividades organizadas do tênis de tesa no Brasil, pois até então ele era praticado somente em casas particulares e em clubes.

Quais são as principais características do tênis de mesa?

Principais características do esporte: regras e equipamentos O tênis de mesa é praticado numa mesa que possui 2,74 metros de comprimento por 1,45 metro de largura. A altura da mesa deve ficar a 76 cm de distância do solo. No meio da mesa é fixada uma rede com 1,83 metro de comprimento e 15,25 cm de altura.

Quais os principais objetivos do tênis de mesa?

O objetivo do jogo é marcar pontos. Isso ocorre quando o adversário manda a bola para fora da mesa (no lado oposto ao seu) ou quando ele não alcança a bola (desde que a bola tenha batido no lado de sua mesa).

Quais são as principais características e objetivos do tênis?

O esporte é disputado por dois ou quatro jogadores dentro de uma quadra, que pode ser feita de grama, piso duro ou saibro (terra batida). Basicamente, o objetivo do jogo é rebater a bola com a raquete para o lado do adversário, a fim de marcar pontos.

Onde surgiu e qual o principal objetivo do jogo de tênis de mesa?

São modalidades que têm como objetivo rebater a bola com as mãos ou raquete buscando os pontos durante o jogo. Como por exemplo o Tênis de Mesa. O Tênis de Mesa surgiu na Inglaterra na segunda metade do século XIX. Chegou ao Brasil na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses.